origem

domingo, julho 22, 2007

Longa foi a espera

Quase dois meses depois tivemos o privilégio de ver o Glorioso jogar outra vez. Até que enfim! Empatámos na Roménia com o Cluj (2-2), mas a principal notícia é se confirmou que contratámos um GRANDE ponta-de-lança. Eu sei que um jogo bom todos os jogadores têm (e um mau também), mas, tal como disse aqui logo na estreia de um jogador que nos deixou saudades, este não engana. É MESMO bom! Marcou um golão e fez mais (pelo menos) quatro remates à baliza dos quais só um passou por cima da barra. Para além disso, tem um óptimo toque de bola, ganha muitas bolas de cabeça no ataque e quando a recebe de costas para a baliza o seu pensamento é logo virar-se para rematar (o que fez pelo menos duas vezes). Enfim, foi desta que acertámos na mouche. Má sorte daqueles que embandeiraram em arco com a sua actuação no 1º jogo do Paraguai na Copa América...

A equipa foi a esperada, com as ausências por diferentes motivos de indiscutíveis como o Léo, Nélson, Petit e Nuno Gomes, às quais se juntou o Nuno Assis. O Zoro actuou a lateral-direito, o Miguelito a esquerdo e a dupla de sul-americanos formou o ataque. Outro grande destaque tem que ir para o Manuel Fernandes, que voltou de Inglaterra ainda melhor jogador do que era antes. Vai ser inquestionavelmente um dos indiscutíveis no meio-campo. Está muito mais possante, mais confiante e com maior participação no jogo ofensivo da equipa. O Simão e o Rui Costa não sabem jogar mal, mas ainda podem fazer melhor, se bem que o nº 10 tenha marcado um bom golo. O David Luiz parece igualmente em boa forma, ao contrário do Luisão, se bem que este tenha feito o primeiro jogo desde Março(!), o que torna compreensível esta não tão boa actuação. Na 2ª parte, gostei igualmente do Fábio Coentrão, que se mantiver a cabeça no lugar pode ser um caso sério, e do Romeu Ribeiro que entrou muito bem para o meio-campo. A rever e com o benefício da dúvida estão o Bergessio e o Zoro. O primeiro esteve muito discreto, apesar de um ou dois bons toques, enquanto o segundo já se percebeu que não é lateral-direito, tornando muito urgente a contratação de alguém para dar luta ao Nélson. Quanto ao Stretenovic não acho igualmente que seja hipótese para lateral-direito. Alcides já tivemos um nessa posição e já bastou. Restará vê-lo a central, mas confesso que não fiquei muito entusiasmado com o que vi.

Não gostei do Katsouranis (muito lento e com culpas no primeiro golo deles, já que não acompanhou o adversário que ficou livre à entrada da área para o remate), do Miguelito (grandes dificuldades para marcar o Semedo) e do Butt (que, apesar de ter feito uma boa defesa no final, sofreu um golo “à Moretto”). Os restantes jogadores estiveram a um nível mediano, o que se entende dado que estamos no início da época.

Todos os quatro golos aconteceram na 2ª parte, mas na 1ª o Cluj esteve melhor que nós. Falhámos alguns passes fáceis que hipotecaram possíveis contra-ataques e estivemos algo lentos na transição para o ataque. Na 2ª melhorámos (a que não é alheio a melhoria que teve igualmente o Rui Costa) e passámos a mandar no jogo. Foi pena a falha do Butt, já que estou convencido que sem ela o resultado teria sido 2-1 a nosso favor. O que parece inegável é que temos um plantel com bastantes mais soluções do que no ano passado, queira o Fernando Santos dar oportunidades a todos. Basta só ver a lista dos que não actuaram nesta partida. Pode ter sido só do entusiasmo de ver o Benfica outra vez, mas acho que já estamos a um nível aceitável para primeiro jogo da época e com o 3º classificado da 1ª Divisão romena. Agora o que não tenho dúvidas é que o Cardozo foi uma GRANDE aquisição!

5 comentários:

GR1904 disse...

Eu pensava que todos já tinham percebido, tanto pelo campeonato italiano como pela selecçao da Costa do Marfim, que o Zoro não era defesa direito, não era preciso pô-lo nessa posição um jogo para chegar a essa conclusão.

Idem aspas para o Stretenovic. Não presicamos de defesas centrais, temos quatro e mesmo o sérvio me pareceu alguém que merece ficar na equipa.

O que falta? Claramente um defesa-direito.

E, já agora insisto, um treinador.

dezazucr disse...

Quería ter visto o Zoro e o Stretenovic a centrais, pois a laterais parecem-me pouco melhor que péssimos. Pior mesmo (não só pela exibição mas mais pela desilusão) só o Miguelito que jogando na sua posição raramente conseguiu ganhar bolas ao Semedo, que fez gato e sapato dele.

Gostei do Cardozo, do Rui, como sempre (normalmente não me surpreende) e muito do Manuel Fernandes, com a mesma garra, mas mais apoiante em termos atacantes.

O Coentrão pareceu-me demasiado inconsequente e ligeiramente trapalhão, mas provavelmente sou eu a exigir de mais do rapaz.

Mau mesmo foi o facto de continuarmos muito fracos defensivamente: 2 golos sofridos e fases em que a defesa se via às aranhas com os ataques do Cluij. A melhorar.

T-Rex disse...

Estou (qause) de acordo com o dezazucr! ;)
Zoro e (especialmente) Sretenovic parecem-me pouco mais que fracos.
Espero que não se demonstre mais um Simanic ou um Dudic...
Zoro a rever e bons apontamentos de Coentrão e Cardozo.
LFV diz que ainda vêm 2 reforços...

Um abraço.

Vedeta ou Marreta ?

Anónimo disse...

Ta tudo a anhar? Entao dizem q zoro e o stretenovic sao pouco mais que fracos tendo ambos jogado a lateral direito, posiçao q n é a deles? Tenham algum tino nas analises que fazem, no minimo...

Anónimo disse...

Foi só o 1º jogo, as cargas físicas sofridas ao longo dos treinos condicionaram, o entrosamento dos recém chegados ainda não está afinado, no entanto aqui vai as minhas primeiras impressões:
Butt – Espero que aquele erro não tenha passado de uma excepção.
Zorro – Desilusão, para quem vem do futebol Italiano esperava melhor recepção, e mais segurança na protecção da bola, fraco no passe. Espero que tenha sido apenas um mau jogo.
Sretenovic – Um pouco melhor que Zorro. Não impressionou.
M.Fernandes – Titular, bom entendimento com Rui Costa, deve fazer o vértice esquerdo.
Coentrão – Gostei, no entanto ainda tem muito que aprender com o Simão.
Bergessio – Falta de entrosamento, nota-se que é lutador, tem uma boa recepção e é certinho no passe.
Cardozo – Boa recepção, imponência, excelente rotação e notável pé esquerdo.

Gostava de ver esta equipa a jogar:

Quim
Nelson
Luisão
David Luiz
Léo
Petit
Katsouranis
Manuel Fernandes
Rui Costa
Simão
Cardozo

Nota: Dabao vai ter as mesmas oportunidades de jogar que o Mantorras a época passada, os últimos 5 minutos e não será sempre. Espero que esteja enganado.