origem

sábado, dezembro 18, 2010

Assim sim!

Os jogadores do Benfica resolveram dar uma prenda natalícia aos adeptos e goleámos o Rio Ave por 5-2. Foi a melhor exibição da época, que não durou os 90 minutos, mas teve períodos em que fez lembrar o rolo compressor do ano passado. Velocidade, querer, dinâmica fazem toda a diferença e quando acontecem em simultâneo somos muito difíceis de bater.

Com a indisposição do Carlos Martins, entrou o Salvio para o onze e foi apenas o melhor em campo. Também o Sidnei jogou em vez do lesionado Luisão e o resto da equipa manteve-se ao que é habitual. Não poderíamos ter melhor entrada na partida, porque aos 8’ já ganhávamos por 2-0! Golos do Aimar e Saviola que antecederiam uns óptimos 25’ a 30’. Criámos mais algumas oportunidades, mas não as conseguimos concretizar e lá tivemos mais um penalty não marcado a nosso favor, por derrube ao Coentrão. Perto do intervalo e num contra-ataque, o Rio Ave reduziu pelo inevitável João Tomás e voltámos a sofrer golos para o campeonato na Luz, o que não acontecia desde Agosto. O nosso abaixamento de produção na parte final do 1º tempo acabou por facilitar esse golo.

Estava com curiosidade para ver como a equipa reagiria na 2ª parte e o que é certo é que reagiu muito bem. Claro está que o golo do Saviola aos 52’, depois de óptima arrancada do Salvio, ajudou. Mas a verdade é que voltámos a empregar velocidade nas nossas transições ofensivas e desfrutámos igualmente de mais espaços, porque o Rio Ave, justiça lhe seja feita, não trouxe o autocarro e tentou sempre jogar futebol. E como que a provar isso, logo a seguir a este golo teve uma grande oportunidade, mas o Roberto fez bem a mancha ao João Tomás. Aos 76’ uma boa jogada à linha do Gaitán permitiu ao Salvio estrear-se a marcar com a gloriosa camisola, através de uma cabeçada. O Rio Ave ainda voltou a reduzir através de um penalty do João Tomás a punir um braço do Coentrão, mas pouco depois matámos de vez a partida com o melhor golo da tarde, um chapéu de cabeça do Salvio feito ainda de fora da área! E o argentino poderia bem ter feito um hat-trick, mas outro chapéu, desta feita com o pé, embateu na barra. Nos últimos cinco minutos ainda deu para assistir a outro momento alto que é sempre a entrada do Nuno Gomes em campo.

Estando ligado a três dos cinco golo, é óbvio que o Salvio foi o melhor em campo. Mas não fez só isso, lutou, conseguiu várias arrancadas pela direita, enfim, foi um jogo em cheio. O Saviola também merece destaque e é o quarto jogo seguido em que marca para provas nacionais. Realce igualmente para o Aimar, pelo golo e por coordenar toda a nossa manobra atacante. No entanto, há ocasiões em que deveria rematar à baliza em vez de passar a bola. O Sidnei só fez um disparate, ao ser muito lento a atacar a bola na 2ª parte, o que nos dias que correm não é nada mau. Em nítida má forma está o Cardozo que teve mais um jogo para esquecer. Está difícil ultrapassar o Magnusson como melhor marcador estrangeiro da história do Benfica.

Terminámos muito bem o ano e pode ser que isto seja um bom prenúncio para o próximo. Teremos um Janeiro intensíssimo com oito(!) jogos entre campeonato e Taças. Portanto, jogadores do Benfica, descansem bem no Natal que o reinício da época vai ser terrível. E espero que tomem o jogo de hoje como exemplo do que nós, adeptos, esperamos de vocês... sempre!

Sem comentários: