origem

quinta-feira, julho 11, 2019

Obrigado, Jonas!

 

O jogo de apresentação frente ao Anderlecht passou inevitavelmente para segundo plano, quando uma lenda decide terminar a carreira com o manto sagrado vestido. Claro que o clube está, e estará, sempre acima de qualquer pessoa, mas dado que o clube não existe sem pessoas, quando estas se destacam e contribuem para o seu engrandecimento, nada é mais justo do que prestar-lhes essa homenagem. Em público, no estádio, perante os adeptos, para que estes tenham a oportunidade de se despedirem convenientemente de quem lhes deu inúmeras alegrias. E de quem esteve tempo suficiente dentro do clube para gravar indelevelmente o seu nome na história desse mesmo clube. (Sim, ainda me custa imenso que isto não se tenha passado com o Luisão e Nuno Gomes, por exemplo!)

Tal como o Rui Costa, o Jonas teve uma despedida à sua altura. Tal como o Rui Costa, o Jonas vestiu a mítica camisola 10 (agora, lembrem-se de a dar a um Djuricic qualquer...!). Tal como o Rui Costa, o Jonas esteve cinco anos no Benfica. Mas foram seguidos. E, felizmente, bem mais titulados: quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e duas Supertaças. Duas vezes melhor marcador do campeonato (e não foram três, porque logo na época de estreia lhe foi vergonhosamente roubado um golo no último jogo por inexistente fora-de-jogo), fez 137 golos em 183 jogos (incrível média de 0,75 golos/jogo), o segundo estrangeiro mais goleador só atrás de Cardeuz (para citar o meu amigo João Gonçalves) com 171, dos quais 110 no campeonato. Para além dos números, um perfume inconfundível sempre que a bola tinha a felicidade de encontrar os seus pés, colocando-o indiscutivelmente na galeria dos melhores jogadores de sempre do nosso clube. Até porque o inédito tetra tem a sua marca em três desses títulos. E são os títulos que tornam as lendas imortais.

Foram cinco anos maravilhosos pelos quais te estarei eternamente grato, grande Jonas! Foi um privilégio inigualável ver ao vivo praticamente todos os teus jogos na Luz (a excepção é o Manchester United há dois anos). Porque quando alguém nos oferece Arte (sim, com ‘A’ maiúsculo), manda a decência nós agradecermos. Por tudo isto, muito obrigado, Jonas! Estarás para sempre (bem acompanhados por uns quantos) num degrau abaixo da águia.

Sem comentários: