origem

quinta-feira, dezembro 14, 2017

Rui Derrota

Perdemos em Vila do Conde frente ao Rio Ave por 2-3 (a.p.) e fomos afastados da Taça de Portugal logo nos oitavos-de-final. Depois da mais vergonhosa participação europeia da nossa história, exigia-se que disputássemos as competições nacionais até ao fim. No entanto, ainda nem chegámos ao Natal e já só temos o campeonato e a Taça da Liga. A época está a caminho de ficar memorável, mas não pelas melhores razões…

Com a mesma equipa que derrotou o Estoril, entrámos muito bem na partida e durante a 1ª parte dominámos totalmente o Rio Ave. De tal modo, que deveríamos ter chegado ao intervalo com uma vantagem superior à que tivemos. Tivemos uma bola ao poste de um defesa do Rio Ave (seria autogolo) e um remate do Salvio em muito boa posição, mas que saiu ao lado. No entanto, aos 36’ marcámos mesmo num golão do Jonas, com um remate de primeira sem deixar a bola cair depois de um centro do André Almeida.

A 2ª parte começou pessimamente, com uma perdida de bola incrível do Cervi perto da nossa área que resultou no empate logo aos 47’ pelo Lionn. Foi pena, porque o argentino até estava a ser dos melhores, mas é um erro crasso. Assim como aos 62’ houve outro erro difícil de entender, quando o Rúben Ribeiro, perante quatro(!) jogadores nossos, consegue ter espaço e tempo para armar um remate em arco que virou o resultado. I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L!!! Não baixámos os braços, respondemos bem, a entrada do Jiménez para o lugar do inenarrável Pizzi melhorou imenso o nosso jogo e tivemos um penalty indiscutível por agarrão ao Jonas aos 83’. Infelizmente o Cássio correspondeu com uma magnífica defesa ao remate forte do mesmo Jonas. O Zivkovic já tinha entrado para o lugar do Cervi e o momento que definiu o jogo deu-se pouco depois: o Rui Vitória colocou o Seferovic no lugar do Grimaldo. Mas já lá vamos a isto… Aos 86’, conseguimos fazer a igualdade pelo Luisão, na sequência de um canto bem marcado pelo Zivkovic e desviado pelo Jardel ao primeiro poste. Já no tempo de compensação, o Luisão magoou-se e teve que sair. Ficámos a jogar com 10 durante todo o prolongamento, com a maioria dos jogadores fora do lugar e era óbvio que o terceiro golo era só uma questão de tempo: aconteceu logo aos 94’ pelo Guedes num lance em que o Seferovic (que estava a extremo-esquerdo!) o colocou em jogo. Até final, ainda tivemos uma grande oportunidade pelo Seferovic, mas o Cássio correspondeu com uma óptima defesa. Mesmo com dez e só com quatro desses no seu lugar de origem (Bruno Varela, Jardel, Fejsa e Jonas), criámos muitos calafrios ao Rio Ave. Imaginemos com 11…

Não vou fazer destaques individuais, vou antes dedicar o resto do tempo com o momento que nos fez perder o jogo: a entrada do Seferovic para o lugar do Grimaldo. Ora bem, será ninguém avisou o Rui Vitória que o jogo tinha prolongamento?! Será que nunca passou pela cabeça do Rui Vitória que, mesmo que marcássemos, jogar mais 30’ com três pontas-de-lança e sem defesa-esquerdo era muito arriscado, e iria inevitavelmente desequilibrar a equipa?! Será que o Rui Vitória não viu que até nem estávamos a jogar mal, mesmo depois de sofrermos o 2-1, estávamos a criar oportunidades e a remeter o Rio Ave para o seu meio-campo?! Será que o Rui Vitória acha que é obrigatório fazer as três substituições?! Será que o Rui Vitória não percebe que o Grimaldo é melhor defesa-esquerdo que o Zivkovic e que o Zivkovic é melhor extremo-esquerdo que o Seferovic e que, portanto, andar a colocá-los fora do lugar com (desejavelmente, como veio a acontecer) 30’ para jogar é simplesmente… estúpido?! (Como se viu durante o prolongamento, em que o Seferovic tem pelo menos dois centros para trás da baliza, quando estava em óptima posição e com colegas no meio para servir…!) É que o Rui Vitória bem pode dizer que a lesão do Luisão desequilibrou a equipa, mas isso só aconteceu por culpa… dele! Aquela substituição não lembra ao Diabo! Eu levei logo as mãos à cabeça, porque não era muito difícil ver-se no que ia dar. Estou perfeitamente convencido de que 11 para 11 ganharíamos. E isso teria acontecido se o Rui Vitória tivesse deixado uma substituição para fazer no prolongamento. Porque, e vou voltar a repetir isto, até nem estávamos a jogar mal depois de estarmos em desvantagem e teríamos mais 30’ para fazer! Foi uma decisão incompreensível que nos custou a eliminação de uma forma inglória e portanto o culpado é só um: Rui Vitória.

Veremos como a equipa vai reagir no próximo domingo em Tondela a este desgaste físico e emocional. Ainda por cima, certamente que não vamos ter o Luisão. E escusado será dizer que não temos nenhuma margem de manobra para abébias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Derrota é a merda do teu blogue, talibã de merda! Devias ter vergonha quando fizemos um dos melhores jogos! O teu avô deve dar voltas no túmulo ao ver o idiota de neto que lhe calhou na rifa!

Coach disse...

Quando o Seferovic entrou estava 2-1 ou 2-2? Se estava 2-2 é incompreensível, se está 2-1 com menos de 10 mins para jogar...

S.L.B. disse...

Um abraço também para ti, Anónimo.

Rui Braz disse...

Um pulha é um pulha... (abana a cabeça com tristeza e desdém)