origem

quinta-feira, janeiro 17, 2019

Consistência

Vencemos em Guimarães por 1-0 na passada 3ª feira e qualificámo-nos para as meias-finais da Taça de Portugal. Foi uma vitória num campo muito difícil, sem grande nota artística, mas onde tivemos o mérito de minimizar os pontos fortes do adversário.

A Taça de Portugal é a segunda competição na hierarquia nacional e, com o primeiro lugar a cinco pontos, ainda se torna mais importante que a vençamos. Nesse sentido, o Bruno Lage só fez uma alteração em relação aos Açores, com a troca de guarda-redes, entrando o Svilar para o lugar do Vlachodimos. À semelhança do encontro frente ao Santa Clara, entrámos bem na partida e tivemos logo uma oportunidade pelo Zivkovic, bem defendida pelo Miguel Silva. Foi o prenúncio para o único golo que aconteceu aos 15’, num lançamento longo do Rúben Dias que o João Félix dominou muito bem e desviou do guarda-redes à sua saída. O V. Guimarães respondeu bem, embora só num remate ao lado do Guedes tivesse criado algum perigo. Quanto a nós, uma incursão pela esquerda do André Almeida foi pena que não tivesse sido concluída com um passe à altura, porque tínhamos jogadores na área em boa posição para concretizarem.

Na 2ª parte, tivemos mais dificuldades em chegar à área contrária, porque o último passe raramente entrou. No entanto, fomos muito coesos na defesa, o Samaris entrou para o lugar do Fejsa logo ao intervalo e praticamente não se notou diferença nenhuma (aliás, gostaria de saber o que estamos à espera para renovar com o grego: é tricampeão, já está cá há algum tempo e tem experiência para dar e vender). O V. Guimarães só num remate cruzado, em que o Svilar ficou só a olhar, é que esteve perto do golo, porque os (poucos) cruzamentos que fez foram invariavelmente cortados pelos centrais ou blocados pelo nosso guarda-redes.

Em termos individuais, destaque óbvio para o João Félix pelo golo. O resto da equipa esteve muito combativa, com o Svilar a dar uma resposta melhor do que em Montalegre e nas Aves para a Taça da Liga.

A equipa está mais tranquila, os jogadores sabem o que têm que fazer em cada momento do jogo, se não conseguimos jogar bonito, ao menos não damos espaço ao adversário para explanar o seu futebol, enfim, a subida de produção é evidente. Como vêm aí jogos muito complicados, isto acontece na altura certa. Para chegar ao Jamor, teremos de eliminar a lagartada em duas mãos, sendo o jogo na Luz três dias depois de visitarmos o WC para o campeonato. No entanto, já amanhã jogaremos novamente em Guimarães para o campeonato e espero que esta senda vitoriosa com melhoria exibicional seja para continuar.

Sem comentários: