origem

segunda-feira, novembro 15, 2021

Impensável

A selecção nacional precisava de dois pontos em dois jogos para se qualificar directamente para o Mundial do Qatar e, ao empatar na Irlanda (0-0) na passada 5ª feira e perder ontem na Luz frente à Sérvia (1-2), não o conseguiu. É algo difícil de conceber que uma selecção com a qualidade da nossa arrisque a não estar presente num Mundial de futebol.
 
Frente à Irlanda, o Fernando Santos poupou vários titulares por causa dos amarelos e Portugal fez uma das piores exibições dos últimos anos, sem criar praticamente oportunidades de golo. A mentalidade do seleccionador (“o empate ou ganhar aqui por 5-0 era a mesma coisa. É um resultado muito positivo”) foi seguida na prática pelos jogadores e o pior é que se contagiou para o jogo seguinte. Como seria de prever.
 
Ontem até começámos bem, com o Renato Sanches a inaugurar o marcador logo aos 2’. Incompreensivelmente, este golo em vez de nos tranquilizar e lançar para uma exibição consistente teve um resultado contrário. Dito de modo simples: levámos um banho de bola dos sérvios, que mais do que mereceram a vitória, já que atiraram ao poste, empataram aos 33’ pelo Tadic e marcaram em cima dos 90’ pelo Mitrovic, num lance que é um resumo perfeito da desorganização colectiva de Portugal: num canto contra nós, em cima dos 90’, no momento do cruzamento para a área, estão cinco jogadores de Portugal e seis(!) da Sérvia! Conseguimos a proeza de estar em desvantagem numérica num canto contra nós...!
 
O apuramento agora será bastante complicado, porque teremos de defrontar dois adversários no play-off em Março e só temos a garantia de o primeiro jogo ser em casa. Independentemente de o conseguirmos ou não, é mais do que evidente que o caminho do Fernando Santos chegou ao fim. A miséria exibicional que sempre pautou o seu percurso está a ter repercussões nos resultados. Os milagres não acontecem sempre. E, como já várias pessoas disseram, uma selecção com tanta qualidade individual merece ter alguém que a ponha a jogar um futebol decente. Algo que já não fazemos há muitos anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ponham os olhos na Espanha o Luis limpou o rabo com as vacas sagradas e conseguiu, por cá o sacristão e a federação passam o tempo a beijar os glúteos ao ronal e companhia, resultado? o mais que anunciado desaire. O filho da dona dolores que se dedique àquilo que a idade, ainda, lhe permite: rebentar bilhas.

Anónimo disse...

Afinal a culpa é toda do RAFA...eheheheheheh...
Acabou-se a vergonha é o salve-se quem puder, como é possível uma coisa destas?
Rui Costa não tem nada a dizer?