origem

sexta-feira, março 18, 2011

Sorteio da Liga Europa

Iremos defrontar o PSV Eindhoven nos quartos-de-final da Euroliga, com o jogo da 1ª mão a ser disputado pela terceira vez consecutiva na Luz. O PSV está em 1º lugar do campeonato holandês, mas teremos uma grande oportunidade para nos vingarmos da final perdida em 1988. Apesar de nos termos dado bem até agora com a 2ª mão disputada no terreno do adversário, a única coisa que eu alteraria era a ordem dos jogos, já que a 1ª mão disputar-se-á apenas quatro dias depois de recebermos o CRAC para o campeonato. E estarmos a assumir as despesas de duas partidas em casa, que se prevêem intensas, com tão pouco tempo de intervalo, era algo que evitaria se eu pudesse. De qualquer modo, espero que desta vez não consintamos golos caseiros ao adversário…

Mas dado que as equipas mais credenciadas eram o CRAC e o Villarreal que não só não nos calharam agora, como também não as defrontaremos numas possíveis meias-finais, fiquei contente com o sorteio. Se (e convém por agora só pensarmos em eliminar o PSV) passarmos, iremos jogar contra o vencedor do Braga – Dínamo Kiev. Teoricamente bastante mais favorável que um Liverpool – Manchester City… E aqui, sim, gostei inclusive da ordem dos jogos, já que teremos a 2ª mão na Luz.

Eu, que sou um pessimista por natureza, tenho que dizer o seguinte: temos uma oportunidade muito grande de voltarmos a uma final europeia. Sim, claro, temos que pensar jogo a jogo e por enquanto ainda faltam (esperemos bem) quatro, mas no ranking da Uefa só o CRAC está acima de nós. Acredito que o plantel e equipa técnica estejam todos concentrados nisto e se lembrem que o sorteio da Champions também poderia ter sido teoricamente muito pior, estávamos no pote 2 e depois aconteceu o que aconteceu. Pelo que fizeram no ano passado, a equipa técnica e os jogadores já entraram na história do Benfica. Este ano têm hipótese de acrescentar mais um capítulo, com a pequena diferença que um capítulo destes não é escrito há quase 50 anos…

FORÇA BENFICA!!!

P.S. – E é aconselhável fazer muitos treinos de conjuntos com a equipa que defrontou o Portimonense. Sem o descanso dos titulares, tenho grandes dúvidas que tivéssemos eliminado o PSG. Por mim, o último jogo que os titulares fariam para o campeonato seria contra o CRAC… (Até porque me lembro sempre do que aconteceu ao Diamantino na véspera da final de Estugarda…)


* Publicado em simultâneo com a Tertúlia Benfiquista.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá, concordo com a poupança aos titulares. Até porque precisamos dar vazão aos nossos reservas, eles podem ser importantes nos outros jogos, vide os golos de Jara.
Visite meu blog:
foradaarea.wordpress.com

EAGLEHEART disse...

esta euforia com o sorteio da liga europa é realmente daqueles tipos de comentários que metem nojo e me irritam profundamente e o pior é que parece que toda a gente, adeptos, jogadores e até técnicos alinham pelo mesmo diapasão. podemos vencer a liga europa? podemos sim, temos equipa para isso? claro que sim, agora não irá ser a jogar da mesma forma que o fizemos contra o PSG que a venceremos de certeza. os grandes titulos exceptuando os cabrões dos corruptos aqui do Porto, ganham-se com muita humildade. o PSV é um excelente adversário e realmente é intimidante os 90 e tal golos marcados só nesta época. cuidado com as euforias, é que depois já sabem somos logo alvo de chacotas por causa desses comentários patéticos.

S.L.B. disse...

Eagleheart: se confundes contentamento com o sorteio com euforia, não posso fazer nada... Eu não disse em lado nenhum que VAMOS ou que TEMOS que ganhar a Liga Europa. "Uma oportunidade muito grande" de voltar a uma final é apenas isso mesmo. Não só o PSV é mais fraco que o Liverpool do ano passado, como (infelizmente) já não temos o campeonato com que nos preocupar. Mas inferir daqui que vão ser favas contadas vai uma grande distância...

EAGLEHEART disse...

S.L.B. eu não disse que foste tu que entraste e comentaste as tais euforias, eu falei e aproveitei o teu post para constatar aquilo que até já foi feito por alguns dos jogadores do glorioso, excesso de euforia em conquistar a liga europa. tambem sou um pessimista, não de nascença mas sim porque ao longo de tantos anos a entrar nestas estupidas euforias, já aprendi a esperar, a acreditar e ao mesmo tempo a acreditar tambem, porque sei perfeitamente o valor da nossa equipa.

S.L.B. disse...

Pela maneira como comentaste, pareceu que foi dirigido a mim. Ainda bem que esclareceste.

EAGLEHEART disse...

claro que não foi dirigido a ti, até porque te admiro imenso e gosto imenso do teu blog. abraço e desculpa lá o mal entendido.

S.L.B. disse...

Obrigado, Eagleheart, mas apesar de gostares do blog, poderias discordar de algumas coisas que eu escrevo. Nothing wrong with that! :-) O meu comentário foi só no sentido de esclarecer que eu não fiquei eufórico com o sorteio. Caso tivesse ficado e tu tivesses criticado, é óbvio que não haveria problema nenhum. Abraço.