origem

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Treino

Vencemos o Arouca por 4-0 e só precisamos de um ponto para nos qualificarmos para as meias-finais da Taça da Liga. Foi uma partida em que o Jesus aproveitou para fazer grandes mudanças, mas em que repetimos o resultado do campeonato.

Com o regresso do Sílvio e as estreias a titular do Gonçalo Guedes e Rui Fonte (este em estreia absoluta pela equipa principal), a 1ª parte foi mais agradável do que a 2ª, principalmente porque o Arouca ainda tentou disputar o jogo neste período. Tivemos um par de ocasiões antes de haver um penalty indiscutível a nosso favor aos 30’ do qual resultou a expulsão de um adversário, que rasteirou o Rui Fonte impedindo-o de acertar na baliza quase deserta. O Pizzi, apesar de duas paradinhas que me irritam sobremaneira, enganou o guarda-redes e abriu o marcador. Aos 42’, acabámos de vez com a partida, com o Cristante a fazer o 2-0 num potente remate fora da área, num lance em que a bola sofreu um desvio de um defesa que enganou o guarda-redes.

Na 2ª parte, o Jesus fez entrar o Salvio e o Jonas para os lugares dos dois estreantes e, apesar de o brasileiro ter tido logo uma cabeçada perigosíssima nos minutos iniciais, o jogo baixou de qualidade, porque o Arouca não passava do seu meio-campo e nós também não tínhamos grande vontade de acelerar uma partida que já estava ganha. Só o fizemos nos últimos 10’ em que obtivemos dois golos em minutos consecutivos (83’ e 84’): aberturas do Pizzi em ambos os casos para o Jonas e Derley fazerem as jogadas para o Salvio e o mesmo Jonas concretizarem.

Em termos individuais o Pizzi destacou-se por estar envolvido em três dos quatro golos, mas atirou por cima num lance em que tinha a baliza praticamente escancarada. Voltei a gostar da capacidade de luta do Derley e só é pena que lhe tenha ficado a faltar um golo, objectivo que persegue há muito tempo. O Gonçalo Guedes ainda tem muito que crescer e o Rui Fonte confirmou algo que já suspeitava que é de ter um bom toque de bola. Saído de uma lesão não pode apresentar um ritmo muito elevado. Boa partida igualmente por parte do Cristante, se bem que o Arouca foi inofensivo. De negativo realçar só a lesão do César, que não se sabe se estará apto para o Marítimo, embora o Jesus tenha vindo garantir que tanto o Luisão como o Lisandro estarão disponíveis para essa importante partida.

Este jogo foi um bom treino para as verdadeiras finais que se aproximam (Madeira e Paços de Ferreira). Entre elas, haverá a ida a Moreira de Cónegos para (espera-se) selar a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga. Vai ser uma semana muito intensa com três partidas fora.

Sem comentários: