origem

segunda-feira, março 10, 2014

Modelar

Vencemos o Estoril por 2-0 e, com o empate da lagartada em Setúbal (2-2), aumentámos a distância para sete pontos (oito na prática) em relação ao 2º classificado. Foi uma partida mais fácil do que se previa, porque não só entrámos bem no jogo fazendo o 1º golo muito cedo, como começámos a fazer a “gestão” do resultado só depois de ter feito o 2-0. Algo que, depois dos sustos das duas últimas jornadas, deveria servir de modelo para o resto da época. Parece que aprendemos a lição. Ainda bem!

De facto, não poderíamos ter entrado melhor com o golo do Luisão de cabeça na sequência de um canto logo aos 6’. O Estoril tem uma óptima equipa, troca muito bem a bola, mas, ao contrário das duas partidas anteriores, nós não baixámos o ritmo e respondíamos sempre em rápidos contra-ataques. Ao 19’, o Gaitán (que já tinha marcado o canto do golo) abriu bem para o Siqueira, que cruzou em balão para a área e o Rodrigo fez o 2-0. Três oportunidades (o Lima isolado já tinha permitido a defesa ao Vagner logo no início do jogo) e dois golos era uma excelente média. Até ao intervalo, o Lima ainda falhou à boca da baliza a hipótese para resolver de fez o jogo, e o Maxi e Fejsa viram amarelos que os vão impedir de alinhar na Choupana. O Estoril teve mais posse de bola, mas nós estamos a defender realmente bem e não eles criaram praticamente chance nenhuma de golo.

A 2ª parte foi melhor, porque tivemos mais bola e, tal como disse o Jesus, passámos ao lado de uma possível goleada. O fiscal-de-linha anulou muito mal o nosso 3º golo, porque o Lima estava mais do que em jogo e ainda tivemos outras oportunidades pelo mesmo Lima e Rodrigo, este numa arrancada impressionante desde o meio-campo, que culminou num remate com o pé direito defendido pelo guarda-redes. O Estoril criou perigo num remate logo no início da 2ª parte, que saiu ao lado, e num livre do Evandro perto do final, em que a bola foi desviada pela barreira e bateu no poste. Nos últimos minutos do jogo e com o golo do empate do V. Setúbal, o estádio entrou em ebulição. Futebol às 17h, com jogos em simultâneo e a ouvir pela rádio o que se passa na outra partida dá outra emoção e faz-me lembrar os saudosos tempos antigos. Foi muito bom poder recordá-los, ainda por cima com um final feliz para nós.

O Gaitán voltou a ser o melhor do Benfica e está indiscutivelmente na melhor forma de sempre. O Rodrigo também se destacou não só pelo golo, como principalmente pela arrancada na 2ª parte. A defesa esteve quase perfeita e tivemos a “estrelinha de campeão” naquele livre a 10’ do fim que nos poderia ter dado uns últimos minutos de sofrimento. O Fejsa foi muito importante como barreira ao meio-campo adversário e (ao contrário de Belém) não se descontrolou com o amarelo visto logo aos 8’. Desta vez, o Rúben Amorim não entrou tão bem como nos últimos jogos e o Salvio continua à procura da sua forma.

Temos uma óptima vantagem em relação aos rivais e, numa qualquer outra época que não fosse a que se segue à passada, certamente já teríamos entrado em euforia. Assim sendo, é melhor ir com calma, apesar de os outros quererem (e compreensivelmente) que já comece a haver “reservados” espalhados pelas rotundas deste país. AINDA BEM que não é assim! Agora é apontar baterias para White Hart Lane, porque a carreira na Liga Europa tem que continuar.

P.S. – A lagartada está em polvorosa com a arbitragem do Sr. Vasco Santos em Setúbal. Feitas as contas, objectivamente foram prejudicados num lance (no 1º golo do V. Setúbal, o jogador está ligeiramente adiantado), porque os outros erros anularam-se mutuamente (há um golo mal anulado à lagartada, mas no seu 1º golo é muito duvidoso que a bola tenha entrado; e ambos os penalties para as duas equipas não existiram). Antes deste jogo, a lagartada estava cinco pontos (seis na prática) atrás de nós (já tendo jogado connosco) e com quatro sobre o CRAC (que defronta na próxima jornada). Se perdesse para a semana e ganhasse todos os outros jogos até final, poderia não ser campeão, mas teria o 2º lugar garantido. Depois deste jogo, com os mesmos resultados, perde o 2º lugar. Eu sei que a lagartada só vê vermelho à frente e acha que todos os males do mundo são culpa do Benfica, mas é só pensar um bocadinho e ver quem é que beneficia mais directamente do que se passou em Setúbal. Ah, é verdade, será certamente só coincidência que o Sr. Vasco Santos (cujo historial contra nós convém não esquecer) seja da AF Porto…

Sem comentários: