origem

quinta-feira, março 10, 2016

Alma

Vencemos o Zenit por 2-1 em São Petersburgo e qualificámo-nos para os quartos-de-final da Liga dos Campeões pela primeira vez em quatro anos. Foi um triunfo brilhante em que conseguimos superar uma série de adversidades, num jogo que sem dúvida nenhuma honra a nossa história centenária.

Entrámos muito bem na partida, personalizados e a jogar no meio-campo dos russos. Um livre do Jonas foi bem defendido pelo Lodygin, mas logo na jogada seguinte o gigante Dzyuba bateu o central improvisado Samaris e atirou ao lado com o Ederson já batido. A 1ª parte decorreu com o jogo muito repartido, connosco muito coesos na defesa e também a criar perigo na baliza contrária, nomeadamente através de remates do Renato Sanches (passou a rasar o poste) e do Nelson Semedo para defesa algo complicada do guarda-redes. Na nossa baliza, o Ederson saiu muito bem aos pés do Dzyuba e evitou o golo, numa boa jogada de combinação do Zenit. Os russos só criavam perigo quando a bola chegava aos pés do Danny, porque o Witsel esteve muitíssimo apagado durante o jogo todo e a nossa defesa não tremia perante o Hulk. O intervalo chegava com o jogo controlado da nossa parte, mas o Zenit, a bem da verdade, também nunca exerceu uma pressão avassaladora.

A 2ª parte foi diferente, porque a equipa da casa tinha de arriscar mais para marcar. Teve uma boa oportunidade, outra vez pelo Dzuyba, mas a bola saiu por cima. Na resposta, nós tivemos igualmente a nossa melhor ocasião, com o Jonas a isolar-se na extrema-esquerda e a rematar já de ângulo difícil para a defesa do Lodygin. Aos 69’, entrou em acção o sr. Viktor Kassai: falta evidente e descarada sobre o Nelson Semedo que não foi assinalada, o Zhirkov ficou com o corredor esquerdo todo para ele e centrou para o Hulk de cabeça inaugurar o marcador. Que roubo!! A eliminatória ficava igualada, mas estranhamente (ou talvez não) os russos deixaram de pressionar tanto. Parecia que queriam levar o jogo para prolongamento (aliás, desde este jogo, em que estiveram a jogar 84’ com mais um e sempre na retranca, só conseguindo marcar quase por favor perto do fim, que nunca percebi muito bem que raio de futebol estes tipos praticam; e se é para jogarem assim, escusam de gastar milhões em jogadores…). Logo a seguir ao golo, o Lindelof tem uma cabeçada perigosíssima num canto, com o Lodygin a fazer uma defesa impossível, mas o Zenit também teve uma excelente oportunidade, com o Ederson a fazer muito bem a mancha ao Dzyuba. Pouco antes do golo, o Rui Vitória já tinha feito entrar o Jiménez para o lugar do Mitroglou e o mexicano justificou a contratação pelo Benfica com uma bomba do meio da rua aos 85’, que o Lodygin defendeu para a barra, ficando a bola a saltitar à frente da baliza para o Gaitán, muito rápido de cabeça, só ter que encostar. Foi o delírio! Empatávamos com toda a justiça e tínhamos a eliminatória à mercê, embora ainda faltassem para aí 10’ e eu estivesse com muito medo do húngaro que estava a arbitrar o jogo. Mas felizmente a nossa baliza nunca esteve verdadeiramente em perigo. O Rui Vitória fez entrar o Talisca já nos descontos e na última jogada do jogo, aos 95’, o brasileiro deu-nos a vitória com um remate de pé direito. Ainda por cima, ganhámos o jogo! Foi a cereja no topo do bolo!

Em termos individuais, destaco indiscutivelmente o Fejsa. Que jogão! Controlou toda a sua zona, fartou-se de cortar bolas, deu luta ao Hulk, parecia que estava em todo o lado. Grande jogo igual e novamente do Lindelof, bem secundado pelo seu improvisado companheiro de sector Samaris. O Nelson Semedo, que tinha estado um susto frente ao U. Madeira, portou-se muitíssimo bem, assim com o Eliseu, com imensa experiência (espero bem que as notícias da sua possível renovação sejam verdadeiras; não é um génio, mas um tipo de jogador que faz sempre falta num plantel, além de que é titular indiscutível). O Renato Sanches não está na superforma em que já esteve, mas continua imprescindível. Jogo menos conseguido do Pizzi, à semelhança dos últimos e também do Gaitán, embora este com a enorme ressalva de ter marcado o golo da igualdade. O Jonas e o Mitroglou fartaram-se de lutar na frente, e a entrada do Jiménez foi decisiva. Aliás, ambos os suplentes, também o Talisca, tiveram participação directa no resultado.

Conseguimos a qualificação para as oito melhor equipas da Europa, alinhando sem 4/5 da nossa defesa titular. Repito: tivemos quatro titulares de fora na defesa! Ou seja, ganhámos ao campeão russo na sua casa nos oitavos-de-final da maior competição do mundo sem o Júlio César, o Luisão, o Jardel e o habitual titular à direita, André Almeida. Na época passada, o Ederson jogava no Rio Ave, o Nelson Semedo e o Lindelof na equipa B, e o Samaris a trinco. Ouvi o David Borges na SIC Notícias no final do jogo a dizer que não tinha sido uma qualificação épica, nem brilhante… Foi lá agora…!!!

P.S. – É obrigatório deixar uma palavra para o Rui Vitória. Nunca acreditei que isto fosse possível, mas o mérito é todo dele. A maneira como os jogadores vão entrando na equipa, em jogos a doer, e não se nota quebra de rendimento só tem um responsável: Rui Vitória. Estou a engolir o sapo com enorme satisfação!

P.P.S. – Vitória no WC com ida para o 1º lugar, 40 anos e quartos-de-final da Champions. Que semana de sonho!!!

Sem comentários: