origem

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Melhorzinho

Vencemos o Braga (2-0) e passámos aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Depois das férias dos últimos dois jogos, os jogadores do Benfica voltaram a demonstrar atitude e vontade de ganhar um jogo, o que naturalmente se saúda, já que assim é bem mais fácil ter resultados positivos.

É indisfarçável que não atravessamos um bom período, já que em condições normais esta deveria ter sido uma partida ganha com muito mais facilidade. Criámos oportunidades mais do que suficientes para marcar o segundo golo bem antes do tempo de compensação. O Braga apresentou-se bastante desfalcado, quase não criou ocasiões de golo, mas o nosso nível exibicional não foi muito elevado. A equipa esteve mais concentrada do que na 3ª feira, utilizou amiúde mais velocidade e chegou ao intervalo a ganhar através de um golo do Saviola aos 38’. Antes disso, já o Carlos Martins, Maxi Pereira e Cardozo tinham tido boas oportunidades para marcar, mas nada.

Na 2ª parte, o Braga tentou subir mais no campo e deixou-nos mais espaço lá atrás. Aproveitámos para fazer contra-ataques bastante perigosos, mas evidenciando sempre dificuldades em meter a bola na baliza. O Braga pouco fazia, mas sem marcarmos o golo que dissipasse as dúvidas todas, ficámos à mercê de um lance fortuito que lhes desse o empate. O que só não aconteceu muito perto do fim, porque o Júlio César faz uma defesa soberba a um cabeceamento do Alan. Pouco depois, lá acabámos com a partida através de um golo de cabeça do Aimar, na sequência de um remate do Salvio ao poste e outro do Amorim para boa defesa do guarda-redes. À terceira foi de vez e assim lá nos qualificámos para defrontar o Olhanense na próxima eliminatória.

Apesar de não ter sido brilhante, a exibição de hoje permitiu que alguns jogadores sobressaíssem. O David Luiz fez uma óptima partida e a meio da 1ª parte teve que ficar com a braçadeira, porque o Luisão saiu lesionado. O Aimar, já se sabe, não consegue jogar mal e foi importante na nossa manobra atacante. O Saviola marcou um grande golo, mas continua distante da produção da época passada. No entanto, há que dizer a favor nele que nunca se esconde do jogo. O Júlio César foi importantíssimo no tal lance perto do fim e uma parte da qualificação deve-se sem dúvida a ele. Os substitutos (Sidnei, Salvio e Rúben Amorim, este já muito fim) entraram bem no jogo e o resto da equipa esteve regular.

Como disse o Jorge Jesus na conferência de imprensa no final, só as vitórias nos poderão moralizar. Conseguimos esta que foi importante, até porque estamos todos com desejo de voltar ao Jamor, e para a semana temos o último jogo do ano frente ao Rio Ave. Espero que este carrossel exibicional tenha terminado de vez e que possamos ser mais consistentes no futuro, porque caso contrário ficaremos longe dos nossos objectivos. Esta semana teremos dois sorteios (Taça de Portugal e Liga Europa) e vamos ver o que a sorte nos reserva, não esquecendo porém que antes temos de eliminar o Olhanense. Quanto à prova europeia, depois do inenarrável jogo de 3ª feira, iremos apanhar um adversário teoricamente mais difícil, já que não somos cabeças-de-série e, portanto, só nos resta desejar que a sorte não seja muito madrasta.

Sem comentários: