origem

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Fácil

Vencemos o V. Setúbal novamente por 3-0 e, mantendo a distância de quatro pontos para os assumidamente corruptos, alargámos para nove em relação à lagartada, que foi empatar ao Restelo com um golo aos… 94’ (espero que não tenham festejado, já que nos recriminaram tanto por o termos feito na semana passada).

Quando o jogador do momento – o grande Jardel – inaugurou de cabeça o marcador aos 9’ na sequência de um canto bem marcado pelo Pizzi, fiquei logo mais descansado. Pelo que se viu na 4ª feira, o V. Setúbal muito dificilmente teria capacidade para nos criar problemas estando nós em vantagem. E só o fez por uma única vez, num livre para a área, quando um avançado deles com a mão(!) proporcionou ao Artur uma intervenção de recurso. Ainda sem o Gaitán, mas desta vez com o Ola John em melhor plano, fomos criando algumas oportunidades pelo Salvio (de cabeça), pelo Maxi (que embateu no peito de um defesa sobre a linha) e pelo Luisão (também de cabeça). Aos 40’, praticamente sentenciámos a partida ao fazer o 2-0 pelo Lima, num bom remate de primeira de pé esquerdo, depois de uma assistência do Ola John na esquerda. Os jogadores adversários protestaram empurrão do Ola John na jogada, mas, apesar de ele colocar o braço para ganhar o lance, é a velha questão da intensidade. Acho que o defesa, se quisesse, poderia não ter caído e, além disso, ele nem vai logo reclamar com o árbitro.

Se na 1ª parte o V. Setúbal ainda teve uns quantos remates fora da área para testar o Artur, que os defendeu a todos sem dificuldades de maior, na 2ª praticamente não existiu em termos atacantes. Quanto a nós, o Lima foi tentando o bis por algumas vezes, o Luisão teve um chapéu que saiu ligeiramente por cima e o Jonas estava em dia não no capítulo de rematar à baliza. Faltava um golo para a tranquilidade absoluta e ele surgiu aos 71’ num roubo de bola do Salvio para assistir o Lima de cabeça. Boa rotação de cabeça do brasileiro a fazer lembrar o Rui Águas e o João V. Pinto. Estava tudo decidido e o Jesus resolveu dar minutos ao Gonçalo Guedes e ao Ruben Amorim. Até final, o guardião adversário, Ricardo Baptista, fez uma defesa incrível com o pé a um remate do Jonas que tinha sido desviado por um defesa.

Em termos individuais, destaque óbvio para o Lima com dois golos e também para o Pizzi. Gostei bastante dele, com muita qualidade no passe e boas desmarcações para os companheiros, o que é especialmente importante nesta altura, em que o Talisca começa a acusar o facto de estar há um ano consecutivo a jogar. O Salvio na direita melhorou em relação a jogos anteriores, assim como o Ola John na esquerda, que parece inclusive mais magro. Outro que está em nítida subida de forma é o Samaris, mas levou um amarelo e não vai jogar em Moreira de Cónegos. Palavra igualmente para o Jardel, que atravesse indubitavelmente o melhor período desde que chegou ao Benfica.

Esta exibição do V. Setúbal, à semelhança da do Boavista há duas semanas, por exemplo, prova que há equipas a mais na I Liga. E falo destas duas para nem referir o Penafiel, Gil Vicente e Académica, que estão em posição de descida. Dão pouca réplica e assim que sofrem um golo o jogo poderia acabar logo aí.

Como infelizmente vamos ver a Europa do sofá durante esta semana, resta-nos esperar que esses jogos façam mossa nos nossos adversários. É que era muito bom podermos voltar a ter a margem de distância que já tivemos.

Sem comentários: