origem

quinta-feira, novembro 04, 2021

Expectável

Perdemos em Munique frente ao Bayern na 3ª feira por 2-5 e fomos relegados para o 3º lugar do nosso grupo da Champions, porque o Barça ganhou em Kiev por 1-0. Como o Jesus disse na antevisão, não era este jogo que iria definir o nosso destino, porque o poderio dos alemães é impressionante e muito estranho será se eles não conseguirem seis vitórias em seis jogos. Quanto a nós, um empate em Camp Nou e uma vitória frente ao Dinamo Kiev, possivelmente dar-nos-á a qualificação.
 
Consciente de que esta partida era de outro campeonato, o Jesus optou (e bem) por retirar alguns habituais titulares da equipa, até porque o Otamendi, Weigl e Rafa estavam tapados por amarelos e muito mais falta fariam nos dois próximos jogos. Entrámos bem na partida e nos primeiros minutos até rondámos mais vezes a área do Bayern. Chegámos a marcar pelo Lucas Veríssimo, mas infelizmente o Pizzi, que fez a assistência, estava milimetricamente fora-de-jogo. Ao invés o inevitável Lewandowski inaugurou o marcador de cabeça aos 26’, ao corresponder a um centro do endiabrado Coman, que voltou a dar cabo dos nossos laterais. Já se sabe que, assim que abre a torneira, o Bayern nunca descansa e aos 32’ aumentou a vantagem num calcanhar do Gnabry com assistência do Lewandowski. Antes e depois dos golos, já o Vlachodimos mostrava que era o melhor do Benfica, ao impedir que o resultado se avolumasse para números catastróficos. Um contra-ataque nosso foi egoisticamente resolvido pelo Yaremchuck com um remate ao lado, quando tinha um colega em melhor posição. Mas aos 38’ marcámos mesmo, através do Morato de cabeça, depois de um cruzamento do Grimaldo na esquerda. Foi o primeiro golo sofrido pelo Bayern na Champions. Em cima do intervalo, o Lucas Veríssimo foi imprevidente ao tentar um corte, abrindo muito os braços e fazendo com que a bola lhe embatesse na mão. O VAR assinalou penalty, mas o Vlachodimos não se deixou enganar pelo Lewandowski e defendeu o remate.
 
A 2ª parte iniciou-se praticamente com o terceiro golo do Bayern, através do Sané aos 49’, num remate à meia-volta. À passagem da hora de jogo, o Lewandowski bisou num lance de contra-ataque, em que passou pelo Meïté como se ele não estivesse lá. Nesta altura, temi o descalabro, mas alguma falta de pontaria dos alemães e o Vlachodimos impediram isso. Pelo contrário, fomos nós a reduzir para 2-4 aos 74’ pelo entretanto entrado Darwin na sequência de um contra-ataque bem conduzido pelo João Mário. Logo a seguir, destaque para a estreia do Paulo Bernardo na equipa principal e logo num jogo destes. Aos 84’, um alívio do Neuer isolou o Lewandowski, que fez um chapéu sobre o Vlachodimos, selando o hat-trick e o resultado final.
 
Em termos individuais, o Vlachodimos foi o melhor do Benfica, porque graças a ele não sofremos outros tantos golos. Também gostei bastante do Morato, muito personalizado e com a mais-valia de ter marcado um golo. Em sentido contrário, o Lucas Veríssimo continua a cometer erros infantis em jogos importantes. O mal-amado Gilberto foi outro que não esteve nada mal, nunca se escondendo do jogo e viu-se bem a diferença em relação ao Diogo Gonçalves, quando este foi para a lateral-direita. Para a maior parte dos jogos, o Diogo serve perfeitamente, mas perante estes adversários que atacam muito, precisamos de alguém que defenda melhor do que ele. Por outro lado, se calhar em Janeiro arranjaríamos outro lateral-esquerdo, porque é ridículo fazermos a Liga dos Campeões toda só com o Grimaldo. Viu-se bem o problema que causou a sua saída.
 
Se levássemos menos de cinco, eu já me daria por satisfeito. Perdemos  por três, o que não foi nada mau. A Liga dos Campeões só interessa mesmo pelo dinheiro que nos dá. Estas equipas são inultrapassáveis e o melhor que poderemos conseguir nos próximos anos são os quartos-de-final. Ora, isso não são títulos. Posto isto, o que é importante é o jog
o frente ao Braga no próximo domingo. Isso, sim, é (d)o nosso campeonato.

4 comentários:

Anónimo disse...

A sua análise é correta mas, o nosso problema reside no lado esquerdo desde o tempo do Eliseu que foi afastado pelo Rui Vitoria para colocar o Grimaldo nunca mais tivemos defesa esquerdo e este tem despediu o Rui Vitoriaa e o Lage
e agora vai o Jesus ,tornou o Ferro um mau jogador quando tinha feito uma boa época mas ter de tapar os buracos na defesa causados pelo espanhol, assim vai o Benfica uma equipa com jogadores como joão Mário com qualidade mas sem companhia para fazer a diferença e aí a culpa recai no treinador que quer só jogadores que são sobras sem qualidade e inventa até maisnão.

Pedro disse...

"Por outro lado, se calhar em Janeiro arranjaríamos outro lateral-esquerdo, porque é ridículo fazermos a Liga dos Campeões toda só com o Grimaldo. Viu-se bem o problema que causou a sua saída."

Esta deve ser para rir.... O problema nunca será a saída de Grimaldo, mas sim a sua permanência a titular... Que saudades de Eliseu!!!!!! Quem tem jogadores como Grimaldo, não pode ter grandes aspirações!!!! Vendam-no!!!

Anónimo disse...

É triste ouvir um benfiquista dizer que da Liga dos Campeões só interessa o dinheiro… já não interessa a qualidade de jogo a imagem internacional, decrescemos tanto que já somos mais designados que os lagartos, que até fazem melhores prestações.
Ao que chegámos. É muito triste, isto não é ser benfiquista. Os nossos adversários falidos não são assim…

joão carlos disse...

Não vou criticar as poupanças até pelas razões apontadas mas o que realmente me faz espécie é que contra equipas poderosas temos plantel para fazer algumas alterações, até bastante, e que grosso modo até nem teve grande impacto no resultado, em relação o jogo em que jogaram todos os titulares, mas depois contra os colossos que existem no campeonato nacional nem uma alteração é possível de ser feita no onze ideal jogando sempre os mesmos mesmo que estejam numa situação em que nem uma gata conseguem segurar pelo rabo.
Mas mais do que as alterações feita o que é completamente estupido são as características de alguns jogadores utilizados quer dizer internamente em que a maioria das equipas joga recuada sem espaço entre a defesa e o guarda redes jogamos no ataque só com jogadores rápidos de ataque à profundidade e que fazem do contra ataque uma arma já contra equipa, como esta, que até dá bastante espaço entre a defesa e o guarda redes em que previsivelmente íamos jogar muito tempo recuados e que podíamos explorar o contra ataque não toca de meter no ataque jogadores lentos, associativos e que nem por uma única vez exploram sequer o contra ataque mas deve ser uma coisa que só um génio de treinador consegue ver.
As últimas substituições são uma coisa absolutamente aberrante quando com as primeira até tinha conseguido equilibrar um pouco mais a equipa e até estávamos a conseguir sair para o ataque eis que numa jogada de mestre mete mais um avançado que ninguém sabe muito bem para quê, nem o jogador sabia o que ia fazer e já não é o primeiro que não sabe o que é para fazer quando entra o que começa a ser grave e pelos visto o problema esta no treinador e não nos jogadores que são os mesmos, e então aquela troca nos laterais então é fantástica é que assim em vez de ter um problema numa das laterais passou a ter nas duas devia de ser para equilibrar a equipa.