origem

sábado, dezembro 17, 2011

Goleada natalícia

Tal como na época passada, o último jogo do ano foi frente ao Rio Ave em casa e mais uma vez voltámos a golear (5-1). Foi uma exibição bastante agradável, com grande eficácia na concretização, embora o resultado esconda um pouco as dificuldades que sentimos na 1ª parte, em que até começámos a perder. Mas os últimos 11’ do 1º tempo foram fantásticos e marcámos três golos neste período, acabando com as dúvidas frente ao vencedor.

Até entrámos bem na partida, com muito mais dinâmica do que nos paupérrimos jogos anteriores, mas o Rio Ave chegou à vantagem aos 24’. Nós não nos desconcentrámos e pressionámos ainda mais o adversário, com o Saviola a reaparecer em bom plano e o Nolito a ser um quebra-cabeças na esquerda. Chegámos à igualdade aos 34’ pelo Cardozo num penalty indiscutível por braço de um defesa. E logo no minuto seguinte, colocámo-nos em vantagem numa grande jogada do Nolito, culminada com um golo de ângulo quase impossível. Era muito importante para tranquilizar a equipa que não fôssemos para o intervalo a perder e fizemos melhor do que isso. Fomos a ganhar e não por um, mas sim por dois golos de diferença, já que o Saviola fez o 3-1 no último minuto, depois de um toque maravilhoso do Aimar.

Entrámos de um modo fantástico na 2ª parte, com a estreia do Garay a marcar com a gloriosa camisola, numa boa antecipação de cabeça na sequência de um livre do Aimar aos 47’. Se dúvidas houvesse, ficaram logo dissipadas. A equipa tirou um pouco o pé do acelerador e permitimos que o Rio Ave tivesse mais bola, sem no entanto criar perigo. Aos 77’ fechámos a contagem, com um bis do Nolito, numa jogada estudada na sequência de um canto. O Jesus aproveitou para dar minutos ao Nélson Oliveira, entrando igualmente o Rodrigo e o regressado Gaitán. O resultado estava feito e duas ou três boas defesas do guarda-redes, Huanderson, impediram o seu avolumar, principalmente a remates do Rodrigo.

Em termos individuais, o destaque vai inteirinho para o Nolito. Desde o 1º minuto que estava a dar nas vistas e abrilhantou a sua exibição com dois golos. Se no ano passado foi o Salvio que se começou a mostrar neste jogo, pode ser que este ano tenhamos o regresso do Nolito, depois de um fulgurante início de época. Espero que o Jesus se tenha convencido de vez a não o deixar tantas vezes no banco… Como não o tenho elogiado ultimamente, acho que é merecido referir também o Saviola, que se apresentou mais dinâmico do que nos últimos tempos. O Cardozo marcou pelo 3º jogo consecutivo e também correu mais que o costume. O Aimar continua a espalhar magia pelos relvados e o Garay finalmente lá se estreou a marcar pelo Benfica. O Artur continua a fazer tudo com uma calma impressionante, mas não percebi os três passes consecutivos para fora, quando tentava pôr a bola nos laterais. Menos bem esteve o Maxi Pereira, que foi muitas vezes batidos pelo extremo contrário.

Finalmente um jogo calmo na Luz e vamos para a pausa natalícia com um espírito mais alegre. Depois de vários jogos seguidos a marcar apenas um golo, tirámos a barriga de misérias e esperemos que esta senda goleadora se mantenha no novo ano.

Sem comentários: