origem

quarta-feira, janeiro 30, 2019

Nos carris

Goleámos o Boavista por 5-1 no regresso à Luz quase um mês depois do último jogo. Este tipo de resultado não mente e fizemos uma boa exibição, com o lado ofensivo em natural destaque, dando uma resposta forte depois da roubalheira de que fomos vítimas na semana passada.

Com o Fejsa e o Jonas ainda de fora, o Rui Vitória [que acto mais que falhado!] Bruno Lage voltou a apostar na mesma equipa que defrontou o CRAC, exceptuando a troca de guarda-redes. Não entrámos bem e um erro inacreditável do Gabriel num atraso para o Vlachodimos quase ia proporcionando o golo ao Boavista, mas o remate saiu ao poste. Reagimos de pronto e inaugurámos o marcador aos 9’ através de uma cabeçada do João Félix, a corresponder brilhantemente a um livre do Pizzi devido a falta sobre o próprio João Félix. Continuámos a insistir e o Seferovic iniciou a sua senda de golos falhados só com o guarda-redes pela frente, num passe excepcional do João Félix que o isolou. Pouco depois, foi o Rúben Dias num livre a atirar ao poste, mas aos 28’ fizemos o 2-0 pelo Pizzi: jogada iniciada pelo Gabriel, um passe de trivela do Rafa a isolar o Seferovic, o remate deste a ser novamente defendido pelo Helton Leite e o ressalto em balão a ir ter ao Pizzi, que atirou de primeira para dentro da baliza. O Boavista quase não passava do meio-campo, mas teve um canto aos 42’ e reduziu para 2-1 pelo Talocha, depois de ganhar um ressalto na área, num lance em que a nossa defesa deveria ter feito melhor para aliviar a bola.

Na 2ª parte, os axadrezados tentaram ser mais perigosos, ainda tiveram um remate bem blocado pelo Vlachodimos, mas nós voltámos a ter dois golos de vantagem aos 54’ num óptimo contra-ataque pelo João Félix, que ultrapassou um defesa, avançou pela direita e depois colocou a bola no único sítio possível entre o defesa e o guarda-redes para o Seferovic rematar vitoriosamente (não sem antes a bola ter ainda batido no Helton Leite...!). Pouco depois, o mesmo Seferovic falhou um desvio relativamente fácil a um remate do Gabriel, mas conseguimos finalmente descansar de vez aos 73’, ao fazermos o 4-1 no bis do suíço, de recarga, depois de um remate cruzado do Pizzi que o guarda-redes defendeu para o lado. O Seferovic cedeu o seu lugar ao Ferreyra minutos depois, mas foi o Grimaldo a destacar-se até final com o seu golão de fora da área a fazer o 5-1 aos 86’. No último minuto, uma imprudência do Samaris deu um penalty ao Boavista, mas o Vlachodimos brilhou a grande altura ao defender o remate do Mateus.

Em termos individuais, destaque para o João Félix, Pizzi e Seferovic que estiveram presentes em quase todos os nossos golos, sejam marcando-os, seja fazendo as assistências. Bom jogo novamente do Gabriel (desatenção inicial à parte), que tem o grande mérito de saber colocar a bola na frente a 30 m. Também gostei do Samaris, embora tenha de ter mais cuidado quando tenta aliviar bolas dentro da nossa grande-área. Uma palavra final para o Vlachodimos, que efectuou uma enorme defesa no penalty.

Só não vê quem não quer o que melhorámos em poucas semanas com o Bruno Lage. A equipa está mais confiante, muito mais subida em campo, o pressing que faz para recuperar a bola é impressionante, a saída a jogar desde a defesa não tem comparação com o passado, enfim, estamos finalmente a jogar futebol. Iremos agora ter um duplo confronto com a lagartada, que irá permitir ver até que ponto vai esta nossa evolução. Só espero que, caso haja uma estagnação dessa evolução, ela não se deva a outros elementos que não os jogadores adversários. É que dava jeito que jogássemos só contra onze.

7 comentários:

Anónimo disse...

"Com o Fejsa e o Jonas ainda de fora, o Rui Vitória"
Corrija lá isso, o RV já é passado.

Ego Mentis disse...

Essa do Rui Vitória foi gralha ou é para fazeres humor? :-)

sintoniavermelha disse...

è favor retificar de Rui Vitória para Bruno Laje.

Anónimo disse...

Escreveu Rui Vitoria no início da crónica por algum motivo ou foi um lapso ...é que felizmente esse já não conta para nada no Glorioso .cumps

Miguel Ferreira disse...

Rui Vitória?

JDC disse...

O rui vitoria voltou a postar?

S.L.B. disse...

Que erro mais estúpido! Obrigado a todos pela chamada de atenção.