origem

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Nas meias-finais

Vencemos a Académica por 3-2 e pelo quinto ano consecutivo passámos a fase de grupos da Taça da Liga. Foi uma partida difícil, porque como se previa alinhámos com uma equipa secundária e a Briosa não é propriamente o Desp. Aves.

Pela primeira vez na vida, só assisti ao vivo a 45’ de um jogo do Benfica na Luz. O aniversário paterno assim o obrigou já que lamentavelmente o meu pai contrariou o (bom) princípio que sempre me incutiu e que eu sigo religiosamente: quando joga o Benfica, o mundo pára! Portanto, estava desejoso que resolvêssemos a partida nos primeiros 45’, mas não tive sorte nenhuma. Aliás, deu para perceber isso logo desde o início: entrámos muito devagar e só despertámos lá para os 15’. Quando o Lima fez o 1-0 aos 39’, num lance que me pareceu fora-de-jogo no estádio, mas na TV vê-se que ele estava em linha, ainda pensei que a vitória fosse tranquila e que os jogadores do Glorioso não iriam sentir a minha falta na 2ª parte. Só que o Bruno César teve uma paragem cerebral e proporcionou o golo do empate mesmo em cima do intervalo. Escusado será dizer que saí do estádio fulo. Mas FULO mesmo!

A 2ª parte, vista já na TV, não poderia ter começado pior. Sofremos o 1-2 logo aos 49’ e pensei: “que belo jantar que vamos ter…” Andámos às aranhas até que o Jesus resolveu mexer na equipa e tirar os inoperantes Bruno César e Aimar (vindo de lesão, foi notória a falta de ritmo) e colocar o Carlos Martins e o Kardec. E foi este que virou o jogo! Marcou um bom golo de cabeça, correspondendo a um centro do Ola John, aos 61’ e desmarcou o Lima quatro minutos depois para o 3-2. Entre os dois golos, entrou o Salvio para substituir o apagadíssimo Nolito e, de facto, com estas alterações parecíamos outra equipa. Um dos problemas residiu no facto de esta época estarmos muito mais habituados a jogar com dois avançados, coisa que o Aimar nunca foi, nem será. Pouco depois do 3-2, a Académica ficou a jogar com 10 por duplo amarelo e a partida ficou resolvida. Poderíamos ter marcado mais um golo, mas o Lima atirou ao lado quando estava só com o guarda-redes pela frente e o Carlos Martins contra um defesa num livre dentro da área por atraso ao guarda-redes.

Em termos individuais, destaque para o bis do Lima e para a ressurreição do Kardec, que foi absolutamente decisivo para a vitória. Estando em todas as frentes, pode ser que tenhamos ganho mais uma opção para o ataque, além disso, as lágrimas deles depois de ter marcado o golo foi algo que nos caiu bem. O Salvio entrou bem e o Ola John melhorou na 2ª parte. Nota negativa para os já referidos Aimar (embora este com desculpa), Bruno César (parece que o jogo contra o Aves foi a excepção) e Nolito (uma das piores exibições dele pelo Benfica).

Iremos a Braga no final de Fevereiro discutir o acesso à final que será certamente contra o CRAC (recebe o Rio Ave em casa). Será um jogo muito complicado, até porque é no meio das eliminatórias da Liga Europa (caso eliminemos o Leverkusen) e o Braga jogará certamente com a melhor equipa, porque quer conquistar um título oficial. Mas é nossa obrigação defender o título conquistado nos últimos quatro anos e, além disso, tenho um leitão na Mealhada à minha espera…!

Sem comentários: