origem

segunda-feira, agosto 05, 2019

Massacre

Vencemos ontem a nossa oitava Supertaça ao golear a lagartada por 5-0 no Estádio do Algarve. Desde 85/86 numa eliminatória para a Taça de Portugal que não tínhamos um resultado deste calibre perante eles, que teve igualmente o condão de os igualar no número de troféus nesta competição.

Entrámos em campo com a equipa esperada (o Nuno Tavares a lateral-direito perante a lesão do André Almeida e a falta de ritmo do Ebuehi, e o Raúl de Tomás com o Seferovic na frente), com a lagartada a alinhar com três centrais de início (Neto, Coates e Mathieu), o que deu logo conta dos receios que eles tinham do nosso jogo. No entanto, a 1ª parte foi algo equilibrada, pese embora termos tido nós a iniciativa atacante. Porém, o Vlachodimos acabou por ter um papel importante nesta fase, com três intervenções importantes que impediram golos adversários (um desvio a um corte do Ferro que ia na direcção da nossa baliza, uma defesa a um remate de longe do Bruno Fernandes e uma mancha a este mesmo jogador, que lhe apareceu isolado na frente). Quanto a nós, tivemos um remate do Raúl de Tomás que o Renan defendeu e outra oportunidade pelo Seferovic num contra-ataque, mas bem cortada pelo Thierry Correia. Aos 40’, colocámo-nos em vantagem num centro largo do Pizzi para desvio de primeira do Rafa com o pé esquerdo. Até ao intervalo, o Bruno Fernandes e o Acuna tiveram um par de remates, mas sem conseguir alvejar a nossa baliza.

A 2ª parte foi completamente diferente. Era expectável que a lagartada se abrisse um pouco mais para tentar o empate, mas aconteceu um descalabro. Nos primeiros 15’, ainda tentaram criar-nos problemas, mas só um remate do Raphinha teve perigo ainda que relativo, porque a bola foi ao lado. No entanto, quando nós pegávamos na bola acelerávamos o jogo e eles ficavam nas covas. Aos 60’, aumentámos a vantagem numa perda de bola do Mathieu para o Rafa, que assistiu o Pizzi para um remate rasteiro na passada. Logo a seguir, o De Tomás isolou o Rafa, este tentou assistir o Pizzi, mas a bola saiu um pouco para trás e o nº 21 não rematou nas melhores condições, quando tinha o Renan pela frente. Mas aos 64’, fizemos mesmo o 3-0 num livre do Grimaldo que entrou junto ao poste. No estádio, dado que estava no enfiamento do lance, deu-me a sensação que tinha sido um pouco frango do Renan que ainda lhe tocou, mas a TV tirou-me essa dúvida, porque a bola foi muito colada ao poste. A defesa da lagartada abria buracos por tudo quanto era lado e eu confidenciei aos meus colegas de bancada que tínhamos uma óptima oportunidade de (finalmente) vingar os 7-1. O que poderia ter acontecido logo a seguir caso o Seferovic, isolado pelo De Tomás, não tivesse permitido a defesa ao Renan. Só aumentámos para 4-0 aos 75’, numa jogada em que o Rafa assistiu o Pizzi para a entrada deste na área e remate cruzado sem hipóteses para o guarda-redes contrário (bom golo do nº 21, embora o Seferovic, isolado no centro da área, só tivesse que encostar; eu preferia que ele lhe tivesse passado a bola). A lagartada já tinha feito duas substituições, mas nós só fizemos a primeira a menos de 10’ do fim por lesão do Gabriel, tendo entrado o Chiquinho. O marcador poderia ter sido avolumado nessa altura, num centro do De Tomás na direita para o Seferovic em voo desviar a bola com o pé, mas o Renan fez uma boa defesa. O Bruno Fernandes lá ia rematando de todo o lado, mas ou saía com má pontaria ou o Vlachodimos estava muito atento. Finalmente, em cima dos 90’ fizemos a manita através do Chiquinho: centro do Grimaldo na esquerda, desvio do Seferovic para defesa incompleta do Renan, o suíço insistiu e colocou a bola em esforço na área, onde o Chiquinho se antecipou a um defesa para fechar o marcador. Lamentavelmente o Sr. Nuno Almeida deu apenas 1’ de compensação quando tinha havido seis substituições e a lesão do Gabriel, e o resultado ficou por aqui. (Aliás, a arbitragem foi de muito pouca categoria, com uma enxurrada de amarelos – dez! – que um jogo destes não justificou).

Em termos individuais, destaque óbvio para o Pizzi e o Rafa, o primeiro com dois golos e uma assistência e o segundo com o contrário. O Florentino fez um jogo gigante no meio-campo, bem secundado pelo Gabriel. Os centrais (Rúben Dias e Ferro) estiveram bem e também gostei do esquerdino Nuno Tavares a alinhar fora da sua posição: não comprometeu e mostrou atrevimento atacante, mesmo estando fora da sua posição. Marcámos cinco golos, mas nenhum deles foi dos dois avançados, embora eu tenha gostado bastante do De Tomás, com o Seferovic um pouco mais discreto (e a ser mais perdulário). Uma última palavra para o Vlachodimos, que foi muito importante quando o resultado ainda estava 0-0.

Uma pessoa interrompe as férias com a família, faz mais de 600 km num só dia (em excelente tricompanhia, diga-se), sai de casa às 12h30 para chegar às 4h15, é para isto mesmo: porque não se perdoaria se não tivesse visto este festival ao vivo! Foi épico, já não acontecia há 33 anos e irá ser lembrado durante bastante tempo. E eu vou poder dizer sempre: estive lá! Não gosto de elevar muito as expectativas, até devido à minha condição de incorrigível pessimista, mas uma pessoa vê isto e ouve as declarações do Bruno Lage no final, a explicar tintim por tintim a táctica que adoptámos e a mudança ao intervalo (terá sido por isso que atrasámos a reentrada em campo de uma maneira pouco habitual...?), e é difícil manter assentes os pés na terra. Até porque temos finalmente agora o que nos tem faltado muitas vezes noutros anos: killer instinct! Só deixamos de tentar marcar golos quando o jogo termina. E isso atemoriza muito os adversários. Quer eles o admitam, quer não.

VIVA O BENFICA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem sido um fartote, até já estou enjoado: caldo de lagartixa.