origem

quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Complicado

Vencemos ontem o Famalicão na Luz por 3-2 na 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Tal como o resultado indica, foi uma partida extremamente complicada em que, para mais, aos 78’ estávamos a perder por 1-2.

Felizmente em relação aos jogos anteriores da Taça, o Bruno Lage lá considerou que tínhamos de jogar com guarda-redes e o Vlachodimos estreou-se a titular nesta competição. Para além disso, entraram também o Jardel, Chiquinho e Seferovic, tendo a dupla de meio-campo sido Gabriel e Taarabt por via do impedimento do Weigl. O Famalicão mostrou desde cedo que não estava na Luz para o empate e o jogo foi muito repartido praticamente desde o início. Nós voltámos a evidenciar grandes dificuldades para ter um jogo escorreito, nomeadamente pela falta de velocidade no último terço do campo. A 1ª parte foi por isso algo sensaborona apenas com duas grandes oportunidades para cada lado, mas tanto o Chiquinho como o Pedro Gonçalves atiraram ao lado, quando estavam em muito boa posição. Nós ainda tivemos outro lance de perigo, mas o Seferovic chegou atrasado a um centro-remate do Pizzi.

Na 2ª parte, as coisas alteraram-se com muito mais velocidade de ambas as equipas. Inaugurámos o marcador aos 53’através do Pizzi, na marcação de um penalty indiscutível por braço de um defesa. Quando se esperava que fôssemos capazes de controlar a partida e tentar aumentar a vantagem sem sofrermos golos, aconteceu exactamente o contrário. O Pedro Gonçalves passou por vários dos nossos jogadores aos 60’, abriu na direita no Diogo Gonçalves, que lhe devolveu a bola para ele desfeitear o Vlachodimos. Pouco depois, poderíamo-nos ter colocado novamente na posição de vencedor, mas o Chiquinho preferiu cair na área em vez de marcar, tendo depois sido assinalado um fora-de-jogo ao Cervi. Aos 73’, vimos o Jamor por um canudo com o 1-2 do Toni Martínez numa jogada de contra-ataque finalizada com um remate rasteiro sem hipóteses para o Vlachodimos. Pouco antes disso, já tinham entrado o Carlos Vinícius e o Rafa para os lugares do Chiquinho e Rafa, e foram eles os dois a fabricar o golo do empate aos 78’: remate na área do C. Vinícius que o Vaná não conseguiu agarrar e recarga vitoriosa do Rafa. Logo a seguir, valeu-nos o Vlachodimos que impediu novo golo do Famalicão numa defesa de recurso, depois de um remate contrário ter sido desviado por um defesa nosso. Como já nos estávamos a dever há algum tempo, conseguimos fazer o golo da vitória no último minuto de compensação (95’) num canto do Grimaldo na esquerda e entrada de rompante do Gabriel. Foi um triunfo precioso mesmo ao cair do pano, porque a 2ª mão seria totalmente diferente se tivéssemos que ir atrás do resultado.

Em termos individuais, o Taarabt voltou a ser o melhor do Benfica e o único que fez algum transporte de bola para a frente com qualidade. O Vlachodimos mostrou novamente como é importante jogar com guarda-redes. De resto, ninguém mais se destacou por aí além, com o Gabriel a ter uma lentidão por vezes exasperante no meio-campo, mas quem marca o golo da vitória está automaticamente perdoado, e o Pizzi a demonstrar que está completamente fora de forma (meu rico Salvio, por onde andas...?!). Quanto ao Seferovic, a crise de confiança é enorme e notou-se logo a diferença quando entrou o C. Vinícius.

A 2ª mão disputar-se-á na próxima 3ª feira, apenas três dias depois da ida a Mordor. Vai ser extremamente difícil dado que o Famalicão foi provavelmente a melhor equipa que vimos este ano na Luz. Bela ocupação do espaço, manietação da nossa saída de bola e velocidade e qualidade na frente. Veremos como será, mas tendo sempre presente que uma não-ida ao Jamor seria um falhanço enorme.

Sem comentários: