origem

sábado, agosto 26, 2006

Fantochada

E pronto, atingimos o zénite da incompetência e confusão no futebol português. O “caso Mateus” dá nova reviravolta e agora já é o Gil Vicente que fica na I Liga e o Belenenses que desce à Liga de Honra, por causa da decisão de um Tribunal Administrativo, que suspendeu a resolução do Conselho de Justiça da FPF. Quer dizer, nós treinámos a semana toda a pensar que iríamos jogar contra o Belenenses e afinal quem iria aparecer no Domingo no Estádio da Luz era o Gil Vicente. Felizmente que o Leixões se meteu ao barulho, dizendo que ele é que deveria participar na I Liga porque foi o 3º classificado da Liga de Honra e os outros dois clubes eram despromovidos, e a acção que interpôs fez com que o Conselho de Justiça da FPF suspendesse os jogos destas três equipas neste fim-de-semana. Além disto tudo, o Gil Vicente foi suspenso de todas as provas pela FPF, porque senão a FIFA poderia punir severamente o futebol português já que o clube de Barcelos recorreu aos tribunais civis, o que é proibido pelos regulamentos da FIFA. É mesmo de um país de terceiro mundo! Três meses para resolver este caso e as decisões mais importantes acontecem todas no dia (!) do início dos campeonatos. E depois, quando o Luís Filipe Vieira vem dizer que é preciso uma grande mudança de mentalidades e pessoas no futebol português, praticamente nenhum dirigente de outro clube o apoia…

Resultado: vamos começar o campeonato mais tarde e sabe-se lá quando é que iremos ter o calendário em dia porque vem aí a Liga dos Campeões e não há muitas datas disponíveis. Isto seria um cenário péssimo para o Benfica se este adiamento não acabasse por vir a calhar graças às várias vicissitudes que têm assolado o nosso plantel. O Rui Costa, o Simão e o Miccoli estão lesionados e não poderiam jogar. Apesar de serem dados como aptos, o Nuno Gomes e o Petit não fazem treino livre desde o jogo com os austríacos, e o Léo não joga há 20 dias. Para agravar ainda mais a situação, o Paulo Jorge está castigado devido à expulsão frente ao Bordéus e o Miguelito também não poderia alinhar porque não foi inscrito a tempo. Ou seja, jogaríamos com uma equipa muito de recurso, pelo que ainda bem que a partida foi adiada.

Mas é melhor não dizer mais nada, porque os antibenfiquistas ainda vêm dizer que os jogos foram adiados para nos favorecer…

3 comentários:

Pedro Malaquias disse...

O mais engraçado é que, segundo o Record, os bilhetes continuam a ser vendidos no estádio. Eu tenho um bilhete oferecido pela data do meu aniversário, mais 5 bilhetes a baixo custo. Será que os devo ir levantar?

Enfim, que tristeza..

tma disse...

Relativamente a esta palhaçada toda do caso Mateus, os culpados são, quanto a mim, e por ordem cronológica:
- A liga, por fazer um regulamento que não está de acordo com as leis de trabalho (pelo menos é o que me parece, sendo eu completamente leigo na matéria...);
- Gil Vicente, por, em vez de apontar para a irregularidade do regulamento da liga, ter inscrito o Mateus, ainda que sabendo que as leis civis estavam do seu lado (ter-se-ia resolvido logo o problema) - ainda assim, reconheço-lhe razão (as leis desportivas não podem sobrepor-se às leis do país - independentemente da imposição da FIFA relativamente ao impossibilidade de recorrer aos tribunais civis);
- A liga, mais uma vez, por ter aceite a inscrição, apesar de irregulamentar;
- O Belenenses por só se ter lembrado no fim de reclamar (e em caso de despromoção do GV, nem sequer é o Belenenses a ter direito ao seu lugar, mas sim o Leixões...)
- A comissão disciplinar da FPF, por ter demorado uma eternidade a decidir (à portuguesa - deixaram para a última da hora...)
O Benfica tem mais a perder do que a ganhar (considerando as lesões de jogadores importantes), pois com os jogos da CL, o planeamento da época tem de ser rigoroso. O adiamento deste jogo obriga a alterar esses planos, que neste momento já contemplavam o facto de o Simão e o Miccoli estarem de fora...
Para quem fazia planos de ir ao jogo, sobretudo, para quem comprou bilhete, foi sem dúvida extremamente frustrante este "desfecho". Resultado: para mim, o começo da liga foi-me totalmente indiferente, é como se ainda não tivesse começado...

MBA disse...

Mas ainda não começou mesmo... Então se o Benfica não jogou...