origem

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Eficácia

Vencemos em Paços de Ferreira por 2-0 e mantivemos a liderança isolada da Liga com as mesmas distâncias para os rivais. Apesar de os visitados estarem em último lugar, foi uma partida bem complicada e muito por culpa nossa.

A 1ª parte foi verdadeiramente assustadora. Esteve ao nível da de Barcelos. Minto: foi pior ainda porque não tivemos uma única oportunidade de golo! Para além disso, o Sr. Duarte Gomes amarelou três dos jogadores da nossa defesa, dois dos quais por protestos, pelo que estava mesmo a ver uma repetição do filme de Barcelos na 2ª parte a jogarmos com 10… O Paços dava muita luta, chegava constantemente mais cedo às bolas do que nós, mas também é verdade que não criou perigo nenhum. No entanto, valha a verdade, o objectivo deles não era a nossa baliza.

A 2ª parte foi bastante diferente, porque o Paços não conseguiu manter o nível de pressão do 1º tempo e tivemos mais espaços. O Lima e o Luisão poderiam ter feito melhor em duas ocasiões, mas foi o Garay a abrir o marcador aos 54’ depois de um óptimo centro do Ruben Amorim (titular no lugar do castigado Enzo Pérez). O mais difícil estava feito e agora era só uma questão de não haver desconcentrações na defesa. Claro que um segundo golo tranquilizaria ainda mais a equipa e foi novamente o Ruben Amorim a iniciar a jogada que culminou com uma arrancada do Markovic para fuzilar o guarda-redes. Estávamos no minuto 68’ e a sorte do jogo ficou logo decidida. Até final, conseguimos não permitir que o adversário tivesse uma única grande oportunidade de golo, mas também não pressionámos muito mais para marcar o terceiro. De certo que o jogo de 5ª feira frente ao PAOK passou a estar na mente dos jogadores.

Em termos individuais, o Ruben Amorim foi o melhor, estando presente nos dois golos e subindo claramente de produção na 2ª parte. O futebol é fértil nestas coisas: o Markovic estava completamente desastrado, com quase tudo a sair-lhe muito mal e depois marca um golão daqueles! O Gaitán também manteve o nível alto, mas estará de fora frente ao V. Guimarães por ter visto amarelo. Assim como o Maxi Pereira. O Oblak foi mais um dos espectadores e deveria ter pago bilhete. Os centrais (Luisão e Garay) continuam irrepreensíveis.

A parte boa desta partida (descontando o óbvio facto de termos ganho) é que a equipa nunca se perdeu em campo e não entrou em ansiedade depois daquela péssima 1ª parte. O que demonstra bastante maturidade competitiva. De destacar mais uma vez a forma como estamos a defender, tendo sofrido apenas um golo nos últimos 11 jogos. O Oblak explica alguma coisa, mas não tudo. Agora vem a Liga Europa e, se é verdade que o campeonato é o mais importante, convinha não desperdiçar a oportunidade de aumentar uns pontinhos no nosso ranking europeu. Além de que uma equipa vinda da Champions não pode ficar pelos 1/16 de final.

P.S. – Tal como referi aqui, neste fim-de-semana conquistámos o primeiro troféu da época.

1 comentário:

Nené disse...

Excelente crónica.
O duarte gomes fez mais uma das dele. Passou totalmente incólume. Apenas na Antena 1 ouvi um comentário pouco abonatório. Na tv é uma vergonha. Incluindo os cumentadeiros supostamente benfiquistas.
Até Maio temos muitos duartes gomes para trucidar.
Grande BENFICA. Mais uma vitória limpinha. Nem assim abrem os olhos, os cornos mansos do Benfica!