origem

segunda-feira, maio 02, 2022

Mínimos

Vencemos no sábado o Marítimo na Madeira por 1-0 em mais um jogo que não nos irá deixar saudades. Uma tendência que tem sido maioritária em grande parte dos jogos deste campeonato. Como não poderíamos ter começado melhor, com um golo logo a abrir, ainda pensei que embalaríamos para uma exibição ao menos razoável. Mas nem isso.
 
O Nélson Veríssimo fez algumas alterações na equipa e alinhámos em 4-3-3, com o João Mário de regresso à titularidade e o Gonçalo Ramos no banco. Mas a maior novidade foi a estreia absoluta do Sandro Cruz na lateral-esquerda. Entrámos praticamente a ganhar com um golo do Darwin de cabeça aos 2’ numa recarga a um remate do Gil Dias que o guarda-redes Paulo Victor não conseguiu segurar, depois de uma recuperação de bola do mesmo Gil Dias. Tendo nós uma equipa mais talhada para o contra-ataque, pensei que poderíamos aproveitar esta vantagem tão cedo para ter um encontro à nossa medida, mas foi o Marítimo a reagir bem ao golo sofrido e a ter dois remates com algum perigo, sem, no entanto, acertar na baliza. Nas poucas vezes em que saímos com rapidez, procurávamos inevitavelmente o Darwin e o uruguaio teve um remate em arco do lado esquerdo que merecia melhor sorte. Em cima do intervalo, a partida parecia que ia tombar definitivamente para o nosso lado, com a (justa) expulsão do Winck por ter atingido o Sandro Cruz a pontapé, calculando mal o timing de chegada à bola.
 
Na 2ª parte, o Marítimo abdicou de atacar durante grande parte do tempo por causa da inferioridade numérica, mas nós padecemos do mal há muito visto: falta de velocidade de circulação de bola, o que faz com que seja muito fácil defender contra nós. Lá criámos uma ou outra oportunidade, mas os remates do Paulo Bernardo e João Mário saíram por cima e o Paulo Victor defendeu bem um outro do Darwin. As substituições não trouxeram grandes melhorias ao nosso futebol, sendo porém de realçar outra estreia absoluta, a do Tiago Gouveia. Em cima dos 90’, o Marítimo teve a sua única oportunidade da 2ª parte, com um remate de fora da área que ressaltou num defesa nosso e obrigou o Vlachodimos a aplicar-se para atirar para canto. Apesar de uma exibição pobre, o empate seria uma injustiça que a bem da verdade não merecíamos.
 
Em termos individuais, destaque quase exclusivo para o Darwin, que não só marcou o golo como foi praticamente o nosso único jogador a acertar na baliza contrária. O João Mário que já não era titular desde Janeiro não se pode dizer que tenha agarrado muito bem a oportunidade, porque continua bastante lento de processos. Assim como o Paulo Bernardo que está longe de ser a lufada de ar fresco que prometeu ser quando começou a entrar na equipa. Infelizmente, parece mais familiarizado com o resto do plantel... O Sandro Cruz na esquerda não me convenceu nada, nem em termos defensivos (foi batido por mais de uma vez), nem ofensivos (não sabe centrar, erro capital num lateral).
 
Iremos receber na próxima jornada o CRAC, que só precisa do empate para ser campeão. Ou seja, espero MESMO que os jogadores do Benfica puxem dos galões e não permitam que isso aconteça. Já tivemos duas oportunidades para fazer o inverso e falhámos em ambas, enquanto todos nos recordamos de quando eles conseguiram ser campeões na Luz há umas épocas. Claro que uma vitória não apagará a péssima temporada que fizemos, mas que ao menos exibamos alguma dignidade no próximo sábado.

1 comentário:

joão carlos disse...

Ficou mais uma vez evidente a nossa completa incapacidade para jogar em ataque posicional enquanto jogamos em contra ataque, mesmo não fazendo nada por aí além ainda fomos tendo oportunidade a partir do momento em que passamos a ter superioridade numérica foi um completo suplício onde tivemos menos oportunidades do que as que tivemos em igualdade numérica inacreditável.
Não me lembro de estarmos tão dependente de apenas um jogador como o estamos hoje, e já acompanho o clube há quarenta anos e mesmo antes pelo que sabemos tal também não aconteceu, é que ele é o único que sabe finalizar depois ainda consegue ir num caso ou outro assistir depois não tem é ninguém que finalize ou quando finalizam é uma coisa confrangedora.
Também não gostei nada da estreia do lateral esquerdo e se ofensivamente até dou algum desconto, já que a preocupação numa estreia deve ser não cometer erros e não arriscar muito, defensivamente foi assustador com erros básicos e gritantes sendo que isto é só mais daquilo que ele já vem demonstrando na equipa b, mas o mais impressionante é ver muita gente dizer que gostou facto que só é explicável por ser um jogador da formação como se por milagre ser da formação fosse sinónimo de qualidade, pelos visto ainda existe quem não tenha percebido que na formação existe muito potencial, e muitos nem o conseguem demonstrar, mas também existe quem não o tenha, e esses até o são em maior numero.