origem

segunda-feira, abril 11, 2005

Injusto

A derrota com o Rio Ave foi a mais injusta do ano. Provavelmente a única que não merecíamos (se descontarmos a benquerença roubalheira). Depois de uma 1ª parte equilibrada, dominámos completamente na 2ª e na única ocasião de perigo que o Rio Ave teve sofremos o golo no último (!) minuto.

Todavia, há coisas que não compreendo: porque é que entrámos em jogo cheios de medo? A 1ª parte foi muito fraca e qualquer semelhança com o mesmo período do jogo com o Marítimo foi pura coincidência. A jogar praticamente em casa, com o estádio todo de vermelho, não percebo porque é que não entrámos para cima deles, a pressionar e a tentar construir uma vantagem segura, para não corrermos o risco de acontecer o que aconteceu. Mesmo assim, conseguimos criar uma excelente oportunidade que o Simão não deveria ter falhado. Na 2ª parte tivemos mais duas grandes chances de marcar que desperdiçámos. Na 1ª delas, o remate do Nuno Gomes foi muito fraco, mas se o Karadas se tivesse esticado teria chegado à bola. E na 2ª o Luisão falha inacreditavelmente de cabeça depois de o guarda-redes ter falhado a intercepção num canto. E no último minuto lá aconteceu o impensável. Depois de ter defendido durante a 2ª parte toda, num contra-ataque, em que o Petit não acompanhou convenientemente o extremo contrário e o João Pereira deixou o marcador do golo à vontade, o Rio Ave ganhou o jogo. Mas será que sou só eu a achar que foi um pouco frango do Quim? O remate é à queima, é certo, mas a bola vai para o centro da baliza e é o nosso guarda-redes que a coloca lá dentro! Voltamos à velha questão: não sei até que ponto o Moreira não o teria defendido.

E pronto, lá estamos com a vantagem reduzida para três pontos (as declarações do Trapattoni antes do jogo, quando disse que ganhou sempre os campeonatos com um ou dois pontos de vantagem, também não foram das mais felizes, para dizer o mínimo...). Espero que em termos psicológicos a equipa não se vá abaixo, porque acabámos por fazer um bom jogo, nomeadamente na 2ª parte, e não merecíamos de todo ser derrotados. Mas se entrarmos em campo com ganas de ganhar logo desde início é muito mais difícil sermos contrariados. Os próximos quatro jogos (Leiria e Belenenses em casa, Estoril e Penafiel fora) darão a resposta, temos obrigação de os vencer (especialmente tendo em conta os dois últimos jogos do campeonato - lagartos em casa e Boavista fora), mas se isso não acontecer, temo o pior.

Sem comentários: