origem

sexta-feira, junho 12, 2020

Inexplicável

Empatámos (2-2) na 4ª feira em Portimão e, com a vitória do CRAC em casa frente ao Marítimo (1-0), estamos agora a dois pontos (na prática três) do primeiro lugar. Desde a semana passada frente ao Tondela que as minhas ilusões tinham acabado, pelo que isto é apenas um ponto final nas nossas pretensões ao título, fruto desta hedionda segunda volta. Também convenhamos que quem tem uma vitória nos últimos sete jogos para o campeonato (dez jogos na totalidade das competições) não merece de todo ser campeão.

O Bruno Lage fez sair o Gabriel da equipa e entrar o Cervi, passando o Rafa para segundo avançado. E a nossa 1ª parte foi do melhor que se viu nos últimos largos jogos. Mal deixámos o Portimonense passar de meio-campo e marcámos dois golos através do Pizzi (18’) e André Almeida (31’). De negativo só nova lesão do Jardel que teve de ser substituído pelo Ferro. O Weigl estava muito bem no meio-campo, a jogar simples e a dar muita fluidez ao nosso jogo, o Cervi na esquerda sempre muito activo, o Rafa no meio desastrado na finalização, mas com desmarcações e acelerações que confundiram a defesa, correu praticamente tudo bem. Saímos para o intervalo com uma superioridade indiscutível sobre uma equipa que é penúltima classificada com apenas três vitórias e 17 golos marcados em 25 jornadas. O jogo estava praticamente ganho, certo?

Errado! Muito errado! Porquê? Porque simplesmente ao intervalo resolvemos ficar no balneário e não entrar em campo na 2ª parte. Só isso pode explicar o descalabro da 2ª parte. Vimos o mesmo filme, só que ao contrário. Mal passámos do meio-campo, não tínhamos bola e deixámos o Portimonense manobrar a seu bel-prazer, até fazer os inevitáveis dois golos aos 66’ e 77’. Pouco antes do primeiro, perdemos o Grimaldo por lesão (vamos lá a ver se não acabou a época...) e o André Almeida tinha tido uma paragem cerebral, que o fez protestar com o Carlos Xistra por um amarelo (justo) ao Weigl, tendo levado também um amarelo que o vai fazer perder o encontro de Vila do Conde. Ou seja, a nossa defesa frente ao Rio Ave promete...! Aproveitando o facto de a Liga ter aprovado as cinco substituições até final da época, ainda entraram o Seferovic, Dyego Sousa e Gabriel, mas fomos muito pouco racionais na procura do golo. Não foi mau, o que se passou foi simplesmente inadmissível!

Os destaques na 1ª parte já os fiz, é melhor mesmo não dizer nada em termos de exibições na segunda... Com este resultado, já não nos basta um empate do CRAC para ficarmos na frente. É preciso dois ou uma derrota. Mas o maior problema será mesmo nós ganharmos os oito jogos que faltam. É que não se está mesmo a ver como... Depois dos recordes positivos da época passada, o Bruno Lage prepara-se para bater os recordes negativos nesta. Ou há um milagre, ou vai ser um final de época muito penoso...

1 comentário:

Nau disse...

Em Vila do Conde, o Samaris a defesa central. Insistir no Ferro será o suicídio. O samaris já provou dar bem conta do recado no eixo da defesa. É agressivo, sabe posicionar-se, não tem medo de ir às bolas de cabeça.
Veremos o que fará Lage.