origem

quarta-feira, julho 06, 2016

Portugal - 2 - País de Gales - 0

Contra todas as expectativas, estamos na final do Euro! Estou desconfiado que só o Fernando Santos é que se levava a sério ao dizer, desde o início, que íamos à final. O que é certo é que lá estamos. Com um sorteio favorável, não há como esconder isso, mas igualmente com mérito.

No final da 1ª parte, eu disse “espero sinceramente que com o mesmo desfecho, mas os nossos jogos conseguem ser piores do que os da Grécia em 2004”. Tínhamos acabado de assistir a mais uns entendiantes 45’ de um jogo onde Portugal interveio. Na 2ª parte, lá nos consciencializámos que havia uma baliza onde era suposto meter a redondinha e ganhámos com muita naturalidade, porque somos melhores que os galeses. O C. Ronaldo marcou um belo golo de cabeça depois de um centro do Raphael Guerreiro num canto aos 50’ e três minutos depois rematou de fora da área, e o Nani desviou a bola do guarda-redes. Até final, defendemos muito bem, o País de Gales não teve praticamente oportunidade nenhuma de golo e o nosso primeiro triunfo nos 90’(!) foi mais que merecido.

O homem do jogo foi naturalmente o C. Ronaldo com um golo (igualou o Platini com nove golos em Europeus, mas o francês só necessitou de um enquanto o madeirense vai no quarto) e uma assistência (involuntária). O Bruno Alves fez a estreia para substituir o lesionado Pepe e não foi o animal do costume, sendo dos melhores em campo, assim como o José Fonte. O Danilo está em bem melhor forma do que o William Carvalho (e espero que jogue na final), que felizmente estava castigado. O Renato não fez um jogo tão bom como os anteriores, mas estava a subir quando foi substituído pelo André Gomes (que continua a jogar devagar e parado). Também gostei do Adrien.

Amanhã saberemos se iremos defrontar a Alemanha ou a França. Têm sido dois pesadelos sempre que jogámos contra eles, mas acho que preferia os alemães, porque a outra é a equipa da casa que ganhou sempre Europeus e Mundiais quando jogou no seu país.

Sem comentários: