origem

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Isolados

Goleámos em Leiria por 4-0 e, com o empate do CRAC no WC no Sábado, isolámo-nos finalmente na frente com dois pontos de vantagem. Desde a altura em que fomos campeões que isso não acontecia, pelo que não poderíamos ter iniciado 2012 de melhor forma.

Curiosamente, voltámos a não entrar bem na partida, tal como em Guimarães. Marcámos relativamente cedo, aos 9’ num golão do Bruno César, mas antes disso o Maxi Pereira salvou uma bola em cima da linha numa boa jogada do Djaniny (de quem se diz poderá ser nosso reforço para o ano). E durante os primeiros 20’, sentimos algumas dificuldades perante a velocidade dos atacantes da U. Leiria. Ao invés, parecia que estávamos a sentir a falta do Aimar, por lesão, e as transições para o ataque não saíam com a desenvoltura habitual. Mas a partir de meio da 1ª parte serenámos e assumimos o controlo da partida para não mais o perder até final. O Rodrigo isolado e o Cardozo tiveram boas oportunidades, mas chegámos ao intervalo sem alterações no marcador.

Logo no início da 2ª parte, o Cardozo atira de joelho à figura do Gottardi, que vinha de defender um remate do Rodrigo. Pouco depois, aos 48’ uma excelente abertura do mesmo Rodrigo proporciona ao Cardozo atirar uma bomba de fora da área sob o lado esquerdo. Um golo à Tacuara! Estávamos donos e senhores da partida, a U. Leiria praticamente não conseguia chegar à nossa área, mas mesmo assim não abrandámos o ritmo (coisa que se fazia muitas vezes na primeira parte da época) e marcámos mais dois golos ambos pelo Rodrigo, aos 73’ e 76’. O primeiro num desvio com muita classe a uma boa abertura do Bruno César e o segundo a culminar uma óptima jogada atacante pela direita, com toque artístico do Bruno César e centro do Maxi. Até final, deu para o Jesus rodar a equipa e colocar inclusive o Rodrigo Mora em campo, que ofereceu uma bola ao guarda-redes, quando estava só com ele pela frente.

O destaque individual vai inteirinho para o Bruno César. Continuamos com os extremos em alta e, se não é o Nolito a brilhar, não faz mal que está lá o Bruno César, que com um golo e participação directa noutros dois terá feito a melhor exibição desde que chegou ao Benfica. Com um bis e uma assistência, o Rodrigo também esteve em grande, assim como o Cardozo que vai no quinto jogo consecutivo a marcar. Sempre “fraquinho” e “lento”, este Tacuara… O Nolito não foi tão decisivo como em partidas anteriores, mas é muito constante na luta que dá. Todos os outros estiveram genericamente bem, só o Emerson continua a ser um pouco o patinho feio da equipa. Não o acho uma catástrofe completa, mas para aquele nível de mediania, não fazia mal nenhum arranjarmos um português e não gastar uma vaga de estrangeiro com ele…

Este jogo era importantíssimo, porque desde a 5ª jornada a 18 de Setembro que estávamos igualados no 1º lugar com os assumidamente corruptos. E era imprescindível não deixar escapar esta oportunidade para nos destacarmos na frente e colocarmos também os lagartos a oito pontos de distância. Ainda por cima, com um resultado gordo, que, nestes tempos de crise em que vivemos, muito agrada a quem tem o cartão de crédito do Benfica…!

Sem comentários: