origem

terça-feira, agosto 17, 2021

Escasso

Vencemos o Arouca no sábado na Luz por 2-0 e obtivemos a segunda vitória em dois jogos no campeonato. O jogo ficou indiscutivelmente marcado pela indiscutível expulsão precoce do guarda-redes do Arouca, que tornou a nossa tarefa mais simples, mas, apesar de termos chegado ao intervalo com o resultado feito, ficámo-nos a dever uma mão cheia de golos.

Com necessidade de rodar novamente a equipa, fruto do play-off com o PSV, o Jesus voltou ao esquema dos quatro defesas, com o Morato a titular. Na frente, o Yaremchuk estreou-se na equipa inicial, tendo o Waldschmidt ao seu lado, enquanto no meio-campo o Meïté fez companhia ao João Mário. Logo aos 8’, deu-se o momento do jogo, com uma desatenção incrível do guarda-redes Victor Braga, que não percebeu que o Sr. Manuel Mota tinha mandado seguir o jogo depois de um fora-de-jogo nosso. Atirou a bola para a frente para marcar o suposto livre, o Yaremchuk interceptou-a, o guarda-redes foi ao seu encontro e defendeu com as mãos fora da área. Expulsão evidente. No livre directo, dupla bola nos ferros(!) da nossa parte: do Waldschmidt na cobrança e do Everton na recarga de cabeça com a baliza totalmente à mercê. Incrível! Com menos um, o Arouca fechou-se ainda mais e tivemos muitas dificuldades em desmontar a sua defesa. Um remate do Everton de fora da área por cima à passagem da meia-hora foi o melhor que conseguimos até virem os golos muito perto do intervalo. Aos 38’, contra-ataque perfeito da nossa parte com o João Mário a abrir na direita para o Yaremchuk, que correu, bateu um defesa e assistiu o Waldschmidt no centro da área, que só teve de encostar. O único remate perigoso do Arouca em toda a partida surgiu logo a seguir, com o Vlachodimos a defender para canto. Aos 43’, resolvemos o jogo, com o 2-0 através do Yaremchuk a corresponder muito bem a um centro do Pizzi na direita. Claro que ainda tivemos o momento habitual de esperar que o VAR validasse os centímetros todos para podermos festejar à vontade...! (Já aqui disse que ABOMINO o VAR, não já?)


A 2ª parte foi um fartote de golos falhados! Alguns de forma escandalosa! O João Mário ia marcando o golo do campeonato logo a abrir, mas o remate de longe saiu a rasar o poste. O Jesus começou a fazer poupanças ainda antes da hora de jogo e saíram o João Mário, Pizzi e Yaremchuk para entrarem o Taarabt, Rafa e Gonçalo Ramos. De saudar igualmente o regresso do André Almeida depois de longa lesão. Quanto a oportunidades, o Rafa rematou por cima em boa posição, o Waldschmidt falhou inacreditavelmente uma recarga com a baliza aberta, depois de o Rafa isolado ter permitido a defesa do guarda-redes, e o Gonçalo Ramos, também só com o guarda-redes pela frente, atirou ao poste! Ainda colocámos a bola na baliza pelo Waldschmidt, mas o VAR anulou por fora-de-jogo, apesar de me ter parecido que foi um defesa a colocar a bola no alemão. Até final, ainda deu para vermos novamente o Carlos Vinícius em campo com a nossa camisola, facto que foi bastante saudado pelo público.


Em termos individuais, destaque óbvio para o Yaremchuk com uma assistência e um golo no seu primeiro jogo a titular. Tem facilidade de remate, o que é sempre de saudar, mas terá de melhorar as tabelinhas e alguns domínios de bola. Também gostei bastante do Meïté no meio-campo, com muito mais dinâmica do que em Moreira de Cónegos. O Gil Dias fez igualmente um jogo melhor do que em Moreira, embora ainda tenha as minhas dúvidas que seja uma alternativa válida ao Grimaldo. O Pizzi fartou-se de estragar jogo, mas como fez uma assistência tudo o resto parece ficar esquecido.


Acabou por ser uma vitória relativamente tranquila, o que foi benéfico, porque temos amanhã a 1ª mão do play-off da Champions frente ao PSV. Estamos num razoável momento de forma para esta altura da época, mas veremos se será suficiente para passar os holandeses. É sem dúvida um dos momentos mais importantes desta temporada.

1 comentário:

carlos disse...

"Manuel Mota tinha mandado seguir o jogo depois de um fora-de-jogo nosso": curiosamente não há nenhum fora de jogo nessa jogada...