origem

sexta-feira, novembro 30, 2018

‘Feeling’

'Volteface': Rui Vitória permanece

Portanto, deixem-me ver se eu percebi bem isto: a administração de um clube reúne-se à tarde para discutir um assunto importante, a reunião dura várias horas e é tomada uma decisão pensada e amadurecida, com a qual todos concordam. A comunicação social em uníssono noticia essa decisão, mas de manhã, quando acorda, o presidente tem um “feeling” (sic) e dá uma pirueta de 180º, decidindo completamente à revelia do que tinha ficado acordado na noite anterior. De tal modo que, segundo o próprio, o director-geral para o futebol do clube, que esteve nessa reunião, ficou “perplexo” quando soube da decisão. Foi isto que se passou? É assim que é suposto gerir-se um clube? Por ‘feeling’? Por ‘epifania’? Por uma “luz que se dá” (sic)?

O Luís Filipe Vieira veio dizer ontem em conferência de imprensa que já teve esse “feeling” em 2013, que o levou a manter o Jorge Jesus contra a opinião generalizada, e que não é “resultadista”. Sou insuspeito para falar disto, porque na altura era totalmente a favor da manutenção do treinador. Ora, estar a comparar estas duas situações é um primeiro sintoma do desnorte do LFV. Senão vejamos: em 2013, vínhamos de três derrotas, é verdade, MAS em FINAIS, sendo que nas duas primeiras sofremos os golos aos 92’ em jogos que NÃO merecíamos perder. Mais: em toda essa época fomos CLARAMENTE a melhor equipa nacional. É preciso estar noutra galáxia para comparar essa situação com a actual, onde fomos derrotados em casa pelo Moreirense, ganhámos a uma equipa dos últimos lugares da II Liga no tempo de compensação e fomos humilhados em Munique. Para além do facto nada despiciendo que não estarmos a jogar NADA há uma série de tempo e não se ver forma de a equipa técnica dar a volta à situação, com os jogadores a estarem perdidos em campo. Não, a situação não é de todo comparável.

Mas o que mais me espanta nesta decisão incompreensível é o LFV desvalorizar o facto de isto lhe ir rebentar no colo se correr mal (e eu mais depressa acredito no ‘milagre’ de Fátima do que na capacidade do Rui Vitória para dar a volta a esta situação). Ou seja, o odioso da questão vai passar do RV para ele. A culpa de um eventual fracasso desta época deixou de ser do treinador e será totalmente do presidente. O que poderá significar, no limite, o início da sua própria queda. Porque, arrisco-me a dizer, devem contar-se só com uma mão (e ainda sobrarão dedos) os benfiquistas que concordam com a manutenção deste treinador, perante a miséria futebolística que temos exibido. E ele desvalorizar este facto só posso atribuir a um aspecto: muito tempo no poder provoca inevitavelmente alguma cegueira. A pessoa julga-se imune a tudo. Mas temos ‘n’ exemplos de como as coisas mudam muito depressa no futebol...

P.S. – Em termos de decisões ‘não-resultadistas’, o que se irá passar se não ganharmos amanhã ao Feirense? Duvido que continue tudo na mesma, porque as coisas ficarão para lá do insustentável. Só que serão mais pontos perdidos e a distância para o primeiro lugar começará a ficar difícil de ultrapassar. Ou seja, tudo isto terá sido tempo perdido. (ESPERO BEM QUE ME ENGANE!)

* Publicado em simultâneo com a Tertúlia Benfiquista.

Sem comentários: