origem

domingo, julho 07, 2019

O milagre de Lage

Estava prometido desde o jogo com o Santa Clara, mas excesso de trabalho e consequente falta de tempo fizeram com que este post só pudesse surgir agora. Sim, já é um assunto do passado, mas uma promessa cumpre-se sempre e de qualquer maneira fica para memória futura.

O 37 foi um dos campeonatos mais épicos que conquistámos. Eu só tenho pena de não ter apostado 50€ em como seríamos campeões no dia 2 de Janeiro à noite. Neste momento, estaria certamente a escrever-vos das Seychelles. Quando nessa fatídica noite em Portimão, ficámos a sete pontos do primeiro lugar, a duas jornadas do final da 1ª volta, não havia uma santa alminha que pudesse vaticinar o que viria a suceder. E, verdade seja dita, era preciso ser louco para o fazer. Não só precisávamos de duas derrotas e um empate do 1º classificado, como iríamos visitar o terreno das equipas que acabaram por ficar nos sete primeiros lugares da época que findou (Mordor, WC, Braga, Guimarães, Moreirense e Rio Ave). Era impossível, obviamente! E no entanto…!

Bem pode muita gente vir dizer que teve grande influência nesta conquista (presidente incluído), que a verdade é só uma: o grande responsável foi exclusivamente Bruno Lage. Ponto final! Por uma razão muito simples: todos os outros já lá estavam desde o início da época e não só os resultados eram insatisfatórios, como a qualidade do nosso futebol foi bastante sofrível (para não dizer miserável) durante a maior parte do tempo. Foi só a vinda de Bruno Lage (e da sua equipa técnica) que permitiu potenciar enormemente todas as qualidades do plantel que estavam adormecidas e ainda ir buscar mais-valias à equipa B (Ferro e Florentino acima de tudo). Só assim foi possível, com todas aquelas saídas complicadíssimas, uma inacreditável série de 18 vitórias em 19 jogos (sendo o empate com o Belenenses SAD em casa consentido da maneira que foi). As vitórias no WC e em Mordor, e especialmente o modo categórico como foram conseguidas, ficarão para sempre na memória de todos nós, bem como a 2ª parte em Braga depois de estarmos a perder ao intervalo. Já em Guimarães, tivemos a sorte do jogo com o golo a surgir perto do fim, numa partida muito equilibrada. Mas o jogo de que eu me vou lembrar melhor no futuro é o 10-0 ao Nacional. Porque ele simboliza o que eu quero sempre do Benfica: a buscar constante do golo até o árbitro apitar para o final. O nunca abrandar e tentar sempre mais, independentemente do resultado. Ao contrário de muita estupidez que se disse e escreveu na altura, isso é que é respeitar o jogo, o adversário e o futebol.

Houve vários jogadores que se destacaram durante a época: o Pizzi com 13 golos e incríveis 18 assistências, o Rafa que finalmente atinou com a baliza e ficou em 3º lugar nos melhores marcadores com 17 golos, o Seferovic que foi o melhor marcador com 23 golos, o Rúben Dias que foi um esteio na defesa, o Samaris e o Gabriel como dupla de meio-campo que permitiu que jogássemos muito subidos, e o João Félix que entrou para titular com o Bruno Lage, originado a mudança do sistema para 4-4-2, e fez 20 golos (em todas as competições), 15 no campeonato, na sua época de estreia. Aliás, merece óbvio destaque os 103 golos marcados para o campeonato, que igualaram a nossa melhor marca conseguida em 1963/64, e o facto de termos tido cinco jogadores nos 11 melhores marcadores do campeonato (faltou referir o Jonas com 11 golos). Na baliza, melhorámos imenso com o Vlachodimos (também ficaria sempre a ganhar por comparação), apesar de este ter que melhorar (e muito) as saídas. As entradas do Ferro e do Florentino permitiram suprimir com bastante qualidade as lesões do Jardel e Gabriel em alturas cruciais da temporada.

A nova época já arrancou e estou muito curioso para ver como nos iremos apresentar. As expectativas são naturalmente altas, porque se em apenas quatro meses o Bruno Lage conseguiu melhorar o que conseguiu, eu faço ideia numa temporada inteira… Para já, perdemos o João Félix para o Atlético de Madrid, mas 120 M€ eram absolutamente irrecusáveis. Pontos para o Luís Filipe Vieira que disse que só vendia as pérolas do Seixal pela cláusula de rescisão e assim foi. No entanto, com a sua saída e a previsível reforma do Jonas, temos uma questão sobre o segundo avançado para resolver. Mas estou certo que o Bruno Lage saberá como fazê-lo. Porque já todos vimos que milagres é com ele.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia da existência deste blogue que se diz ligado ao GLORIOSO SLB.
O SLB não é representado pelo não, o não é negativo. SLB é força positiva.
Depois um blogue que para além de negativo no seu nome, ainda tem no título a palavra "excremento" não pode ser do SLB GLORIOSO. São palavras decerto utilizadas pelos corruptos do norte e pelos sapos do sul. O nome indica uma mentalidade semelhante.
Muda de nome ou então vai defender os dragartos.

S.L.B. disse...

Finalmente, 15 anos depois de ter aberto este blogue alguém me desmascarou! Foram precisos 1418 posts, mas a verdade veio por fim ao de cima. Tal como não há certamente ninguém chamado Leão que é do Benfica, eu não posso ter um blogue com este nome e ser do Benfica. Parabéns, anónimo! Pode vir recolher a bicicleta que ganhou!