origem

segunda-feira, agosto 08, 2022

Início goleador

Entrámos bem no campeonato na 6ª feira passada, com um triunfo por 4-0 frente ao Arouca. Apenas três dias depois da excelente exibição europeia, o Roger Schmidt apostou no mesmo onze e a resposta foi positiva, apesar de se perceber que a equipa não estava (nem podia estar) a 100% em termos físicos.
 
Perante um adversário que muitas vezes tinha quase 11 homens na grande-área, tivemos o condão de desbloquear muito cedo o jogo com o 1-0 a surgir logo aos 8’ numa cabeceamento fulgurante do Gilberto a centro do Grimaldo. Depois do golo, adoptámos uma postura mais calma e com menos correrias do que na 3ª feira passada, mas sempre a controlar bem o adversário e à espreita de uma falha que potencializasse um contra-ataque. Aos 34’, tivemos um contratempo com a lesão do João Mário, que o obrigou a ser substituído pelo Chiquinho. Do modo como a partida se estava a desenrolar, era muito importante que chegássemos ao intervalo com uma vantagem superior para que pudéssemos ter um segundo tempo relaxado, algo que acabou por acontecer a dobrar: aos 42’, o Rafa fez o 2-0 de cabeça(!), numa recarga vitoriosa a um cabeceamento ao poste do Gonçalo Ramos, e, em cima do intervalo, o Enzo Fernández fez o terceiro golo num remate de primeira à entrada da área, depois de um mau alívio adversário. Entre os dois golos, o Sr. Manuel Mota, alertado pelo VAR Vasco Santos, trocou um amarelo por um vermelho para um jogador que derrubou o Rafa, quando este ficaria em boa posição. Como o nosso jogador estava desviado para a esquerda, se calhar, eu não o teria expulso, mas de qualquer maneira o jogo já estava bastante a nosso favor com dois golos de vantagem.
 
Na 2ª parte, contra dez jogadores, a vitória estava mais do que decidido, mas mesmo assim jogámos sempre um futebol positivo e a tentar aumentar a vantagem. Algo que foi conseguido já muito perto do final (86’) com o bis do Rafa, assistido com um centro da direita pelo entretanto entrado Bah, desmarcado pelo também substituto Yaremchuk. Entretanto, o Roger Schmidt já tinha aproveitado para rodar um pouco a equipa, com as entradas do Weigl e do Bah, mas provavelmente devê-lo-ia ter feito um pouco mais cedo.
 
Em tempos individuais, destaque evidente para o Rafa com o seu bis e para a enorme alegria que está a exibir quando está em campo. O Enzó Fernández é uma delícia ver no meio-campo, bem secundado novamente pelo Florentino. A defesa não teve grande trabalho e o Gilberto e o Grimaldo aproveitaram para ter participação activa no primeiro golo.
 
Entrámos a ganhar no campeonato, algo que temos vindo a fazer com bastante regularidade desde há quase uma década. No entanto, amanhã teremos um compromisso bastante importante, que poderá definir muito da nossa época. Ainda por cima, dado que temos uma vantagem relativamente confortável, tudo o que não for a qualificação para o play-off será um revés de proporções bíblicas.

Sem comentários: