origem

quarta-feira, agosto 09, 2006

Não perdemos

O empate 1-1 na casa do Áustria de Viena permite-nos estar em vantagem para finalmente passarmos uma pré-eliminatória e entrarmos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa exibição bastante melhor que as três últimas, deu para perceber que se estivéssemos com confiança teríamos decidido já a eliminatória. Regressámos ao sistema de jogo que nos últimos três anos nos deu um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, ou seja o 4-2-3-1, e as melhorias foram visíveis. Defendemos bastante bem e mesmo com grandes hiatos pelo meio conseguimos algumas boas jogadas de ataque.

O jogo começou bem, porque marcámos relativamente cedo, na melhor jogada do desafio em que a bola começa nos pés do maestro e passa sempre ao primeiro toque pelo Katsouranis, Petit e Paulo Jorge até chegar ao calcanhar do Nuno Gomes que a mete na baliza, se bem que ela ainda tenha tabelado ligeiramente num defesa. Pensei que poderíamos embalar para uma boa exibição e um resultado dissipador de quaisquer dúvidas, porque o Áustria de Viena revelou-se muito fraco e nós tínhamos a tranquilidade da vantagem no marcador. No entanto, os fantasmas dos últimos jogos ainda estão bem presentes nos jogadores e a primeira parte foi muito pobre. Num lance de bola parada, o Áustria chegou ao empate através de um remate fora da área, mas tirando este lance não criou mais nenhum perigo. Na segunda parte melhorámos bastante e tivemos mais posse de bola. Construímos pelo menos três oportunidades de golo (Petit, Nuno Gomes e Marco Ferreira), mas finalmente deixámos de ter 100% de eficácia.

Em termos individuais, destacaram-se o Nuno Gomes, pelo golo que marcou e porque esteve quase a marcar outro (afinal, o que se pede a um ponta-de-lança), e a defesa na sua globalidade (Quim incluído), já que não deixou o adversário criar perigo. O Rui Costa também esteve bem, nomeadamente na abertura que fez para o falhanço do Nuno Gomes. Os alas (Manú e Paulo Jorge) estiveram muito em jogo e não raras vezes conseguiram bater os jogadores contrários. Além disso, pelo que parece, ambos sabem centrar bem. Quanto às opções do treinador, não percebi porque é que o Manú foi substituído pelo Marco Ferreira, quando o Paulo Jorge já tinha um amarelo, e porque é que o Karagounis foi excluído do banco, a favor do Diego e Beto… De realçar que entrámos em campo com oito portugueses no onze (Quim, Nélson, Ricardo Rocha, Petit, Rui Costa, Manú, Paulo Jorge e Nuno Gomes), que é precisamente a quantidade que tínhamos na equipa titular quando fomos campeões. Pode ser só coincidência, mas continuo a pensar que os jogadores nacionais acabam por sentir mais a camisola e mostrar isso em campo, correndo mais, do que alguns da escola de samba que lá temos. Felizmente um deles, o Manduca, já foi despachado, agora só falta o Marcel e o Moretto. Aliás, só por ter colocado o Moretto fora dos convocados, o Fernando Santos já subiu vários pontos na minha consideração.

Daqui a duas semanas teremos o jogo da segunda mão e esperemos que nessa altura já estejamos com os níveis de confiança mais altos. Mas não esqueçamos que este Áustria é bastante mais fraco que os nossos três últimos adversários, pelo que não se podem tirar muitas conclusões deste jogo. E, já agora, que contratemos rapidamente mais um defesa-esquerdo para que, quando o Léo esteja lesionado como é o caso agora, não tenhamos o suplício de ver o Ricardo Rocha a tentar colocar uma boa jogável na frente e a não conseguir… Seis defesas no plantel para uma época tão longa?!


P.S. - A minha homenagem ao Jorge de Brito, que faleceu há poucos dias. Foi através dele que nós pudemos ver muitos grandes jogadores com a camisola do Glorioso, para além de ter contribuído generosamente para muitas infraestruturas do nosso clube. Teve azar de ser presidente numa das alturas mais conturbadas da história do Benfica, mas foi a direcção dele que construiu o plantel campeão de 1993/94.

10 comentários:

tma disse...

S.L.B., espero que as tuas férias estejam a ser boas!
Diria que o jogo de ontem não deve ter contribuido para serem melhores ainda (assumindo que estão a ser boas...), mas pelo menos também não contribui para serem piores :-)
Já agora, gostaria de realçar um aspecto que mencionaste: jogámos de início com 8 portugueses. Foi também com 8 portugueses na equipa base que nos tornámos campeões pela última vez.
De resto, e apesar de se notarem melhorias, dá por vezes a sensação que a bola ainda "queima" nos pés dos nossos jogadores. Uma vitória ontem teria servido para tranquilizar a equipa. Mas agora há que ter alguma paciência, que os jogadores também precisam de sentir alguma tranquilidade.
A eliminatória ainda não está ganha, mas acho dificilmente nos fugirá.

Bom resto de férias!

AvôBabado disse...

Bom resto de férias.
Na generalidade de acordo com os teus comentários, penso contudo, que o FS escolheu mal o homem para a baliza.
Ainda ontem, o Quim continuou a mostrar ser mais fraco que o Moreira: só segurou uma bola e era uma bola fácil. De todas as outras, limitou-se a fazer o que sempre fez: socá-las, umas vezes para o lado (bem) outras vezes para a frente(mal).Logo aos 6 minutos,toca numa bola que ia fora e cede canto...
No golo, não está isento de culpas, pois acredito que não tenha visto a bola partir: a ser assim, como explicar que se tenha balanceado para a sua direita, quando a bola entrou na sua esquerda? Além de que não ia com muita força, não tabelou em ninguém, foi rematada de fora da área...
Penso que o Moreira é melhor g.r. pelo menos, segura bolas e não se limita a socá-las...
Mas também penso que temos a pasagem perfeitissimamente ao nosso alcance. Somos melhores em todos os aspectos.

Anónimo disse...

Antes de mais, gostaria de desejar umas excelentes férias ao S.L.B. e a todos os Benfiquistas.

Pois bem, o jogo de ontem não serviu para diminuir a minha preocupação. Acho que a exibição do nosso Clube foi fraquinha e que o mais positivo acabou por ser o resultado, que nos permite entrar com vantagem para o jogo da 2ª mão na Luz. Continuo a achar que não temos plantel a nível qualitativo que nos garanta sucessos para esta epoca, caso a venda do Simão se concretize. Não consigo perceber como é que vamos atacar uma epoca com apenas um lateral esquerdo de raiz. Mantenho a esperança que, ao contrario do que afirmou o Veiga, o plantel ainda nao se encontre fechado e que compremos o Miguelito ou outro jogador que nos dê algumas garantias. Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Quanto à polémica questão do guarda-redes, pessoalmente o meu preferido é o Moreira. Na minha opinião é o guarda-redes mais completo, que tem a simpatia generalizada dos sócios do nosso Clube e que nos transmite maior segurança, embora aceite também a opção do FS pelo Quim, que é um optimo guarda-redes.

Aliás, só pelo facto de ter colocado o Moreto como 3º guarda-redes, já é motivo mais que suficiente para o felicitar pela opção tomada. Não estou com isso a afirmar que o Moreto não é um bom guarda-redes, mas neste momento não tem a tranquilidade para poder estar a jogar e penso também que necessita adquirir alguma humildade para aceitar os seus erros. Força Quim e Moreira!!!!

MAD*MAX disse...

Do jogo aproveita-se o golo do Nuno...e ke golão!
Resta-me esperar ke melhoremos rapidamente e apresentemos um futebol ao nosso nivel!
A eleminatoria não esta perdida mas se eles marcão 1 golo na Luz,tudo se complica,mt embora me pareça ke a vitoria esta ao nosso alcance,mesmo com o futebol praticado ultimamente!
O Fernando Santos ainda vai dar mt's alegrias aos adeptos...
Digo eu...e espero eu!

Saudações desportivas
SLB 4EVER

Anónimo disse...

www.eusebiomais10.blogspot.com

Anónimo disse...

alguem me pode explicar se isto não é plagio da catedral: http://www.arsenal.com/article.asp?thisNav=The+Club&article=402516

dezazucr disse...

Terça feira há de ser melhor, Simão deve jogar.
1-0 basta

MAD*MAX disse...

Gostas de fotos?
E de apanhados da bola? Vê "cromos da bola" em...
http://bancadadirecta.blogspot.com

Boas ferias SLB!

Saudações desportivas
SLB 4EVER

Tiagojcs disse...

Hoje acaberemos com as duvidas e estaremos no lugar que nos compete !!!


http://catedraldapalavra.blogspot.com


Saudações gloriosas