origem

segunda-feira, agosto 16, 2010

Reforços, já!

Perdemos com a Académica na 1ª jornada (1-2) e começámos da pior maneira a defesa do título. Não demos continuação às boas exibições que já fizemos na pré-época e averbámos a terceira derrota consecutiva. Não se trata de pôr tudo em causa, obviamente, mas deveremos reflectir e agir rapidamente, já que o fecho das inscrições é daqui por 15 dias e é mais que visível que precisamos de reforços.

A 1ª parte foi muito fraca e inédita desde que o Jesus é treinador do Benfica. Apresentámo-nos muito lentos, sem imaginação e criámos muito poucas situações de golo. Aquela intensidade que era uma imagem de marca do ano passado foi apenas uma miragem. O maior problema foi a falta de velocidade no último terço do campo e, se é certo que é difícil substituir o Di María e o Ramires, não é obviamente com o César Peixoto a extremo que vamos lá. Bem vistas as coisas, jogámos com quatro potenciais laterais (Maxi, Amorim, Coentrão e Peixoto) nas alas, o que diz bem da necessidade de reforços que temos. A Académica marcou aos 26’ num inacreditável erro de marcação do Sidnei num livre para a área e em que o Roberto ficou a meio da viagem: nem saiu, nem ficou entre os postes e sofreu o golo de pé. Até ao intervalo, não conseguimos fazer nada de relevante.

Na 2ª parte, voltámos a jogar com 11, já que o César Peixoto deu o lugar ao Jara e melhorámos um pouco. Com mais querer e vontade do que discernimento, mas conseguimos aumentar a pressão sobre o adversário, beneficiando igualmente da expulsão (justa) por dois amarelos do Addy (coitado, certamente julgava que ainda estava no CRAC e podia dar duas pantufadas sem ver os respectivos amarelos). Conseguimos o empate numa boa assistência do Coentrão para o Jara aos 62’ e sinceramente julguei que a vitória não nos escaparia, já que ainda faltavam quase 30’ para o fim do jogo. No entanto, e ao contrário do que esperava, não conseguimos criar assim tantas oportunidades de golo e o tempo ia passando, sem que nós nos colocássemos em vantagem. Já no tempo de compensação, aconteceu o impensável: um golo quase de meio-campo da Académica, num lance em que o Laionel tomou partido do adiantamento do Roberto. Parecia mentira, mas passado mais de um ano voltávamos a perder em casa para o campeonato e com o mesmo adversário da última vez.

Individualmente, os menos maus foram o Fábio Coentrão e o Maxi Pereira. A entrada do Jara na 2ª parte foi importante, porque mexeu com a equipa. Dos restantes, mais ninguém se destacou pela positiva, sendo que o César Peixoto fez a pior exibição individual de um jogador que me lembro de ver em muito tempo. O Roberto continua a não me convencer nada e, lamento muito ter que dizer isto, mas não está isento de culpas nos golos: no primeiro, a maior responsabilidade é do Sidnei, mas ele não pode ficar a meio da viagem e, no segundo, um remate daquela distância só pode ser vitorioso se o guarda-redes não estiver entre os postes. Falando no Sidnei, voltou a estar ligado a um golo sofrido por nós e só espero que o Luisão já esteja disponível para a semana.

Quando se substitui dois jogadores que foram vendidos por outros dois que já estavam no plantel, é lógico concluir que a equipa ficou mais fraca. É U-R-G-E-N-T-E arranjar alguém para o lugar do Di María e do Ramires. Precisamos de velocidade nas alas para criar desequilíbrios principalmente perante equipas mais fechadas e cada vez percebo menos a dispensa do Urreta. Não me venham dizer que o César Peixoto é melhor que ele… Veremos o que nos trará o mercado até fechar, mas espero que esta derrota consciencialize de vez os responsáveis do Benfica que é mesmo necessário reforçar a equipa com mais dois jogadores. Senão, ou muito me engano, ou não teremos muitas alegrias este ano.

11 comentários:

Rui disse...

o sidnei está nos 2 golos e falhou´, só na 1ª parte, pelo menos 10 passes... alguns de calafrio...

e a culpa é do peixoto??? ele não jogou uma beata, mas daí a ser o pior em campo...

já agora não considero o 2º golo chapeu, o roberto está na pequena área. o gajo bem opde estar ali seis meses a chutar À baliza que não mete outra...

DarthVader disse...

NAO PONDO DE LADO O QUE JA FEZ DE BOM NO CLUBE, ESTE INICIO DE EPOCA TEM UM GRANDE CULPADO...LUIS FELIPE VIEIRA! ESTAO OS JOGADORES INTRANQUILOS E DESMORALIZADOS? ESTA JORGE JESUS AMORFO E CABISBAIXO? PK SERA? FALTA DA TAL PREPARAÇÃO DE ÉPOCA COM TEMPO COMO ATE FOI PROPAGANDEADO PELO PRESIDENTE, FALTA DE SOLUÇOES PARA AS VENDAS, K SO AGR COMEÇAM A SER EQUACIONADAS DEPOIS DO LEITE DERRAMADO...POLITICA DE CONTRATAÇÕES DURANTE O DEFESO RUINOSA, ROBERTO, BALURDIO, SO TRAS INTRANQUILIDADE, RODRIGO, BALURDIO, NEM SE SABE SE FICA NA EQUIPA E JOGA NUMA POSIÇÃO K NEM É DAS K MAIS FAZEM FALTA...RUI COSTA PENDURADO NO CACIFO...JA CUMPRIU O SEU DEVER CERTO? AJUDAR NA REELEIÇÃO...JESUS ULTRAPASSADO PELOS INTERESSES DO PRESIDENTE, EMPRESARIOS E CONCORDATAS COM OUTROS CLUBES...NAO HA DE ANDAR TD A GENTE DESMORALIZADA E REVOLTADA...DEPOIS ACONTECE ISTO...COMO DISSE O GERAÇÃO E BEM, O K O JESUS FEZ NA SUPERTAÇA, ERRO OU PROPOSITADO???

DEIXO AKI UM APELO AO NOSSO PRESIDENTE...DEIXE DE MEXER COM O FUTEBOL! DEIXE TRABALHAR KEM SABE! JA TIVEMOS EPOCAS A MAIS COM A SEU DEDO NAS CONTRATAÇOES E HIERARQUIAS IMPINGIDAS K SO DERAM FIASCOS! DEIXE DE LADO O SEU EGO, SO A TENTAR SER O CENTRO DAS ATENÇOES, KUAL ARBITROS PORTUGUESES EM ALGUNS JOGOS...MEXA COM O K SABE, NEGOCIOS, FINANÇAS, MARKETING, AGR FUTEBOL NAO!

ESPERO K FAÇA ISTO, NAO POR SI, MAS PELOS SOCIOS, ADEPTOS E CLUBE COMO INSTITUIÇÃO...NAO POR ME FAZER O FAVOR A MIM...FAÇA-O A TEMPO DE NAO PERDERMOS MAIS DA FORÇA K TEMOS AGLUTINADO NO FUTEBOL PORTUGUES, A MISTICA, A GRANDEZA, NAO A GRANDEZA AMORFA, MAS A GRANDEZA DE ESPIRITO! ACORDE POR NOS E META O BENFICA NO DEVIDO LUGAR! A VENCER!

Anónimo disse...

Estimado SLB

Tive a oportunidade de ver o jogo na Sportv brasil, que este ano comprou os direitos do campeonato portugues, e compartilho os comentarios que eles fizeram. 1º golo da academica - falha colectiva da defesa, em especial do zagueiro, sem culpas para o goleiro. Expulsão de Addy - devia ser vermelho directo. Falta sobre o Javi na area - penalty por marcar. 2º golo da Academica - não culpam o goleiro.

Aqui entre nós o Roberto é inocente, mas não foi por isso que foi contratado. As laterais são os segredos da nossa dinamica ofensiva, se não funcionam nada funciona. Aimar não anda a jogar nada. E para terminar contratem o Wesley e ponto final....

Aquele Abraço,

HD

guitar disse...

Ao fim de muito tempo decidi voltar ao teu blog, porque este momento do Glorioso assim o exige.
Estou totalmente de acordo com o comentário do Rui. O Sidnei foi um desastre! Culpas no 1º golo? Então e o 2º? Deixa o adversário rematar? Não coloca o corpo à frente? Claro que o Roberto está um pouco mais à frente do que devia, mas nenhum GR do mundo ia buscar aquela bola. E, como foi dito, podes repetir 1000 vezes a jogada que não volta a fazer aquilo. Esse foi o momento de sorte da Académica no jogo. Porque tudo o resto foi muito mauzinho da nossa parte e quase sempre bem da parte deles.
A equipa está diferente, principalmente porque não tem velocidade, não tem transportadores de jogo, não consegue fazer transições rápidas. Só o Fábio.
Eu acho que grande parte do problema vai muito para além do Ramires e do DiMaria. Infelizmente.
O problema é que a insegurança que o Roberto cria na defesa impede uma pressão mais contínua da equipa, põe os defesas em sobressalto. Mesmo quando defende razoavelmente como foi o caso ontem. No 1º golo é meio culpado (ou mais que meio, porque a defender como nós fazemos, em linha, a pequena área tem que ser sempre do GR), mas de resto...
Já falei do Sidnei horrível, o César igual (fez marcação cerrada ao Fábio na 1ª parte), Aimar e Cardozo quase inexistentes, Maxi uma sombra, Ruben sem rotina (agora) de extremo. Depois, o Luisão é essencial. Sem ele, o D Luiz joga sobre brasas, tem que ter um olho no burro, outro no cigano, isto é, cobrir o César e o Sidnei, que são lentos. Por isso não sobe e está enervado.
Os reforços que vierem têm que ser rápidos. Velocidade (ou falta dela) é o que faz diferença este ano. Parece a equipa de há 2-3 anos. Mastiga o jogo, para o lado e para trás. Na época passada era sempre para a frente.
A verdade é que contra o Marítimo no ano passado, apesar do empate, isso sim foi um massacre. Uma dúzia de golos feitos perdidos, uma exibição do redes do outro mundo. Ontem, zero contra 11 e 1 ou 2 oportunidades contra 10. Muito pouco.
Portanto, ou isto evolui depressa para mais dinâmica, ou arriscamos a que o desânimo tome conta dos jogadores. Se não ganharmos na Madeira vai ser uma chatice.
Não gostei do discurso do Jesus. Se tem jogadores com pouco treino e preparação atrasada e com viagens (tudo verdade) porque os pôs a jogar? Porquê o Maxi e o Carlos Martins no banco? Onde está a alternativa ao Cardozo (azar o Kardec estar lesionado)?
Também gostava de saber melhor o que se passa no balneário. Acho que se fala demais em dinheiro, contratos, transferências. Tudo quer ir para o Real Madrid, Chelsea, Inter, Barcelona, etc
E, por fim, não quero sequer falar dos possíveis 2 ou 3 penalties não assinalados (que poderão ter sido e que noutro campo penso que seriam mesmo marcados), porque isso era tapar o sol com uma peneira. No ano passado, ninguém nos parava, com ou sem penalties. Abraço

Anónimo disse...

É U-R-G-E-N-T-E é que os jogadores voltem a jogar com a mesma garra, alegria e vontade do passado, e que o JJ volte a ser interventivo, exigente e perspicaz como quando cá chegou!
Isso é que é U-R-G-E-N-T-E!

E, já agora, que deixemos de nos justificar com justificações cada vez mais esfarrapadas. Ora é o Di Maria e o Ramires, ora é o Roberto, ora é o Urreta que não devia ter ido, ou o Haliche que devia ter vindo, ou o Cosme que não marcou "quinge" penalties...

No tempo do Eusébio já os árbitros eram gatunos (e não estavam só a soldo do CRAC; também os lagartos e os pastéis eram muito bem relacionados!...) e nós sempre ganhámos.
Poque jogávamos mais e falávamos menos. Porque éramos os primeiros a exigir respeito aos nossos e a puxar-lhes as orelhas, se fosse preciso. Porque éramos, verdadeiramente, um clube lutador, ambicioso e verdadeiramente insaciável.

Pedro disse...

Se a razão da derrota com a Académica for a ausência de dois jogadores q foram vendidos então estamos muito mal. Muito mal mesmo.

O problema não tem nada a ver com jogadores, tem, mais uma vez, a ver com a intromissão de Vieira em algo que definitivamente não sabe fazer (ou então sabe muito bem mas não quero entrar por aí...).

Artur Hermenegildo disse...

Pergunta: É impressão minha, ou o título de Campeão fez LFV "sair da toca" outra vez, e Rui Costa está a perder protagonismo?

Artur Hermenegildo disse...

A questão do extremo "tipo Di Maria".

Jesus sempre disse que o substituto de Di Maria é Gaitán. Espero bem que seja, porque independentemente de ser um jogador com outras caracterísiticas, e de por isso mesmo até trazer outras valias à equipa, faz-me espécie que tivéssemos dadao 8,4M€ por um jogador para não ser primeira opção.

Acredito portanto que o desejo por um extremo é para ser este a ir para o banco e ser opção em determinados jogos onde seja preciso alargar a frente de ataque (podendo Gaitán ir mais para o meio) ou para alinhar quando Gaitán esteja impedido.

A ser verdade a segunda hipótese, cada vez percebo menos a dispnesa de Urreta (sem querer estar sempre a falar do mesmo).

Se for verdade a primeira hipótese (nov extremo para ser titular em detrimento de Gaitán), deito as mão à cabeça... Mas creio que não.

Artur Hermenegildo disse...

A questão do "médio tipo-Ramires"

Esta para mim é grave. A saída de Ramires era uma possibilidade forte, até porque não dependia só da nossa vontade. Era um jogador importantíssimo - Jesus disse mesmo que não estava preparado paraperder Ramires.

Pois mesmo assim é agora perfeitamente evidente que não havia um plano de substituição do jogador, e, pior do que isso, agora, ao que diz o presidente, nem há dinheir para ir buscar um jogador de primeiro plano para essa posição.

Mas desculpem lá, sendo o nosso dinheiro limitado, não teria sido possível poupar em alguma das outras contratações (não trazer Rodrigo, ou comprar um GR mais barato, por exemplo), e acautelar esta necessidade de compra que é prioritária? (e isto independentemente do valor dos jogadores em causa; mas quando não se pode comprar tudo, há que ir por prioridades, acho eu).

Dias Pereira disse...

Desculpem ser um comentário off-topic, mas gostaria de vos convidar a visitar o meu recente blog:

http://diariodebenfiquista.blogspot.com

Jota disse...

Não entendo como é que Gaitan pode ser o substituto natural de Di Maria quando ele próprio disse que se está a habituar a uma nova posição no terreno, já que na Argentina jogava por regra no meio.
Incompreensivel é também o empréstimo de Urreta. Mas isto é uma questão antiga e não pretendo repisá-la.

No caso de Ramires, a actuação do SLB é ainda mais displicente. Porque se falava na sua saída desde o fim do campeonato, porque ele jogando pela selecção brasileira teria hipóteses de se mostrar no Campeonato do Mundo e, talvez ainda mais importante, porque a sua saída não dependia exclusivamente de nós.
E o que fizémos nós? Nada!
Acho isto impressionante.
Ainda que agora tenhamos conseguido o empréstimo de Sálvio, é um jogador completamente diferente, do género de um Di Maria, mas na direita. E Ramires notabilizou-se pela sua inteligência no que diz respeito à ocupação do terreno, e na segurança que adicionava ao nosso meio campo.

Em suma, não entendo a política de contratações que fizémos. Reforçámos o ataque (talvez até em demasia), mas não cuidámos de resolver as saídas de jogadores nucleares no meio campo, para além de no que diz respeito à defesa continuarmos altamente dependentes das primeiras escolhas.
E Roberto continua bastante aquém do esperado para um guarda-redes tão dispendioso.
Sidnei tem falhado em toda a linha e César Peixoto tem continuado a demonstrar a sua evidente falta de capacidade física e técnica para jogar num grande clube como o nosso.