origem

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Casa madrasta

Empatámos com o Braga (1-1) e continuamos sem ganhar em casa para o campeonato em 2008. Todavia, acho que, Guimarães à parte, fizemos o melhor jogo (ou talvez menos mau) desde que se iniciou o ano. Dominámos a partida durante a maior parte do tempo e na 2ª parte o Braga praticamente não existiu. Infelizmente, continuamos com grandes dificuldades para marcar golos em casa, pelo que a minha sugestão neste post mantêm-se: será que não podemos mesmo fazer uma petição para realizarmos as restantes partidas para o campeonato fora da Luz?

Entrámos mal no jogo e começámos logo a perder aos 5’, num lance em que me pareceu que o Léo ficou a dormir depois de uma defesa do Quim, deixando o Zé Manel à vontade para fazer a recarga. Reagimos bem e o Rui Costa (de cabeça) e o Cardozo, na sequência de um centro do Nélson, tiveram oportunidade para marcar, mas a bola saiu por cima em ambos os casos. Só que aos 21’ marcámos mesmo, através de um livre do Rui Costa para a área e um bom desvio de cabeça do Luisão. Até final da 1ª parte, um livre do Cardozo, um chapéu e uma cabeçada do Petit fizeram a bola passar rente à barra, se bem que o Braga também tivesse tido uma grande oportunidade, num lance em que o Katsouranis quase ia marcando na própria baliza. O que valeu foi a atenção do Quim.

Na 2ª parte não tivemos tão boas oportunidades como na 1ª, mas empurrámos o Braga completamente para a sua baliza. Aos 65’ o Camacho fez sair o Petit e entrar o Sepsi e melhorámos a produção, porque é visível que o nosso nº 6 está longe da sua forma física ideal. Infelizmente, e mantendo o que é já habitual, o Camacho demorou até aos 15’ finais para voltar a mexer na equipa, quando era notório que alguns elementos estavam a ficar cansados. Entraram os salvadores Mantorras (78’) e Adu (84’!) para os lugares do Di María e Nuno Assis, e o que é certo é que a nossa pressão intensificou-se. Estou convencido que se tivessem entrado mais cedo poderíamos ter saído com uma vitória. Mesmo no último minuto, um ressalto colocou a bola nos pés do Nélson já dentro da grande-área dos minhotos, mas o remate saiu inacreditavelmente ao lado.

Em termos individuais, o Binya foi o melhor jogador do Benfica. Não tendo podido defrontar os alemães é natural que estivesse mais fresco que os companheiros e o meio-campo foi todo dele. O Luisão também não esteve mal na defesa e foi importante pelo golo. Ao invés, ao Nélson parece que lhe fez mal não ter alinhado nos últimos dois jogos, já que esteve um pouco desastrado (mas, ao contrário do Luís Filipe, ao menos é jogador de futebol). O Cardozo esteve muito bem marcado e algo desacompanhado na frente, mas esforçou-se bastante. Também não desgostei do Nuno Assis, que pelo menos é mais dinâmico que o Maxi Pereira (é verdade, o que é que terá passado pela cabeça do Camacho para o deixar no banco?).

Enfim, foi um empate algo amargo, especialmente porque com a derrota dos lagartos em Setúbal poderíamos ter aumentado a nossa vantagem para sete pontos e ficámos com cinco. Mas uma coisa é certa: sairemos de casa deles no próximo domingo no 2º lugar. Ou sou eu que estou com muito wishful thinking, ou as exibições recentes têm sido tão miseráveis, mas sinceramente acho que estivemos bem melhor do que nos últimos jogos. Só que com o aumento da distância para o 1º lugar (12 pontos), é bom que nos concentremos de vez nas taças que temos em disputa. Recebemos o Moreirense na 4ª feira e é ÓBVIO que temos que nos qualificar para as meias-finais da Taça de Portugal.

3 comentários:

BP disse...

Só não comcordo c a analise ao Nelson. Esteve em quase todos os lances de perigo do Benfica e defendeu MUITO bem. Já o Leo... COmeça a ser hábito ver golos dos adversarios surgirem do sitio onde deveria estar ele! Olha, sabes a que horas jogamos na 4ª??
abraços

S.L.B. disse...

É às 19h45. Abraço.

Catenaccio disse...

SLB,

Na antevisão do confronto diante do Getafe, nada como aproveitar para conhecer o próximo adversário do Benfica na Europa.

[Cap. I] Resumo da carreira em 2007/08 através de dados estatísticos e vídeos mais relevantes:

http://catenacc10.blogspot.com/2008/02/cap-i-dossier-getafe-club-de-ftbol.html

Cumprimentos.