origem

domingo, dezembro 04, 2022

Portugal – 1 – Coreia do Sul – 2

Segundo jogo num Mundial frente aos coreanos, segunda derrota. Se bem que esta, na passada 6ª feira, ao contrário da de 2002, não tenha tido consequências de maior, porque o Uruguai ganhou ao Gana e assim mantivemos o 1º lugar no grupo, e evitámos o Brasil já na ronda seguinte.
 
Com várias alterações no onze, mas com o C. Ronaldo em campo (até porque continua a haver um recorde para bater...) não poderíamos ter começado melhor, com um golo logo aos 5’ obra do Ricardo Horta a centro do Dalot na direita. Os coreanos ficaram um pouco abananados, mas conseguiram empatar aos 27, num canto contra nós em que o C. Ronaldo inexplicavelmente se agachou fazendo uma assistência involuntária para o adversário que marcou.
 
Na 2ª parte, nós tivemos mais tempo de controle a bola, mas sem apresentar grande eficácia. Do outro lado, havia grande respeito pela selecção portuguesa, mas já em período de descontos os coreanos conseguiram marcar num canto a nosso favor(!): contra-ataque super-rápido que atirou o Uruguai para fora do Mundial.
 
Do meio-campo para a frente, só o Rúben Neves e o C. Ronaldo não tiveram direito a folga. Claro que, no caso do C. Ronaldo, a razão da sua titularidade se deve ao famigerado recorde de golos em Mundiais, que não há maneira de quebrar. Ou seja, objectivos individuais à frente de objectivos colectivos. Típico vindo de quem vem. Ainda por cima, viu-se bem a reaçcão dele para com o selecionador quando foi substituído. Bem podem vir com n teorias sobre a quem é que ele se dirigia, que todos nós percebemos que ele se dirigia ao seleccionador, porque, caso contrário, não falaria em português.
 
Foi uma exibição pior do que as anteriores, que já não tinham sido grande coisa. Urge levantar o nível exibicional, sobe pena de estarmos a poucos dias de regressar a casa. Iremos agora defrontar a Suíça nos oitavos de final do Mundial. No penúltimo confronto goleámos e no último perdemos. Veremos o que irá acontecer agora.

Sem comentários: