origem

segunda-feira, outubro 11, 2021

Rescaldo Eleitoral 2021

Como era previsível, o Rui Costa ganhou as eleições no passado sábado, tornando-se assim no 34º presidente do nosso clube. No entanto, o grande vencedor é indiscutivelmente o Sport Lisboa e Benfica, dado que, com 40 085 votantes, batemos o recorde das eleições de 2020 (38 102) e a nível mundial aparentemente só o Barcelona teve umas eleições com maior participação do que esta. Impressionante! E revelador da grandeza do Glorioso. Claro que o facto de esta eleição ter sido a um sábado potenciou esta votação, porque já se sabia de antemão que a diferença entre os dois candidatos seria bastante superior à do ano passado. É uma ilação que eu espero que fique para o futuro: fazer sempre as eleições a um sábado.

A vitória do Rui Costa foi esmagadora com 84,48% dos votos (correspondente a 33 754 votantes), tendo o Francisco Benitez ficado com 12,24% (correspondente a 5043 votantes). Os votos brancos (1071) e nulos (217) é que mais que triplicaram em relação às eleições do ano passado (375 que só puderam ser brancos, por causa do voto electrónico), tendo sido na soma dos dois 3,28%. Como disse aqui, eu contribui para isso.
 
Com esta votação, a responsabilidade do Rui Costa, aliás, como o próprio disse na tomada de posse, aumenta bastante. Espero que ele mantenha o rumo que vinha a ser seguido em termos de resultados financeiros, inverta o que tem de ser invertido em termos desportivos (como fez neste último mercado de transferências, em que não houve comboios de jogadores a entrar e contratámos predominantemente internacionais A pelos seus países) e mude radicalmente em termos de postura (não, Sr. Luís Filipe Vieira, a "democracia a mais" NUNCA faz mal), política de comunicação (as eleições terem tido cobertura mediática nos órgãos de comunicação do clube e o regresso dos debates eleitorais foi um excelente começo, debate esse que, como se viu, foi bastante favorável ao incumbente) e relação com os sócios (o dono do clube seremos sempre todos nós, portanto não podemos ser vistos apenas como "clientes" e as AGs como uma maçada que se preferia que não houvesse). Se assim acontecer, o clube ficará a ganhar. Bastante.

5 comentários:

Socio slb nº 218219 disse...

Lá exigir tu sabes...pena é que nem votar, sendo esse o primeiro passo de qualquer Benfiquista exigente e comprometido com o clube o demonstraste saber! Mas votas em Branco e exiges o quê? O voto em Branco significa que não confias em nenhuma das listas e candidatos a Presidente. Logo os unicos que podem exigir o cumprimento de um mandato são quem quis ser parte da solução através do seu voto nomeadamente! Força Benfica. Força Rui Costa. Rumo ao futuro glorioso.

Nau disse...

Os benfiquistas, penso, não poderão nunca, nunca deixar de exigir o melhor para o SLB e de colocar a instituição à frente do nome de qualquer personalidade. Rui Costa é o presidente, vamos apoiá-lo na boa governança que exigimos para o nosso clube e criticá-lo se e quando tiver que ser - porque ninguém está acima do Benfica.
Temos de cobrar a Rui Costa o cumprimento das 10 prioridades da candidatura, assim com o abandono definitivo dos tiques e vícios do vieirismo.
Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Anónimo disse...

Boa tarde. Há neste texto uma confusão enorme, confunde percentagem de votos com número de votantes, uma vez não é um sócio um voto, não ficamos a saber distinguir se os 84,48% dos votos correspondem mesmo a 33754 votantes... ou serão votos?
Infelizmente existe muita iliterata de números em Portugal e jornalistas (e outras pessoas com públicações não jornalísticas) "ajudam à festa".
Como diz "Democracia a mais nunca faz mal"... Agora digo eu: Rigor e seriedade no que se afirma também não.
Obrigado pela atenção.
O voo da Águia é Glorioso

Islander disse...

É de muito baixo nível usar frases fora de contexto para atingir alguém e especialmente cobarde quando esse alguém está em baixo.

S.L.B. disse...

Socio slb nº 218219: 'exijo' que o Rui Costa se demarque de certas práticas do passado, faça uma gestão mais transparente e com mais democracia interna. É isso que eu 'exijo' para poder votar nele no futuro.

Anónimo: essa percentagem corresponde ao nº de votos que, como se sabe, varia consoante os anos de sócio do votante. Se fosse um voto por pessoa, o Rui Costa teria tido 84,21%. Eu sou sempre a favor do rigor, mas julgo que uma diferença de 0,27% não é assim tão grande certo...?

Islander: é sempre o problema do "fora do contexto" e das "dificuldades de expressão", mas o que é certo é que estivemos 21 anos sem ter debates eleitorais no nosso clube. Também foi culpa do "contexto"...?