origem

sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Q.B.

Empatámos com o Galatasaray (0-0) na 2ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa e conseguimos assim qualificar-nos para os oitavos. Foi um jogo com muito menos intensidade do que temos vindo a exibir, mas isso fez parte da estratégia, que passou muito por não dar espaço aos turcos e, de facto, eles não tiveram praticamente oportunidades de golo.

Ao contrário da partida da 1ª mão, o Bruno Lage só trocou três jogadores: a dupla de meio-campo (Samaris e Gabriel por Florentino Luís e Gedson) e o Cervi na esquerda no lugar do Rafa. Ou seja, André Almeida, Grimaldo e Pizzi foram titulares. Depois de surpreender o adversário uma vez, convinha não repetir a dose, que deixaria de ser surpreendente. Na 1ª parte, cedemos a iniciativa ao Galatasaray, tentando partir em contra-ataques rápidos quando ganhássemos a bola. E foi desta maneira que criámos uma boa oportunidade pelo Cervi, logo nos minutos iniciais, mas o seu remate saiu ao lado. Tivemos igualmente oportunidades pelo Pizzi, que permitiu a defesa do guarda-redes num remate fora da área, e pelo André Almeida, mas um defesa cortou a bola antes de o lateral poder rematar. O Vlachodimos não teve praticamente trabalho nenhum.

Na 2ª parte, carregámos mais logo nos minutos iniciais e o João Félix teve uma excelente oportunidade num canto, depois de um desvio de cabeça do Ferro, mas atirou por cima, quando tinha a baliza muito perto. O Seferovic teve uma óptima jogada na direita, mas o passe atrasado para o Félix não saiu na perfeição e o remate deste foi defendido pelo Muslera. Os turcos tentavam principalmente de bola parada, mas a nossa defesa esteve muito bem. O Bruno Lage fez entrar o Rafa para o lugar do Cervi, numa tentativa de aumentar a velocidade e criar mais desequilíbrios. Rafa, esse, que já perto do final teve uma boa iniciativa, mas o remate saiu frouxo e ao lado. Uma perda de bola do Gedson em zona mais que proibida teria dado golo, se o jogador do Galatasaray não estivesse fora-de-jogo. A cinco minutos do final, o Galatasaray meteu novamente a bola na baliza, mas foi assinalado outro fora-de-jogo, este bastante mais duvidoso (o jogador parece em linha).

Em termos individuais, grande jogo do Ferro, só é pena ter tido aquela expulsão na Vila das Aves, que o vai tirar da partida frente ao Chaves. O Florentino foi outro que encheu o campo, com números inacreditáveis em termos de desarmes. O Seferovic deu imensa luta aos centrais, mas acabou o jogo de rastos fisicamente (continuo sem perceber porque é que despachámos dois pontas-de-lança em Janeiro e não veio ninguém para o lugar de pelo menos um deles….). Todos os outros estiveram a um nível mediano, mas ontem não era dia daquelas cavaladas de outros jogos. Sinceramente, achei uma exibição muito consistente da nossa parte, em que reduzimos o espaço ao adversário e não o deixámos acercar-se da nossa baliza.

Acabámos por ter alguma sorte no sorteio, porque entre vários tubarões acabou por nos calhar o Dínamo Zagreb. Até a ordem dos jogos é favorável, porque não só a eliminatória se resolverá em Lisboa, como o jogo seguinte é em Moreira de Cónegos. E com três dias de intervalo entre jogos, é bom que os jogadores não se cansem escusadamente em viagens.

Na próxima 2ª feira, receberemos o Chaves para o campeonato e temos imperiosamente de ganhar para irmos a Mordor só com um ponto de desvantagem.

Sem comentários: