origem

domingo, março 06, 2016

lagartada - 0 - BICAMPEÕES NACIONAIS - 1

Vencemos no WC com um golo do Mitroglou e estamos isolados na frente do campeonato com dois pontos de vantagem dos lagartos. Foi um triunfo brilhante assente numa capacidade de sacrifício de louvar e que nos coloca como única equipa que depende dela própria para ser campeã.

Tivemos (mais) uma grande contrariedade ainda antes de começar o jogo: o Júlio César lesionou-se num treino e vai estar parado por algum tempo (segundo o próprio Rui Vitória). O Ederson estreou-se no campeonato e deu muito bem conta do recado. Com a equipa habitual (Jonas e Mitroglou na frente), entrámos bem na partida e colocámo-nos em vantagem aos 20’ na sequência de um remate do Samaris, que ressaltou num central e sobrou para o Mitroglou, que desviou bem do Rui Patrício. Foi o delírio na bancada, embora como estava num sector rodeado de lagartos tenha sido a primeira vez que não me levantei num golo do Benfica (o ambiente estava algo tenso e fui aconselhado a não arriscar). Mas compensei com um grito vindo das entranhas! (Sabe Eusébio e quem me conhece a ver jogos do Benfica, o sacrifico que foi limitar os meus festejos a isto…). A lagartada sentiu o nosso golo e demorou algum tempo a recompor-se. No entanto, na parte final da 1ª parte, veio para cima de nós e tiveram uma grande oportunidade num remate à barra do Jefferson.

A 2ª parte começou no mesmo tom com que tinha acabado a 1ª, ou seja, com pressão lagarta. Nós não conseguíamos manter a bola durante muito tempo e criar perigo na baliza contrária era uma miragem. Passámos alguns calafrios na nossa, especialmente com dois falhanços do Ruiz, o último dos quais vai certamente entrar no Guiness. As substituições do Rui Vitória tiveram o condão de refrear o ímpeto lagarto, em especial a entrada do Fejsa a pouco mais de 15’ do fim. Mesmo assim, o Ederson ainda defendeu bem uma tentativa de chapéu do Ruiz e outro remate do João Mário passou perto do poste. Quanto a nós, tivemos logo no reinício um remate do Renato Sanches e depois outro do Gaitán que deveriam ter tido melhor destino. Faltou conseguir ligar melhor o jogo e sair para o ataque com a bola controlada.

Em termos individuais, destaque para o Mitroglou pelo golo e para o Lindelof por ter secado completamente o Slimani. Tal como já referi, o Ederson esteve seguro, assim como o grande Jardel. A equipa teve globalmente um grande coração, embora com o Pizzi e o Gaitán muitos furos abaixo do normal em termos exibicionais. As entradas do Jiménez e do Salvio foram importantes para nos dar sangue novo na parte final da partida.

Depois de ter estado 90’ a conter-me na medida do possível (foi a primeira vez que fui ao WC e o cachecol ficou no bolso), no final do jogo não aguentei e extravasei toda a alegria enquanto os jogadores nos agradeciam. Foi uma vitória muitíssimo importante e agora há que manter a cabeça fria para conseguirmos o grande objectivo da época. Apesar de o calendário teoricamente nos favorecer, não temos nenhuma margem de manobra para facilitar.

P.S. – As declarações do Jorge Jesus no final do jogo são absolutamente lamentáveis. A sua qualidade enquanto treinador é directamente proporcional à sua execrabilidade enquanto pessoa. Tentar menorizar a nossa vitória, dizendo que foi uma exibição de equipa pequena, revela no mínimo uma grande falta de memória em relação ao jogo que lá fizemos na época passada. É uma grande desfaçatez e falta de vergonha na cara. A equipa “pequena” é bicampeã nacional e tem 34 campeonatos ganhos. A equipa “grande” que ele treina actualmente ganhou dois campeonatos nos últimos 33 anos e está a lutar pelo 19º título, algo que a equipa “pequena” conseguiu em 1972…! Por causa destas declarações, mas especialmente por causa do desequilibrado mental que preside àquela agremiação, esta vitória ainda teve mais gozo!

P.P.S. - Quando eu fiz 30 anos, aconteceu isto. Agora, a dias dos 40, acontece isto. Muito obrigado, meu querido Benfica, que grande prenda antecipada que me deste!

VIVA O BENFICA!

Sem comentários: