origem

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Senda vitoriosa

Vencemos em Olhão por 2-1 e, com o empate entre o Moreirense e a Académica, já estamos isolados na frente do nosso grupo na Taça da Liga. Com uma equipa constituída por muito habituais suplentes, não fizemos uma grande exibição, mas o aumento de ritmo na 2ª parte permitiu-nos chegar à (justa) vitória.

Na 1ª parte, o Rodrigo mostrou logo de início que não atravessa um bom momento, ao falhar dois golos feitos nos minutos iniciais. O Olhanense também teve uma ou outra oportunidade, mas felizmente não conseguiu marcar. O adversário pressionou-nos em quase todo o campo e tivemos sempre grandes dificuldades em ligar o jogo. Claro que a desinspiração de alguns jogadores (com o Bruno César à cabeça) também não ajudou nada.

A 2ª parte principiou praticamente com o golo do Olhanense (47’) depois de um mau alívio do Paulo Lopes. A partir daqui, o jogo foi totalmente nosso. Os algarvios não conseguiram, como se esperava, manter a pressão em todo o campo, e as entradas do Lima e Salvio ajudaram a que passássemos a criar muito mais volume atacante. Falhámos umas três ou quatro oportunidades e só restabelecemos a igualdade aos 69’ através do Rodrigo, depois de uma assistência do Jardel na sequência de um livre. Logo a seguir, o Lima falhou escandalosamente o 1-2, mas redimiu-se aos 87’ quando o conseguiu numa recarga a um remate do Salvio, que o Ricardo defendeu contra um colega. Foi mesmo só encostar e estava feita justiça no marcador, permitindo-nos a primeira vitória em Olhão desde o regresso deles à I Liga há três anos.

Em termos individuais, nenhum jogador se destacou por aí além. O Gaitán terá sido dos mais interventivos, assim como o Jardel, que esteve irrepreensível na defesa e ainda fez uma assistência. O Paulo Lopes esteve seguro e foi pena o mau alívio. O Lima mexeu com a equipa, mas falhou por duas vezes na concretização. Apesar do (bom) golo que marcou, o Rodrigo continua muito inconsequente. O Nolito melhorou bastante na 2ª parte, assim como o Luisinho, eles que estiveram muito mal na 1ª. O Bruno César voltou a passar completamente ao lado da partida e ainda se aguarda que jogue qualquer coisa de jeito este ano. Os Andrés cumpriram sem brilhantismo, assim como o Enzo Pérez, que ainda tenta readquirir a forma antes da lesão. Finalmente, o Sidnei voltou a mostrar que não é alternativa.

Depois do empate no outro jogo, esta vitória garantiu-nos uma posição bastante vantajosa para a qualificação. Convém consegui-la o mais depressa possível, porque vamos ter um mês de Janeiro terrível em termos de jogos e era bom que chegássemos à 3ª jornada em casa com a Académica já apurados, porque esse jogo é três/quatro dias antes da recepção ao CRAC.

Sem comentários: