origem

sexta-feira, dezembro 17, 2021

Goleada em Famalicão

Vencemos no domingo passado em Famalicão (4-1) e mantivemos a distância para os dois da frente, que também triunfaram (a lagartada 2-0 em casa frente ao Boavista e o CRAC 1-0 em Mordor frente ao Braga). Nunca estive tanto tempo sem escrever sobre um jogo nosso, mas trabalho fora de Lisboa impediu-me de o fazer mais cedo.
 
As jornadas pós-competições europeias são sempre algo problemáticas, porque muitas vezes as equipas ainda estão de ressaca. Portanto, confesso que estava um pouco apreensivo sobre esta partida. O Jesus fez algumas alterações, com as titularidades do Diogo Gonçalves, Seferovic e Darwin em relação ao jogo frente ao Dinamo Kiev. As coisas começaram a correr-nos de feição logo de início, com dois golos do Darwin nos primeiros dois remates à baliza: o primeiro aos 6’, num grande trabalho individual do uruguaio, que culminou com um remate rasteiro de fora da área ao ângulo. E o segundo aos 14’, com uma abertura do André Almeida a isolar o Rafa, que picou a bola por cima do guarda-redes Júnior, deu toda a sensação que era para a baliza, mas a bola sairia ao lado se o remate não se tivesse transformado numa assistência para o Darwin, que rematou para a malha superior da rede (por pouco não falhava...!). Infelizmente, à semelhança da recepção ao Dinamo Kiev, resolvemos deixar de jogar quando nos vimos com dois golos de vantagem. No entanto, os famalicenses foram mais eficazes do que os ucranianos e reduziram para 1-2 aos 25’ com um golo do Bruno Rodrigues de cabeça, depois de nós ficarmos a dormir num lançamento lateral. Até ao intervalo, foi o Famalicão a dominar mais o jogo, com o Vlachodimos a efectuar uma excelente defesa a novo remate do Bruno Rodrigues que impediu o empate. Quanto a nós, só num remate de ressaca do Weigl de fora da área é que estivemos perto de marcar.
 
Para a 2ª parte, o Jesus tirou o Diogo Gonçalves e o Seferovic, e fez entrar o Gilberto e o Taarabt. E foi este que, ao fim de quase quatro épocas(!), resolveu fazer um jogo de jeito! O primeiro! ALELUIA! Logo aos 46’ assistiu o Rafa para o 3-1 e aos 56’ participou activamente com ele e o Darwin no 4-1, apontado pelo uruguaio que fez assim o seu primeiro hat-trick da temporada. A partir daqui a partida ficou resolvida, nós aproveitámos para rodar a equipa até final e o Famalicão ainda atirou uma bola à barra num livre cruzado para a área já muito perto dos 90’.
 
Em termos individuais, destaque óbvio para o Darwin com os seus três golos, para o Taarabt (algum dia teria de ser, mas cheira-me que vai ser a única vez...) que foi muito importante para o nosso forte início de 2ª parte, e para o Rafa que participou directamente em três dos quatro golos. O Vlachodimos lá continua a sua senda de exibições irrepreensíveis.
 
Olhando para o resultado, ficamos com a sensação de que o jogo foi fácil. Todavia, custa-me muito a entender o que se passou entre o nosso segundo golo e o intervalo, em que pura e simplesmente desligámos. Valeu-nos o Vlachodimos para não desperdiçarmos uma vantagem de dois golos e, se a entrada em força na 2ª parte acabou com as dúvidas acerca do resultado, convém tentar descobrir as razões de não jogarmos com a mesma concentração durante os 90’. É que no futuro isto pode custar-nos muito caro...
 
P.S. – Na passada 2ª feira decorreu o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Aliás, os sorteios, porque a UEFA fez asneira e da grossa, e teve de repetir o sorteio inicial. Tinha-nos saído o Real Madrid, mas o jogo que vai contar é frente ao Ajax. Ainda falta dois meses para esta eliminatória, mas não nos podemos considerar excluídos à partida.

Sem comentários: