origem

quarta-feira, dezembro 21, 2022

Desaire

Empatámos no passado sábado (1-1) em Moreira de Cónegos com o Moreirense e, apesar de termos mantido a invencibilidade em jogos oficiais, tivemos o primeiro grande dissabor da temporada, dado que fomos afastados da final four da Taça da Liga. Estando nós num grupo com três equipas da II Liga, mesmo apesar de, ao contrário dos outros grandes, só termos tido um jogo em casa, não se pode deixar de catalogar este desfecho como um enorme fracasso.
 
Como seria de esperar, o Roger Schmidt fez a linhar a melhor equipa disponível, que já incluiu os mundialistas portugueses (Gonçalo Ramos e António Silva, estando o João Mário de fora por problemas físicos) e dinamarquês (Bah). A 1ª parte teve algum equilíbrio, com oportunidades de ambos dos lados (o Moreirense atirou uma bola à barra) e nós começámos a tornar o guarda-redes Pasinato na figura do jogo (remates do Gonçalo Ramos ao ângulo e, já perto do intervalo, do Grimaldo num livre a proporcionarem-lhe óptimas defesas). Entretanto, aos 25’, o Florentino abriu os braços de maneira estúpida num lançamento lateral contrário, a bola ressaltou para eles e foi naturalmente penalty. O André Luís não deu hipóteses ao Vlachodimos. Pela maneira como o Moreirense estava a conseguir fechar os caminhos para a sua baliza, era muito importante conseguirmos igualar a partida antes do intervalo, algo que aconteceu aos 43’ através do Gonçalo Ramos a corresponder bem a uma iniciativa do Rafa na direita.
 
A 2ª parte foi um massacre do nosso lado. Atirámos duas bolas aos ferros (Chiquinho e Gonçalo Ramos), embora o Moreirense também tenha atirado uma, o Rafa isolado permitiu a defesa ao guarda-redes e o Diogo Gonçalves, que entrou na parte final, teve duas ocasiões soberanas, com um remate muito por cima em boa posição na área e, mesmo antes do apito final, um cabeceamento completamente isolado que saiu ao lado. Inacreditável falhanço! Não conseguimos marcar um golo e, por isso, fomos eliminados. Acho que o Roger Schmidt demorou tempo demais a fazer as substituições (a primeira foi aos 77’...), porque a meio da 2ª parte começou a notar-se algum cansaço da nossa parte. Embora, claro está, a qualidade de quem está no banco não seja a mesma de quem joga a titular. Porém, teria sido útil à equipa alguma frescura mais cedo.
 
Em termos individuais, não houve ninguém que se destacasse por aí além. O Florentino fez uma boa 2ª parte, mas aquele erro crasso na primeira inviabiliza uma avaliação positiva. O Aursnes também melhorou quando foi para o centro, mas ainda está longe da sua forma. O Gonçalo Ramos veio com a pedalada do Mundial e, enquanto teve pernas, foi dos mais batalhadores e foram deles as nossas melhores oportunidades. O António Silva só jogou uma partida no Mundial, mas manteve a forma antes da paragem. Ao invés, o Draxler está difícil de apanhar o ritmo da equipa. Continua muito fora dela, o que é preocupante dado que tecnicamente é um dos nossos melhores jogadores, mas com aquela ‘velocidade’ é manifestamente um corpo estranho sem lugar no onze. Os jogos vão passando e as coisas não mudam com o alemão. Começo a ficar preocupado.
 
Com a não-qualificação para os quartos-de-final da Taça da Liga, ficaremos esta semana sem jogar. Regressa o campeonato na 6ª feira da próxima semana, com uma ida muito difícil a Braga. Depois deste desaire, é bom que demos uma resposta à altura.

1 comentário:

joão carlos disse...

Num grupo só com equipas da segunda divisão seremos eliminados é só ridículo e não é admissível e como se viu de nada serve jogarmos com os melhores se depois não se consegue traduzir isso nos resultados, é que nem os jogadores mais utilizados descansaram nem demos minutos a alguns dos menos utilizados e mesmo assim fomos eliminados.
Depois de um curto período em que tivemos um aproveitamento aceitável das oportunidades em que estamos isolados só com o guarda redes contrario pela frente nos últimos tempos voltamos ao normal dos últimos anos que é falhar bola atrás de bola em que conseguimos fazer sempre o mais difícil que é acertar no guarda redes ou falhar completamente a baliza é que na última meia dúzia de jogos este tipo de oportunidades foram várias e todas falhadas.
Ficou evidente neste jogo a falta de opções em algumas posições em que se faltam os titulares não temos que os possa substituir numa delas a de ponta de lança que para além do titular não temos mais ninguém que saiba finalizar e muito desta eliminação resultou da sua ausência e mesmo neste jogo faltou quem depois o substituísse até porque ele não dá para tudo.