origem

quarta-feira, novembro 06, 2019

Confrangedor

Perdemos em Lyon (1-3), hipotecámos quase definitivamente as hipóteses de continuar na Champions e mesmo a Liga Europa não é nada fácil. As últimas exibições pareciam indicar que estávamos novamente no bom caminho, mas tivemos um choque de realidade na Europa. Não há como fugir às evidências: não temos andamento para este nível futebolístico e o que temos exibido tem roçado o patético.

Jogo decisivo para a continuidade na Liga dos Campeões e o Tomás Tavares é titular do Benfica pela 4ª vez, todas na maior competição de clubes do mundo. Ou seja, deixa-se o André Almeida esgotar-se no campeonato para descansar na Champions. Racional isto? Não faço ideia. Por outro lado, o Bruno Lage deu igualmente a titularidade ao Gedson na direita, ele que, cada vez que entra, tem sido invariavelmente o pior jogador do Benfica. Mais uma vez, conferiu. A nossa 1ª parte foi de fugir. Sofremos o primeiro golo logo aos 4’ pelo Andersen de cabeça, num canto curto muito mal defendido por todos, especialmente os centrais. A este começo maravilhoso, seguiu-se uma 1ª parte que não lhe ficou atrás. Lentidão exasperante de processos, o Lyon chegava sempre primeiro à bola, muito pouca precisão nos passes e nos remates, enfim, um marasmo quase por completo. Para além disso, ao contrário de nós na Luz, os franceses tentavam sempre contra-atacar com perigo, apesar de nos darem a iniciativa. E foi num desses lances que fizeram o 2-0 aos 33’: o Tomás Tavares ficou duas vezes nas covas na direita, centro para a área e o Depay não perdoou. Até ao intervalo, poderíamos ter reduzido num canto, mas o Gedson falhou o desvio ao segundo poste.

Na 2ª parte, entrámos finalmente com onze com o Seferovic no lugar do Gedson. Era a segunda substituição, porque já tínhamos perdido o Ferro relativamente cedo devido a um choque com o Vlachodimos. Melhorámos um bocado, mas sempre a fazer as coisas em esforço e sem desenvoltura nenhuma. Ainda assim, um livre do Chiquinho e um remate do Seferovic criaram algum perigo ao Anthony Lopes. Entretanto, esgotámos as substituições a pouco mais de 15’ do fim, com a entrada do Pizzi para o lugar do esgotado Cervi. E foi o Pizzi a fazer uma óptima abertura para o Seferovic reduzir para 1-2 aos 76’. O fiscal-de-linha começou por levantar a bandeirola, mas o VAR confirmou que não havia fora-de-jogo nenhum. Ainda houve a esperança de pressionar o Lyon com vista à igualdade, mas os franceses defenderam-se muito bem e nós não tivemos arte para sequer chegar à baliza deles. Ao invés, foram eles a chegar à nossa aos 89’ e a fazer o 3-1: o Jardel não só deixou o Traoré virar-se depois de correr para apanhar a bola, como lhe deu o lado de dentro do campo, mesmo a jeito do seu pé esquerdo, que rematou em arco não dando hipóteses ao Vlachodimos. Outra péssima acção defensiva, ainda mais incompreensível por ter sido feita pelo Jardel, que está longe de ser inexperiente.

Em termos individuais, o Gabriel foi dos poucos a tentar remar contra a maré, o Cervi lutou muito, mas sem resultados atacantes visíveis, e o Chiquinho a espaços ainda conseguiu fazer qualquer coisa. O Vlachodimos também não esteve mal sempre que foi chamado, não tendo tido culpa nenhuma nos golos, e o Pizzi fez uma boa assistência para o Seferovic marcar. Todos os outros estiveram num nível muito baixo, em especial o já referido Gedson, o Florentino, que deve ter feito dos piores jogos com a camisola do Benfica, e o Tomás Tavares, que se arrisca a ficar queimado se só for titular na Champions.

Os números não enganam: 13 derrotas nos últimos 17 jogos na Champions envergonham a nossa história. Parece que entramos em campo já vencidos, manietados por um temor que sinceramente não se percebe. Estamos a jogar a mais prestigiante competição de clubes do mundo com o espírito da Taça da Liga (com o devido respeito). É algo que tem de ser mudado. E rapidamente.

Sem comentários: