origem

sábado, setembro 29, 2012

Lima

Vencemos em Paços de Ferreira (2-1) e, com o empate hoje do CRAC em Vila do Conde, voltámos à liderança do campeonato com mais um golo marcado. Foi uma vitória muito complicada perante uma equipa que nos criou bastantes problemas, especialmente na 1ª parte. Mas a justiça é inquestionável como o treinador adversário, Paulo Ferreira, veio reconhecer no final (coitado, este só chegou agora e ainda não percebeu bem o que se pode ou não dizer publicamente…).

Mal o jogo começou houve logo uma falha de luz que o interrompeu durante alguns minutos. Mas, quando se retomou a partida, pareceu que nós ainda ficámos a dormir. Sofremos um golo aos 16’ quando o Salvio não acompanhou o lateral que pôde centrar à vontade e o Jardel se deixou antecipar pelo avançado (estou convencido que com o Luisão a bola não teria entrado). Felizmente conseguimos empatar logo a seguir, num frango do Cassio muito bem aproveitado pela ratice do Lima. Até ao intervalo tivemos mais uma soberana ocasião, mas o Salvio falhou o remate quando tinha a baliza escancarada.

Na 2ª parte, o Jesus colocou o Gaitán no lugar do Nolito e melhorámos a nossa produção. Não acho que o espanhol estivesse muito mal, mas o que é certo é que a substituição melhorou o rendimento da equipa. Começou o festival de oportunidades falhadas, a bola do Gaitán que vai ao poste depois de novo frango do guarda-redes é inacreditável, o picar de bola ao lado do Enzo Pérez também deveria ter tido melhor sorte, mas lá fizemos o golo da vitória aos 72’ novamente pelo Lima. Jogada de insistência pela direita, com a participação do Rodrigo, Maxi e Gaitán e o brasileiro a não falhar. Até final, continuámos a desperdiçar oportunidades, mas o Paços só criou perigo num remate cruzado, se considerarmos que na magnífica defesa do Artur foi assinalado um fora-de-jogo.

Como não sou revisionista nem apago a história à maneira estalinista, digo já muito claramente: quando o Lima veio para o Benfica por 4,5 M€, a seis meses de ficar um jogador livre, e na sequência das saídas do Nélson Oliveira e Saviola, torci bastante o nariz. Achei mesmo desnecessário, até porque o último melhor marcador do campeonato que tínhamos contratado se chamava… Marcel. 106 minutos e três golos depois, é com grande prazer que admito que estava errado. O Lima é de facto um matador e praticamente que já se pagou. Voltei a gostar bastante do Enzo Pérez na posição do Witsel e o Melgarejo cumpriu mais uma vez. Ao invés, o Maxi Pereira parece-me muito longe da melhor forma, o Salvio também não teve um jogo muito feliz (apesar de quase ter marcado um golão), assim como o Rodrigo.

Foi bom termos conseguido uma vitória ultrapassando uma desvantagem no marcador, voltamos a estar em 1º lugar e agora é descansar bem para recebermos a melhor equipa da história do futebol na próxima 3ª feira. É um jogo em que não temos nada a perder e portanto só temos que desfrutar dele.

3 comentários:

A'guia de Santo Tirso disse...

Está muito bom.
Mas podes por mais cachaça .

Manuel disse...

Parabéns pelo reconhecimento do erro na questão do Lima. Fossem todos os benfiquistas assim...

Pessoalmente acho que foi uma grande contratação. E para quem está informado, foi uma grande derrota do Porto.

GuachosVermelhos disse...

Boa!
estou muito mais descansado;
Quando luisão regressar, nunca mais sofreremos um golo!
mais ou menos como quando Artur substituiu Roberto na baliza...