origem

segunda-feira, novembro 05, 2018

Descalabro

Perdemos na 6ª feira em casa frente o Moreirense (1-3) e, com nove jornadas decorridas e já tendo recebido a lagartada e o CRAC na Luz, estamos a dois e quatro pontos deles, respectivamente. Além de que corremos o risco de terminar esta jornada em 5º lugar, se o Rio Ave vencer hoje o Nacional. Ou seja, duas jornadas depois de termos ganho pela 4ª vez em 14 épocas ao CRAC na Luz e termos conseguido o 1º lugar, tudo mudou radicalmente. Porquê…?

Com a lesão do Seferovic, o Rui Vitória promoveu a natural titularidade do Jonas e entrou igualmente o João Félix para o lugar do Salvio. E foram estes dois a fabricar o primeiro golo logo aos 3’, numa abertura fabulosa do miúdo para o primeiro golo do Jonas no campeonato. Depois de duas derrotas consecutivas e alguma contestação à equipa técnica, este golo tão cedo deveria ter tranquilizado a equipa e dado o mote para uma boa exibição. Mas nada disso sucedeu. O Moreirense empatou pouco depois (aos 5’) na primeira de uma série de jogadas pelo nosso lado esquerdo, onde o Grimaldo é sempre muito ofensivo e o João Félix não foi feito para defender, que culminou com um remate do Chiquinho, que por ter sido nosso jogador (ainda que só nesta pré-época) não festejou. Registei. No minuto seguinte, o Rafa desmarcou-se bem, tentou o chapéu, mas o guarda-redes Jhonatan salvou quase sobre a linha. Aos 16’, o impensável aconteceu com a reviravolta no marcador, noutra jogada pelo nosso lado esquerdo, com o Fejsa a não conseguir compensar a subida do Grimaldo e a permitir o centro para a concretização do Pedro Nuno. À passagem da meia hora, um bom centro do Pizzi encontrou o Jonas sozinho na área, mas a cabeçada deste sem tirar os pés da relva saiu por cima da barra. Um jogador como o Jonas tinha a obrigação de acertar na baliza… Logo a seguir, foi a Rafa a ganhar uma bola que só ele conseguia, ultrapassando um defesa e o guarda-redes, como também a falhar como poucos conseguem, quando só tinha um defesa entre ele e a baliza. Pensava que estes momentos Rafa vintage tinham acabado esta época… O Moreirense não se limitava a defender a vantagem e aos 36’ o Loum fez o 1-3 num remate de muito longe, depois de um péssimo alívio do Jardel ter colocado a bola num adversário. O intervalo chegou pouco depois, com um natural coro de assobios e lenços brancos.

Na 2ª parte, o Rui Vitória fez entrar o Salvio e o Castillo para os lugares do André Almeida e Pizzi, e nos primeiros minutos apresentámos alguma vontade de inverter o catastrófico cenário. No entanto, não chegámos a ter nenhuma verdadeira oportunidade, ao contrário do Moreirense que, num livre para a área, esteve perto de fazer aumentar o escândalo. (De facto, a saída dos postes é de longe o ponto mais fraco do Vlachodimos.) O Benfica até tentava, mas não tinha engenho nenhum (à semelhança da 2ª parte no Jamor na semana passada) para criar desequilíbrios na defesa contrária. Por outro lado, os jogadores davam mostras de muito nervosismo, com o Jonas a disputar uma bola com bastante rudeza e a levar um amarelo, e o Jardel a dar uma cotovelada a um adversário na barreira num livre a nosso favor e a ser naturalmente expulso pelo Sr. Nuno Almeida. Nada a dizer, senão condenar veementemente a atitude do nosso capitão! Até final, houve dois lances discutíveis na área do Moreirense, sobre o Rafa e o Cervi, mas nada foi assinalado. O jogo chegou ao fim com enorme contestação à equipa técnica.

Não vou destacar ninguém individualmente, porque o que se passou foi muito mau. Quando um dos esteios da equipa, o Fejsa, passou completamente ao lado do jogo e outro, o Jardel, se fez expulsar daquela maneira, não é preciso acrescentar mais nada.

Tenho pensado muito nisto e não sei como se vai dar a volta a esta situação sem tomar decisões drásticas. A equipa está completamente descrente e isso é incompreensível, porque começámos bem a época com a qualificação para a Champions e tivemos a tal vitória sobre o CRAC. Há duas coisas especialmente graves: o desequilíbrio emocional dos jogadores, principalmente dos mais experientes, e a total incapacidade para dar a volta a um jogo quando estamos em desvantagem. É que, principalmente nessa altura, não se vê estratégia nenhuma para conseguir criar situações de golo: foi mau no Jamor e foi muito pior na 6ª feira. A equipa tenta, mas claramente não tem ideias. Não há dúvidas sobre a qualidade do plantel e estarmos na posição em que estamos tem que ser culpa de alguém… Ainda por cima, o calendário da 1ª volta é-nos muito mais favorável do que o da 2ª e já estarmos com esta desvantagem nesta altura não augura nada de bom para o futuro. Há que tomar medidas e rápido!

1 comentário:

moreira disse...

O que tem de ser feito, é esta Direcção perceber que o BENFICA foi idealizado para VENCER no FUTEBOL.................tudo tem de ser feito nesse sentido, e, actualmente não é assim que quem governa o BENFICA pensa. O Glorioso não merece o que está a acontecer. Ou a Direcção muda os acontecimentos ou os acontecimentos mudam a Direcção. Que ninguém duvide................