origem

domingo, janeiro 11, 2015

Melhor do ano

Vencemos o V. Guimarães por 3-0 na nossa melhor exibição da época até ao momento. O timing não poderia ser mais apropriado, porque foi o jogo em que se homenageou o grande Eusébio por ocasião do primeiro aniversário da sua morte. Com esta vitória, mantivemos a distância para o CRAC e vamos ver como é que a lagartada se vai sair neste domingo em Braga.

Ainda com o Luisão lesionado, mas já com o Eliseu em campo e o Salvio no banco, tivemos uma entrada a todo o gás. O Gaitán viu o corpo do guarda-redes Assis defender um remate seu, mas marcámos logo aos 14’: livre do mesmo Gaitán para a área e grande cabeceamento do Jonas. Numa partida perante o terceiro classificado, que se antevia muito difícil, era essencial inaugurarmos o marcador o mais cedo possível e assim aconteceu. O golo galvanizou-nos e embalámos para uns primeiros 45’ de excelência. Atirámos três(!) bolas aos postes (Gaitán, Talisca e Jonas) em apenas 14 minutos, mas perto do final da 1ª parte, foi o Júlio César a salvar-nos do empate, com uma defesa por instinto num canto, seguida de um alívio com o pé, quando estava no chão. Cheguei ao intervalo maravilhado com a nossa exibição, mas com uma sensação de déjà vu. O meu medo era que na 2ª parte baixássemos o ritmo e somente um golo de vantagem poderia ser curto. Além disso era tremendamente injusto para o que produzimos.

Felizmente que isso não aconteceu, porque mantivemos a pressão após o intervalo. Aos 54’, demos um golpe muito forte nas aspirações do V. Guimarães com o 2-0: grande jogada do Lima pela direita, centro para a área, o Ola John falhou o remate com o pé direito, mas teve sorte com o ressalto e a bola ficou ao jeito do seu pé esquerdo, que fuzilou a baliza. Este golo veio acalmar (e de que maneira) as tentativas do V. Guimarães, que entregou o jogo a partir daqui. Nos últimos 10’, o Jesus fez as substituições e o Salvio teve participação no terceiro golo, ao cruzar para o Gaitán concluir. Até final, o Júlio César ainda conseguiu impedir o golo adversário num remate forte.

Destaque individual para o mágico Gaitán: uma assistência e um golo não está nada mal, mas para além disso ainda teve pormenores de grande classe. Fez-lhe bem a braçadeira de capitão na sequência da lesão do Luisão e de castigo do Maxi Pereira. O Ola John melhorou em relação a partidas anteriores, com a mais-valia de ter marcado o golo da tranquilidade. O Jonas voltou a marcar um grande golo de cabeça e o Lima, apesar de ter ficado em branco, fartou-se de batalhar, como é seu hábito. O Samaris também está muito mais consistente e o Talisca subiu de produção em relação a Penafiel (apesar de ter ficado em branco desta vez). Na defesa, o Júlio César é um senhor e o regressado Eliseu fez-se valeu da sua experiência para anular o Hernâni, o mais perigoso dos vimaranenses. Os centrais (César e Jardel) estiveram atento durante o jogo todo, bem como o André Almeida, que é dos jogadores mais úteis que temos.

A meio da semana recebemos o Arouca para a Taça da Liga e espera-se alguma rotação na equipa. É que o jogo do próximo fim-de-semana é nos Barrreiro e é o primeiro de três saídas seguidas que serão fundamentais (mais Paços de Ferreira e lagartada). Acho que muito do campeonato se vai decidir nestes jogos, pelo que esta subida de produção é muito bem-vinda nesta altura.

P.S. – O sr. Rui Gomes Costa sabe mesmo como é que se controla um jogo…

Sem comentários: