origem

segunda-feira, julho 27, 2020

Vitória no derby

Vencemos a lagartada no sábado (2-1) na Luz na última jornada deste triste campeonato e não só os impedimos de ficar em 3º lugar (o Braga venceu o CRAC em casa por 2-1), como ainda vimos o Carlos Vinícius suceder ao Seferovic como o melhor marcador da Liga.

 

No primeiro derby que falhei ao vivo na Luz desde o 3-0 do Mourinho e João Tomás (2000/01) (e esperemos bem que seja o último jogo sem adeptos no estádio), e perante uma das mais fracas equipas da lagartadaque me lembro, o nosso triunfo só peca por escasso (ao contrário do que disse o Rúben Amorim no final). É certo que os lagartos entraram melhor do que nós, mas isso só durou uma dezena de minutos. A partir daí, perante a insistência deles de sair a jogar desde a baliza, mas sem jogadores de qualidade para o fazerem, pressionámo-los, começámos a recuperar a bola no último terço do campo e só a inépcia na altura do remate impediu que fôssemos marcando golos. Felizmente nas bolas paradas fomos mais eficazes e inaugurámos a cotnagem aos 28’ através de uma cabeçada do Seferovic a responder a uma assistência também de cabeça do Rúben Dias na sequência de um canto. Até ao intervalo, ainda vimos o mesmo Rúben Dias a cabecear ao poste noutro canto.

 

Na 2ª parte, forçámos novamente nos minutos iniciais e o Jardel, Gabriel (no mesmo lance) e Cervi tiveram óptimas ocasiões para marcar, mas ou o guarda-redes, ou pontapés na atmosfera ou remates muito tortos impediram-nos de avolumar o marcador. Perante isto, a lagartada reagiu, também atirou uma bola ao poste pelo ainda júnior Tiago Tomás num falhanço incrível do Jardel e aos 69’ conseguiu a igualdade pelo Sporar num remate cruzado de pé direito na sequência de um contra-ataque. Entretanto, já o Carlos Vinícius tinha entrado e foi ele que aos 88’ fez o 2-1 a desviar de pé esquerdo um cruzamento teleguiado do Pizzi, conseguindo assim o seu 19º golo (para a Liga são 18, porque o Sr. Fábio Veríssimo resolveu roubar-lhe um golo frente ao Marítimo) e conquistando o troféu de melhor marcador.

 

Em termos individuais, o Pizzi está nos dois golos, mas continua a ser exasperante na forma como sucessivamente joga para o lado e para trás em jogadas de ataque nossas, emperrando-as sobremaneira, a equipa melhorou bastante (outra vez) com a entrada a meio da 2ª parte do Florentino (não percebo porque é que não foi titular...), o Tomás Tavares na esquerda mostrou-se mais fiável do que o Nuno Tavares (espero que continue assim para a final da Taça) e o Carlos Vinícius mereceu ficar com o troféu de goleador deste campeonato.

 

Em condições normais, teríamos obrigação de golear esta lagartada. A diferença entre os plantéis é abismal, mas ainda assim arriscámos bastante (desacelerando muitas vezes o jogo quando só estava 1-0) e só perto do final garantimos os três pontos. Que não adiantaram nada em relação à nossa classificação, mas os derbies são sempre para ganhar! Para a semana, teremos a partida mais importante da temporada, mas sinceramente não estou nada confiante para a final da Taça. Oxalá me engane, mas a única diferença entre estes jogos do Nélson Veríssimo em relação aos últimos do Bruno Lage é que a bola resolveu entrar. A (pouca) qualidade exibicional mantém-se inalterada.

1 comentário:

joão carlos disse...

Se ofensivamente nas bolas paradas ainda não somos maus de todo e vamos fazendo alguma coisa, sendo que neste jogo até foi a maioria das vezes, ainda que muito por via de termos muitos lances, cantos e livres indirectos, já defensivamente continuamos a ser um desastre qualquer lance gera o pânico na defesa onde os lances são quase sempre mal desfeitos e para os piores sítios e nem sequer um alivio ou chutão sequer conseguimos fazer como deve ser.
Não concordo que tenhamos melhorado com a alteração no miolo do meio campo, aliás muito pelo contrário, a substituição até era a que se impunha, até porque tem saiu estava a perder gás e já tinha amarelo, massa coisa não resultou, tanto não resultou que de seguida num contra ataque eles marcaram, e não terá resultado muito porque entrou um trinco puro para jogar a box to box ficando a trinco um jogador que embora faça o lugar não é um trinco puro e muito provavelmente a sua melhor posição será a de box to box, talvez de ele tem jogado de modo invertido a substituição tivesse resultado.
Foi um festival de desperdício assim não existe equipa que aguente e este sempre foi o nosso mal esta época onde na primeira parte da época embora jogássemos mal mas íamos disfarçando com a eficácia na finalização mas quando esta deixou de existir começaram os problemas mas ter apenas um dos pontas de lança que finaliza bem, não ter segundos avançados e ter apenas um médio que finaliza bem dá nisto ficamos dependentes de dois jogadores apenas, e da sua boa ou má forma, e basta um deles não estar bem para depois bloquear o outro e sermos anulados completamente.