origem

segunda-feira, novembro 04, 2019

Retoma

Vencemos o Rio Ave por 2-0 no sábado e mantivemos os dois pontos de vantagem para o CRAC (1-0 em casa ao Aves). Foi uma vitória justa, em que a exibição na 2ª parte nos deixou a todos mais esperançados.

Três dias depois, novo jogo para o campeonato, e os regressos do Florentino e Pizzi ao onze em detrimento do Samaris e Gedson. Comandado pelo Carlos Carvalhal, o Rio Ave apresentou-se muito bem na Luz e o jogo foi muito complicado na 1ª parte. Sem medo de sair a jogar desde o guarda-redes, os vilacondenses trocavam muito bem a bola, saíam da nossa pressão com mestria, embora não tenham conseguido criar oportunidades de golo. Só que nós também não, porque éramos demasiado lentos a sair para o ataque e nunca conseguímos apanhar o adversário em contrapé. Um remate do Cervi de fora da área foi o lance de maior perigo antes do 1º golo aos 32’. Só podia ser de bola parada: canto do Pizzi na direita e entrada fulminante de cabeça do Rúben Dias. Até ao intervalo, uma oportunidade para cada lado, com um estoiro do Carlos Vinícius de pé esquerdo de fora da área (a fazer lembrar o grande Tacuara), a sair ligeiramente por cima, e o nosso ex-jogador Nuno Santos numa boa arrancada pela esquerda a deixar o André Almeida para trás, mas felizmente a bola bateu no poste (no entanto, há uma falta clara sobre o Cervi no início da jogada, que o sr. Carlos Xistra não quis ver).

A 2ª parte foi totalmente diferente, porque conseguimos manietar por completo o Rio Ave e estivemos quase sempre instalados no seu meio-campo. Claro que a nossa melhoria exibicional foi ajudada pelo 2-0 logo aos 51’ numa abertura do Gabriel para o Grimaldo na esquerda, este deixou para o Cervi, que centrou atrasado e o Pizzi, depois de tirar um defesa do caminho, rematou forte sem hipóteses para o Kieszek. A partir daqui, tivemos um cheirinho do que se passou na época transacta, porque recuperávamos a bola cedo e muito à frente no campo, e fazíamos combinações atacantes que baralharam a defesa do Rio Ave. O Rúben Dias teve oportunidade de bisar num livre, mas o seu desvio saiu ligeiramente ao lado, o Cervi teve uma boa iniciativa individual, porém o remate na passada também saiu ao lado, e o mesmo Cervi, depois de assistido pelo C. Vinícius, atirou de pé direito para defesa difícil do guarda-redes. Foi pena não termos conseguido marcar mais um golo, porque a nossa exibição neste período assim o merecia.

Em termos individuais, destaque para o Rúben Dias, que voltou a estar em evidência na defesa e teve a mais-valia de abrir o marcador, continuo a gostar bastante do Cervi, que com a confiança está a melhorar a olhos vistos, e a dupla Chiquinho-C. Vinícius também esteve bem, apesar de não ter marcado nesta partida. O Pizzi nem estava a fazer um jogo por aí além, mas quem marca um golo nunca pode ser criticado.

Iremos amanhã jogar a nossa continuidade nas competições europeias. Não podemos perder em Lyon, sob pena de irmos para o sofá ver a Europa em 2020. No entanto, um jogo desta importância não poderia ter vindo em melhor altura, porque o nosso nível exibicional está a melhorar. Esperemos é que isto se reflicta também na Champions.

P.S. – Disseram-me que este é o último ano em que teremos o (des)prazer de ver o Sr. Carlos Xistra espalhar a sua magia pelos relvados. Ainda falta todo um ano, diria eu! O empurrão ao André Almeida na área é grosseiro, mas coitado do Xistra não teve sorte nenhuma, porque do canto resultou o nosso primeiro golo. E esse era impossível anular. Isso e uma dualidade de critérios gritante na 1ª parte, que naturalmente não valia a pena continuar na 2ª quando o marcador passou para uma diferença de dois golos, é algo que não vai deixar saudades nenhumas no futuro. Que ainda está tão longe…

P.S. 2 – À atenção da organização de jogos: quando é que acaba esta fantochada dos foguetes e fogo preso na entrada das equipas…?! Já ganhámos o 38 e ninguém me avisou…?! Quantas quotas de quantos sócios são desperdiçadas naquele disparate…?! Será que quem se lembrou daquilo já se deu conta que com barulho nem dá para ouvir os aplausos à equipa na vénia…?! Vamos lá acabar com esse circo, por favor, que ir ver o Benfica é uma coisa séria. Obrigado.

Sem comentários: