origem

domingo, dezembro 16, 2012

Confiança

Goleámos o Marítimo por 4-1 e, com o adiamento do jogo do CRAC em Setúbal por causa o mau tempo, iremos terminar 2012 isolados na frente do campeonato. Foi uma vitória absolutamente indiscutível e até mesmo lisonjeira para os insulares.

Entrámos fortes na partida e o Marítimo quase não conseguia sair do seu meio-campo. Algumas más decisões na altura decisiva (Salvio, por exemplo) impediram-nos de chegar à vantagem e de uma forma absolutamente fortuita o adversário marcou aos 25’, beneficiando de um ressalto na área depois de um livre. Vê-se na TV que o jogador está ligeiramente adiantado, tornando este lance ilegal. A diferença do Benfica do Jesus para outros não muito distantes é que não nos desconcentramos nada quando sofremos um golo. Continuamos bastante confiantes nas nossas potencialidades e a fazer de tudo para alterar o rumo das coisas. Pouco depois o Cardozo falhou isolado na cara do guarda-redes, mas redimiu-se aos 34’ ao fazer o empate na sequência de uma assistência do Salvio depois de um centro do Ola John. Foi mesmo só encostar. Até ao intervalo quer o Melgarejo (que deveria ter passado para o Salvio que estava sozinho), quer o mesmo Salvio poderiam ter-nos dado a vantagem no marcador.

Na 2ª parte, o cariz da partida não se alterou e continuou a haver só uma equipa em campo. Uma cabeçada do Lima foi à figura, mas chegámos ao golo aos 64’ através de um penalty. No campo pareceu-me falta clara, mas visto na TV já não parece tão evidente. De qualquer maneira, é inegável que o adversário toca com o braço na bola e dá a sensação que movimentou ligeiramente o corpo para o fazer. Benefício da dúvida para o Sr. Hugo Pacheco, que fez uma arbitragem bastante razoável. Esta nova maneira de o Cardozo marcar penalties (a correr muito devagarinho e a depender de enganar o guarda-redes para a bola entrar) provoca-me vários AVCs, mas a bola lá entrou. O segundo amarelo do jogador que provocou o penalty fez-nos jogar em vantagem numérica até final, pelo que só muito dificilmente a vitória nos escaparia. Ainda para mais, porque aos 69’, o Tacuara completou o hat-trick numa recarga depois de uma insistência do Lima, que viu um defesa salvar um remate seu que ia para golo. Até final, ainda acrescentámos mais um aos 88’ através do Rodrigo (que tinha substituído o Cardozo) a finalizar uma assistência de cabeça do Melgarejo depois de uma magnífica abertura do Matic.

Quem marca três golos num jogo (e poderiam ter sido quatro, não é Cardozo…?) merece obviamente destaque, mas não seria nada justo deixar de realçar a enorme exibição do Matic. Quer a defender quer a construir, o sérvio foi sublime! A partida esforçada do Lima merecia ter-lhe rendido um golo e o Ola John voltou a ser desconcertante na esquerda. Do lado oposto, o Salvio, pese embora toda a sua classe, não atravessa de facto um momento exuberante. A entrada do Enzo Pérez no início da 2ª parte a substituir o André Gomes fez toda a diferença na dinâmica do nosso ataque. O Maxi teve uma entrada disparatada na 1ª parte que lhe valeu um amarelo, o que lhe vai permitir cumprir o castigo frente ao Estoril e depois jogar frente ao CRAC.

Foi uma exibição muito boa e comentava com os meus colegas de bancada que não me lembro de nenhuma equipa na Luz a quem fosse tão imerecido marcar um golo, já que nem uma oportunidade teve. Daí que o Pedro Martins teve a hombridade no final de não se desculpar com o penalty pretensamente duvidoso para justificar a derrota: o Benfica foi melhor e ponto final. Atravessamos provavelmente o melhor período da época e agora temos que nos preparar para o terrível início de Janeiro que vamos ter, com jogos a cada três dias.

2 comentários:

tma disse...

Relativamente ao lance do penálti:
desde aquele Benfica-Nacional, com o golo anulado ao Cardozo após ressalto no braço do Miguel Vítor (que estava caído e de costas para a bola) que ficou claro para mim que a intencionalidade, neste tipo de lances, é irrelevante.
O Roberge tirou partido de ter cortado a bola com o braço (impediu que chegasse ao Matic), por isso não tenho dúvidas quanto ao penálti.

tma disse...

Já agora, é óbvio que para os jogos das taças o Benfica vai ter de fazer rotação do plantel.
Se contra o Aves não creio ser problemático, contra a Académica acho que estamos todos a "pagar o preço" em função do jogo com os andrades.

O pior é nos calhar um adversário difícil nos 1/4 de final da taça...