origem

sexta-feira, maio 06, 2011

Indesculpável

Ao fim de 29 jogos consecutivos e seis meses depois, escolhemos o pior jogo possível para voltarmos a não fazer golos frente a equipas nacionais: perdemos 0-1 em Braga e fomos eliminados na meia-final da Liga Europa. Independentemente das vicissitudes que cada jogo tem, é uma VERGONHA que o Benfica seja eliminado em dois jogos por uma equipa como o Braga e que deixe escapar desta maneira a ida a uma final europeia, onde já não mete os pés há 21 anos.

Com um árbitro estrangeiro, que amarelou o Sílvio logo aos 2’, custa a acreditar que não tenhamos tido equipa para ultrapassar o Braga. Sofremos o golo aos 18’, num canto em que o Jardel vê o Custódio a saltar à sua frente sem reagir. Erro crasso e muito difícil de entender. Mas isto foi aos 18’! Ou seja, tínhamos 72’ para marcar um golo! E o que revelámos foi uma inoperância total, uma tristeza a jogar à bola, uma incapacidade de lutar contra a adversidade que só nos pode envergonhar como benfiquistas. Sim, lutámos, mas não o suficiente. Sim, atirámos uma bola ao poste e criámos outras situações que o guarda-redes adversário, Artur, defendeu e bem. Mas nunca demos a sensação que íamos comer a relva, se necessário fosse (e era!), para atingir a final. E isso não se compreende. Era a porra de uma final europeia!

A equipa não superou o facto de estar em desvantagem e custa a acreditar como não estava mentalmente (e fisicamente) preparada para isso. Andamos a poupar jogadores no campeonato há quase um mês para a equipa apresentar estes paupérrimos índices físicos?! Aqui está outra coisa que eu gostaria muito de ver explicada...

Em termos individuais, o Coentrão e o Luisão foram dos poucos que lutaram contra a adversidade. Também não desgostei do Cardozo, que ganhou bolas de cabeça, lutou, mas acabou por não ter nenhuma oportunidade de rematar com perigo à baliza (excepção ao livre muito por cima). Claro que o Aimar fez imensa falta, já que o Carlos Martins não tem estofo para saber o que deve fazer à bola nas diferentes situações de jogo. Confesso que, a partir do amarelo ao Maxi aos 59' que o tiraria da final, perdi logo aí as esperanças de uma possível conquista da Liga Europa, porque não nos estava a ver ganhar ao CRAC com o Luís Filipe ou Airton a lateral-direito. E esse amarelo, perfeitamente escusado, denuncia muito do estado de espírito dos jogadores do Benfica. Um grande incapacidade de inverter o rumo negativo das coisas e a consequente perda da cabeça.

A época foi negra, a conquista da Taça da Liga não mascara absolutamente nada e a frustração de termos perdido o acesso a duas finais da maneira que perdemos é algo que nunca mais me vou esquecer. Um verdadeiro pesadelo!

1 comentário:

a disse...

temos de lutar contra tudo e contra todos ..

vamos ser mais fortes !

sairemos muito mais fortes para o ano sei que e dificil mas fe em DEUS e temos de lutar ..

o mundo esta contra o Benfica MAS OS DIAS VÃO NOS DAR RAZÃO da nossa força....