origem

quarta-feira, novembro 24, 2021

Choque

Empatámos ontem em Barcelona (0-0) e vamos para a última jornada da Champions a lutar pelo apuramento. Teremos de ganhar em casa frente ao Dínamo Kiev e esperar que o Barça não vá ganhar a Munique ao já apurado Bayern. Se alguém me tivesse perguntado antes do jogo se assinava este resultado, teria dito logo que sim. Só que, o que se passou no último minuto, mudou tudo...

 

O Jesus disse que íamos jogar para ganhar, mas a verdade é que não o fizemos. Fomos brilhantes em termos defensivos, especialmente o Otamendi, que fez uma exibição monstruosa, mas muito pouco acutilantes no ataque, sempre com medo do contra-ataque dos catalães. A 1ª parte ficou marcada por três momentos de perigo: uma cabeçada do Yaremchuk num canto que o Ter Stegen defendeu por instinto, o golo anulado ao Otamendi com o argumento de que a bola terá saído do campo no canto e o remate ao poste do austríaco Demir. Conseguimos quase sempre manietar o Barça, não lhes dando praticamente espaço nenhum. 

 

Na 2ª parte, especialmente a partir da entrada do Dembélé, sofremos muito mais. O Grimaldo já tinha um amarelo, não podia forçar e o Jesus esteve bem ao fazer entrar o Lazaro para fechar aquele lado. Já antes tinham entrado o Darwin e o Taarabt para os lugares do Yaremchuk e do apagado João Mário. O uruguaio veio agitar um pouco o nosso ataque, com algumas corridas, mas continua a revelar pouca inteligência na altura de soltar da bola. Do outro lado, o Vlachodimos lá ia resolvendo as coisas mais complicadas que lhe apareceram. O Pizzi já tinha entrado com o Lazaro e a menos de 10’ do fim o Seferovic substituiu o Grimaldo. O Barcelona ainda marcou um golo, mas o Ronald Araújo estava fora-de-jogo. Conseguimos contar os ataques contrários, com o Otamendi a fazer alguns cortes que entrarão certamente num compêndio de como bem defender. Até que, no último minuto da compensação, recuperámos uma bola e de repente temos o Darwin e Seferovic só com um defesa contrário pela frente a correr no meio-campo adversário. O uruguaio puxa o defesa e isola o suíço. O Seferovic, então, acrescenta mais uma página ao historial de golos feitos falhados em Camp Nou. O primeiro foi este, o segundo (e pior de todos, porque foi por egoísmo) este e, ontem, tivemos o mais escandaloso: o Seferovic conseguiu atirar ao lado quando só tinha a baliza pela frente e estava praticamente na pequena-área! Começou por acertar mal na bola quando a tentou picar por cima do guarda-redes, a bola bateu na cabeça deste e sobrou para ele, que atirou... ao lado! I N A C R E D I T Á V E L !!! Acho que todos nós falecemos um pouco ontem, ficaremos em choque durante umas quantas décadas e nunca mais nos esqueceremos deste lance...! Como é possível...?!?!

 

Em termos individuais, enorme destaque para o Otamendi, que fez uma das melhores exibições de um central que me lembro de ver na vida. O Vlachodimos esteve seguríssimo e o nulo também passou muito por ele. Aliás, toda a defesa esteve muito bem, com o André Almeida como terceiro central e o Gilberto na direita a não destoarem nada, ao contrário do que algumas más-línguas gostam de dizer. O João Mário esteve uns furos abaixo do que é habitual, mas convém não esquecer que veio de lesão. Em sentido contrário, o Weigl não parou quieto um minuto. Na frente, o Yaremchuk precisa de uns jogos no banco para colocar a cabeça em ordem, apesar de ter tido uma boa oportunidade naquele canto, e o Rafa e Everton quase não tiveram jogo, porque nós defendemos na maior parte do tempo. Quanto aos que entraram, o Seferovic nem sei bem o que diga...

 

Vamos lá a ver se o ‘falhanço do milénio’ não nos irá custar um lugar nos oitavos... Não será fácil o Barcelona ganhar em Munique, mas o Bayern só irá cumprir calendário. De qualquer modo, temos é de nos concentrar em ganhar o Dínamo Kiev na Luz. Porque se o tivéssemos feito fora (como deveríamos), aí já só dependeríamos de nós para a qualificação.

1 comentário:

joão carlos disse...

Também acho que podíamos ter arriscado um pouco mais sobretudo na segunda parte, até á primeira substituição deles em que eles foram uma completa nulidade, mas fica a sensação de que eles estavam á espera de arriscarmos para tirar partido disso já que sempre que arriscávamos um pouco eles tentavam aproveitar o espaço que tinham para tentar criar perigo.
Infelizmente o ultimo lance é a cara do nosso ponta de lança é verdade que ele tem uma capacidade enorme para renascer quando toda a gente acha que esta no buraco, que é uma coisa que poucos jogadores que vivem da finalização conseguem fazer, mas ele neste tipo de lances isolado só perante o guarda redes falha quatro em cada cinco que tem por isso o argumento de alguns que lances assim todos falham não cola porque os outros falham uma vez e este é uma constante, mas alguém tem de assumir a responsabilidade de termos emprestado o ano passado e vendido este ano um jogador para a mesma posição que era muito melhor.
Desta vez o treinador esteve muito bem nas substituições, coisa que tem falhado constantemente este ano, o que é de enaltecer mesmo que algumas não tenham resultado na prática à partida eram bem pensadas e isso é o que conta para esta avaliação a única coisa que terá faltado foi lançar no fim um extremo rápido em vez de um mais pensador, como foi o caso, mas devido às condicionantes das lesões também não os haviam no banco.