origem

quarta-feira, dezembro 06, 2017

Humilhação histórica

Perdemos com o Basileia (0-2) na Luz e fizemos o pleno na Liga dos Campeões deste ano: seis jogos, seis derrotas! Mais: 1-14 em golos! Eu repito: 1-14 em golos! Apenas meio ano depois de conseguirmos o inédito tetra, voltamos a entrar na história pelos piores motivos. E não é só numa história, é em várias histórias.

Não vou estar com falinhas mansas e ODEIO o politicamente correcto, portanto cá vai: o que se passou este ano na Liga dos Campeões é a maior vergonha desportiva da nossa história! Esqueçam os 0-7 em Vigo, os 0-5 na Supertaça com o CRAC, os 1-7 com a lagartada, todos os (felizmente poucos) resultados destes que tivemos. Porque eles são apenas isso mesmo: resultados pontuais. Acontecem. Agora, em seis jogos não fazer um único ponto, marcar somente um golo (segundo o que ouvi na rádio, o Dínamo Zagreb foi a única equipa a não marcar nenhum golo numa fase de grupos), tornar-se a pior equipa portuguesa e o pior cabeça-de-série de sempre da competição, não é apenas um resultado pontual. É algo que nos deve envergonhar a todos. Porque nós somos o que somos graças à história. Não é por termos ganho um campeonato que somos a maior equipa portuguesa. É por termos ganho 36. Portanto, não podemos desprezar nem desvalorizar a história. Da mesma maneira que não o fazemos quando corre bem, também não o devemos fazer quando corre mal. Porque a história (ao contrário do que alguns acham), não se apaga.

E o que se fez ontem foi precisamente desvalorizar a história. Isto não era a Taça da Liga para andar a rodar a equipa. Era a Liga dos Campeões que todo o mundo vê. Eu já nem falo do 1,5M€ de prémio de vitória. Porque o lucro não me interessa enquanto adepto. Ninguém vai para o Marquês comemorar a venda do Renato Sanches por 35M€ ou os lucros do relatório & contas. Interessam-me as vitórias, os títulos e o prestígio do Benfica. E nada disto foi acautelado este ano. A equipa que o Rui Vitória apresentou, somente com dois titulares (Jardel e Pizzi), foi logo um indício que defender o nosso prestígio era algo que não nos assistia, como diria o outro. Sofremos um golo aos 5’ (Elyounoussi) e outro aos 65’ (Oberlin), e em ambos o Douglas foi um espectador privilegiado (a propósito, quem é que foi descobrir esta abécula?!). Pelo meio fomos tentando, mas com muita falta de jeito e um empenho q.b.

Acho bem que toda a estrutura do Benfica se mentalize que só há uma maneira de compensar esta humilhante participação: o penta. Isto não é um desejo, nem uma vontade. É uma exigência para amenizar esta nódoa indelével em 113 anos de gloriosa história. QUE VERGONHA!

5 comentários:

Nau disse...

Porca miséria, Rui Vitória! Quando é que começamos a jogar à bola? É que já vamos para a segunda semana de dezembro.
Quanto é que esta miséria de campanha custará aos cofres do clube?
Olhem (jogadores e equipa técnica e LFV e DSO) para a ausência de espectadores no estádio. E vejam se descortinam porque será.

Anónimo disse...

Vergonha é o nome do blogue. Cheiras mal!!!
O teu avô deve dar voltas no túmulo!!

Anónimo disse...

Quando não existem padres para as missas nas competições da UEFA, o Benfica é zero. Agora os estrangeiros sabem a razão pq o benfica foi treta em portugal e hexa na Europa com 6 derrotas em 6 jogos.

Carlos G disse...


Não é Rui Vitória, é RUI EURODERROTA.

S.L.B. disse...

Um abraço para ti, Anónimo das 14:20.