origem

quarta-feira, junho 24, 2020

Ponto final

Perdemos ontem na Luz com o Santa Clara (3-4) e, com a vitória do CRAC frente ao Boavista (4-0) em Mordor, dissemos adeus ao título. Claro que “só” estamos a três pontos (na prática quatro) deles e faltam seis jornadas. Mas sejamos honestos: quem tem duas vitórias em 12(!) jogos e está há cinco jogos seguidos na Luz sem ganhar (parece que isto não acontecia desde... 1931!) não merece ser campeão. Mais acrescento: quem desbaratou uma vantagem de sete(!) pontos e tem feito uma segunda volta absolutamente miserável (se só considerarmos esta, devemos estar pouco acima da linha de água...), não merece MESMO ir festejar para o Marquês.

 

O Bruno Lage, pelos vistos, não aprende com os próprios erros, e voltou a colocar o Taarabt a nº 10 num jogo na Luz, desta feita com o Seferovic no papel de ponta-de-lança. A 1ª parte não foi tão má quanto a do Tondela (também seria difícil), mas uma perda de bola infantil do Nuno Tavares à saída da nossa área, na sequência de um canto aos 44,’ resultou no golo do Santa Clara, apontado pelo Anderson Carvalho.

 

A 2ª parte foi de loucos e um hino a quem gosta de futebol. Pois, eu adoro futebol, mas já disse ‘n’ vezes que para isso vejo os Mundiais e os Europeus, e os jogos da Champions ou a final da Taça de Inglaterra. Quanto ao Benfica, quanto mais monótono forem os jogos, melhor! Daquela monotonia em que chegamos ao intervalo a ganhar por 2-0, marcamos o terceiro no início da 2ª parte e fica tudo na paz de Eusébio até final. Ora, ontem passou-se o inverso disso! Entraram o Carlos Vinícius e Zivkovic (não jogava para o campeonato desde Março de... 2019 e em quinze meses teve 60’ em campo em Dezembro para a Taça da Liga...!), e tivemos uma óptima reacção com o Rafa a fazer a igualdade logo aos 50’. Parecia que o momentum estava a nosso favor, mas o enésimo erro defensivo da época numa bola parada colocou o Santa Clara novamente na frente aos 57’ (num canto, o Rúben Dias não chegou à bola, o Weigl não saltou e o Zaidu Sanussi cabeceou sem oposição no meio deles). Não obstante isso, reagimos novamente em grande e um bis de cabeça do C. Vinícius em apenas dois minutos (63’ e 65’) colocou-nos à frente do marcador pela primeira vez. Depois desta reviravolta, estava tudo a nosso favor, certo...? Seria certo se tivéssemos dado a estocada final no jogo, mas numa boa jogada colectiva o centro do Nuno Tavares foi demasiado atrasado e a bola foi para canto (caso tivesse sido bem feito, era só o Rafa encostar...). O Santa Clara mostrou sempre um futebol muito desinibido, mas teve uma grande ajuda do Rúben Dias para chegar à igualdade aos 81’. Ponto prévio: para mim, é MAIS DO QUE falta atacante sobre o nosso central (num lançamento lateral, o adversário atirou-se completamente para cima dele), mas de qualquer maneira que diabo é que passou pela cabeça do Rúben Dias para levantar o braço e tocar assim de leve na bola...?!?! Era para protestar que era falta...?! O respectivo penalty foi marcado pelo Cryzan. Ainda poderíamos ter chegado à vitória, mas um remate do C. Vinícus em boa posição saiu ao lado e outro do Zivkovic, ainda desviada por um defesa, foi defendido pelo guarda-redes. Aos 95’, aconteceu o golpe de teatro com o 3-4 através do Zé Manuel, que deixou o Weigl para trás e foi correndo com pouca oposição até rematar já na área, com a bola a ser desviada pelo Nuno Tavares (se fosse ao contrário, não seria golo...), não dando hipóteses ao Vlachodimos.

 

Em termos individuais, o C. Vinícius regressou aos golos e a dobrar, mas de pouco serviu. O Nuno Tavares deve ser o lateral que melhor centra, mas tem erros defensivos e deficiências de controlo de bola inadmissíveis num jogador do Benfica. O Zivkovic entrou bem, mas gostaria que alguém me explicasse o que se passou durante 15 meses com este jogador...

 

Faltam seis jogos e, a continuar assim, vai ser muito penoso e arriscamo-nos a quebrar vários recordes negativos. (Se a lagartada ganhar, ficará a 12 pontos de nós com 18 para disputar. Ah, ok, se empatarmos sempre todos os jogos conseguiremos manter o 2º lugar. Menos mal...!) Claramente a mensagem do Bruno Lage deixou de passar e ele não consegue dar a volta à situação. Posto isto, já se percebeu que ele não será o nosso treinador para a próxima época. Não vamos ser campeões e ainda vamos ver se não seremos humilhados na final da Taça. A grande questão é o que fazer até lá. O problema é bastante complicado, mas isto tem de levar um abanão. E já!

3 comentários:

O canto do Zé disse...

Manter à frente de uma equipa de alta competição (só no nome e no estatuto, pois de resto é uma vergonha de equipa!) um treinador de equipa pequena só podia dar nisto. O ano passado o Lage deslumbrou-se quando lançou vários jovens que se queriam mostrar e deu certo. Depois cometeu erros atrás de erros, que acabaram como estamos a ver. Primeiro, EM NENHUMA PROFISSÃO DO MUNDO SE DEIXA OS ADVERSÁRIOS OU CONCORRENTES VERIFICAREM COMO SE TRABALHA! Depois não soube ser CÍNICO e fechar-se, bem como o balneário, para se defenderem todos. Os apartes tais como visualizar o canal Panda podiam ter sido um trunfo se ele se tivesse resguardado e à equipa, APROVEITANDO PARA NUNCA SE ALONGAR OU DAR EXPLICAÇÕES DURANTE AS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA. A partir daí fez tudo ao contrário, POIS "o rapaz" DEIXOU SUBIR À CABEÇA O EGO DA VAIDADE e só faltava informar os jornalistas quais as horas a que os jogadores iam aos sanitários ou tinham relações sexuais. Colocou AS VACAS SAGRADAS NA EQUIPA, NÃO SOUBE EXIGIR JOGADORES FEITOS PARA POSIÇÕES-CHAVE e fez aquilo porque muitos de nós desde o início desconfiámos: TORNOU-SE MAIS UM MOÇO DE RECADOS DO VIEIRA, a quem a equipa só serve para atingir os fins nos negócios com empresários mafiosos. É claro que os jovens foram relegados para seguindo plano, só voltando à equipa quando não havia mais ninguém disponível, o que passou a os condicionar nos tempos de jogos. Optou POR COMETER ERROS CLAMOROSOS AO COLOCAR JOGADORES FORA DAS POSIÇÕES ONDE RENDEM MAIS, afastando da equipa jogadores de fibra, honestos e competentes. Bem, para um treinador medroso e com nível para equipas pequenas fez aquilo que era esperado, DESDE O INÍCIO PREPAROU A EQUIPA PARA NÃO GANHAR, COMO SE VÊ!

Nau disse...

Parece que já percebi a lógica responsável pelos jogos miseráveis do Benfica. Deve haver alguém que dá a ordem: calma, nada de correrias, não é preciso pressionar, não se fatiguem, que a seu tempo a coisa resolve-se a nosso favor. O tempo vai decorrendo e o adversário marca ou, não marcando, não nos deixa marcar. É então, e já a lutar com o relógio, que começamos a pressionar e a tentar jogar à Benfica (o que não tentámos logo desde o primeiro minuto de jogo, porque ordens são para se cumprir), a trocar a bola com mais celeridade a correr e a acercarmo-nos da baliza adversária. Às vezes safamo-nos, à justa. Mas ultimamente a estratégia tem corrido mesmo mal.
Não é Lage?

moreira disse...

......"tem de levar um abanão e já" penso que todos estamos de acordo, mas, quem tem competência para tal?????.......um associado que falava bem nas AG, mas que de futebol, percebe tanto como todos nós treinadores de bancada, e por milagre está sentado junto do treinador????......claro que não; Rui Costa, cujo silêncio é "ensurdecedor"??????........esse podia, mas não quer ou não pode; O Presidente que gere o Futebol de acordo com umas luzes que lhe aparecem de noite???......esse é demasiado incompetente na gestão do Futebol, como se tem provado ao longo das épocas, e além de incompetente não deixa os competentes tomarem decisões. Assim não vai haver abanão, e, oxalá que não haja um "terramoto"..............